O Coaching Ontológico é um espaço de aprendizagem do ser humano sobre si mesmo com vistas a alcançar uma forma de viver e atuar no Mundo mais satisfatória para si e para os outros. Os coaches que escolhemos esse caminho temos como propósito "facilitar um processo de aprendizagem ontológica que, a partir do compromisso do coachee, expanda sua capacidade de ação, gere uma mudança de observador e permita sua transformação pessoal." Há muitas declarações similares desse propósito; mas, por ora, escolho aquele expresso no modelo de sete competências do Coach Ontológico.
Rafael Echeverria, autor de “Ontologia da Linguagem”, uma das bases fundamentais da nossa atividade, amplia a definição de “estudo do ser”, comumente atribuída à palavra ontologia, para concepção que cada pessoa ou grupo tem do caráter da realidade. “Tudo o que pensamos, tudo o que fazemos, independente da área para onde dirigimos nosso pensamento ou nossas ações, é afetado por essa concepção”, afirma. É justamente a aprendizagem ontológica, a qual nos propomos facilitar, que possibilita a indivíduos e grupos conceber uma realidade distinta.
Para tanto, visamos a aprofundar o nível dessa aprendizagem para além daquele mais comum que foca essencialmente na ação, mudando-a de acordo com os resultados almejados. Como o Coaching Ontológico associa o ser ao fazer, apoia o coachee na compreensão de uma ação como decorrência de um conjunto de julgamentos e interpretações. Ou seja, a maneira como entendemos o que nos acontece, condiciona nossa emocionalidade e nossa capacidade de ação. Quando o coachee percebe que os resultados que experimenta originam-se dessa forma particular de ver o Mundo; amplia ou modifica sua forma de observar e vislumbra, a partir daí, novas possibilidades de ação, ocorre o segundo nível de aprendizagem.
Quando o coachee percebe a estrutura que sustenta o observador que é, como os julgamentos centrais e sua emocionalidade, e consegue modificá-los estabelecendo entre eles uma nova coerência, com uma expansão do ser e de suas potencialidades, pode-se dizer que houve uma aprendizagem de terceiro nível ou uma aprendizagem transformacional.