Parte 4 - Perspectiva dos consumidores/da sociedade
Nos dois primeiros artigos, nós saímos do “De manhã ela faz tudo sempre igual” do Chico Buarque para o “Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo, tudo muda o tempo todo no mundo” do Lulu Santos. No terceiro, quarto e quinto artigos analisamos o que mudou nestes 50 anos na perspectiva das empresas, dos líderes/liderança, dos liderados/colaboradores e agora no sexto e último artigo será a vez da perspectiva dos consumidores/da sociedade. Para onde o mundo está indo?
Continuarei fazendo uso da “licença acadêmica” que solicitei no artigo anterior e irei utilizar 4 “pilares”: Consumo Consciente, Deveres, Direitos e Participação/Solidariedade, para facilitar a exposição do que mudou e continua mudando de forma acelerada nas organizações e na sociedade.
• Consumo Consciente: segundo a ONU, o elevado crescimento da população da Terra, aliado ao exponencial desenvolvimento da economia, baseado nas atuais tecnologias de produção e padrões de consumo, têm afetado de forma crescente todos os ecossistemas de nosso planeta, que já mostram sinais, quase irreversíveis, de esgotamento ou deterioração. Continuando neste ritmo, daqui a 30 anos, a previsão é de que tenhamos uma população de 9,6 bilhões, necessitando os recursos de três planetas Terra para sustentar nossos modos habituais de viver e consumir produtos e serviços. Consumir de forma consciente e responsável significa adequar muito rapidamente os nossos hábitos e modelos econômicos aos limites planetários para garantir um futuro saudável para as gerações futuras. A chamada prosperidade humana não pode pôr em risco a vida dos humanos na Terra. O modus vivendi da população de hoje não pode comprometer de forma irreversível o habitat das gerações futuras. Viver de forma sustentável significa fazer cada vez mais e melhor com cada vez menos recursos.
• Deveres e Direitos (*): a definição de como exercer a cidadania é regida pela Carta Universal dos Direitos Humanos, criada em 1948. Ser cidadão é fazer parte de uma sociedade, gozando de direitos e deveres civis, sociais e políticos de uma nação, tendo direito à vida, liberdade, propriedade e igualdade perante a lei. Outros deveres garantidos a todos os indivíduos estão relacionados à participação no desenvolvimento da sociedade, por exemplo, tendo a possibilidade de votar. Além disso, é direito de todos terem acesso à educação, trabalho justo, saúde e um envelhecimento saudável e tranquilo. Embora ainda não seja 100% cumprida em alguns países e áreas de grandes guerras e conflitos, garante a proteção a milhares de cidadãos. Todo cidadão também deve cumprir algumas normas estabelecidas, estando sujeito a penas caso não as exerça. É dever do cidadão: cumprir as leis, respeitar o direito alheio; promover educação, sustento e saúde aos filhos, proteger a natureza, votar, colaborar com as autoridades e proteger o patrimônio alheio, público ou privado.
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
No último dia 11 de setembro os atentados ou ataques terroristas aos Estados Unidos completaram 23 anos, e eu gostaria de aproveitar este assunto, não para falarmos de terrorismo, mas do espetáculo que é o funcionamento da nossa mente.
Se te eu te fizer a seguinte pergunta: “Onde você estava no dia 11 de setembro de 2001, no exato momento em que soube do atentado terrorista às Torres... leia mais
Liderança é o processo de influenciar os outros para que entendam e concordem quanto ao que fazer e como fazer. É facilitar os esforços individuais e coletivos para atingir objetivos compartilhados.
Um líder exemplar é aquele capaz de afetar as crenças, as atitudes e o comportamento de seus seguidores. Ele é capaz de potencializar, capacitar, energizar e desafiar a si mesmo e aos... leia mais
Se você quiser alcançar suas maiores aspirações, superar seus desafios e desenvolver o que há de melhor em si, precisa assumir 100% de responsabilidade sobre sua vida.
A verdade é: somos os únicos responsáveis por nossa vida, mas raras vezes pensamos desta maneira.
A regra geral nos manda culpar o outro ou uma circunstância qualquer por nossos obstáculos, problemas e reveses. Esse... leia mais
A tecnologia a que temos acesso no quotidiano evolui cada vez mais rápido e, com isso, o volume de informações a que somos submetidos, diariamente, aumenta a cada segundo. A primeira reflexão que nasce dessa informação é: será que estamos preparados para tanta informação?
Será que somos capazes de acompanhar essa evolução, de nos adequarmos e extrairmos dela todos os benefícios, na... leia mais
Vivemos em uma época caracterizada pela velocidade e pela pressão do tempo. Nesse contexto, a busca pelo desenvolvimento pessoal pode parecer um luxo dispensável, algo que podemos adiar indefinidamente em prol de tarefas mais urgentes. No entanto, uma reflexão mais profunda revela que aprender algo novo e investir em nosso crescimento pessoal é fundamental, mesmo em meio à correria... leia mais