Caros leitores,
neste mês de outubro trazemos um tema essencial, fundamental, de suma importância para todos nós. A questão do Autocuidado e da Autocompaixão.
Com tantas cobranças do dia a dia, sendo que a maioria não conseguimos atender, acabamos por nos culpar, nos chicoteando emocionalmente: “não faço nada certo”, “não fiz nem 10% do que precisava”, “não dou conta de tanta coisa”. Neste caldo de cobranças, muitas vezes vem a cobrança agressiva para com o outro, e um reforço de menos valia, que pode estar “bulindo” com frases ouvidas na infância e que derrubam a pessoa.
Como podemos dar mais atenção, carinho, compreensão e amor para nós mesmos?
Esta é a ideia desta edição, que nasceu no webinar da edição XX sobre Burnout, quando Fernanda em sua explanação falou sobre Autocuidado e Autocompaixão. Acho que disse algo como “Fernanda, este tema merece um dossiê”. Tivemos boas conversas e aqui estamos nós com o dossiê pronto, sob a coordenação cuidadosa de Fernanda Burmeister.
Ela também assina um dos artigos, e em determinado ponto diz: “Você já parou para pensar quanto do seu tempo é dedicado ao cuidar? Se pensarmos bem, o cuidado permeia toda a nossa vida e os nossos relacionamentos, seja no contexto pessoal, familiar, social ou profissional. Ora estamos cuidando de alguém ou de nós mesmos, ora precisamos ser cuidados, noutras vezes, todas estas se intersectam. No entanto, é muito importante compreendermos que cada uma dessas esferas deve ter o seu próprio espaço, preservado e respeitado ou, caso contrário, podemos nos gerar um grande desequilíbrio”.
Estamos acostumados a pensar, especialmente no mundo organizacional, em “entrega”. O foco está no produto, serviço ou valor que entregamos. E precisamos fazer esta entrega com rapidez, eficiência e eficácia. Fernanda nos convida a pensar na palavra “cuidar”. Do que você tem cuidado? De quem você tem cuidado? Quem tem cuidado de você?
Através dos oito artigos que compõe este dossiê, Fernanda, Erika, Regina, Paula, Adriana, Júlia, Karen e Priscila vão trazer reflexões em várias dimensões do atuar humano.
Desfrutem destes textos, além é claro, das demais seções que procuram trazer informações, ideias e experiências que possam, de alguma forma, melhorar o seu ser e estar no mundo, seja no plano pessoal como no profissional.
Afinal, não dá para separar uma coisa da outra, pois somos indivíduos, seres indivisíveis, que desempenham vários papéis na vida e que precisamos de muito “cuidar”.
Venha para a leitura desta edição de peito aberto, com vontade, com fome, com sede de encontrar, talvez algumas respostas, mas mais importante que isso, mas outros caminhos a explorar.
Tenha uma excelente leitura.
Luciano Lannes
Editor
Artigo publicado em 02/10/2021