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Edição #100 - Setembro 2021

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Marketing e Ética Embate ou Sinergia para Coaches?

Registros hist ricos mostram que o of cio de vendedor raramente desfrutou de reputa o positiva nbsp Plat o e Arist teles s c IV a C que tanto discursaram sobre tica se referiam a lojistas e comerciantes como n o amig veis e inconfi veis nbsp Na literatura grega em geral eram tidos como trapaceiros dissimulados e parasitas nbsp Para Arist teles a tica tinha como cerne delimitar o que o bem e o significado que ele tem para o homem nbsp O fil sofo grego preconizava que o bem leva cada indiv duo a ser capaz de viver em sociedade e afirmava que era no conv vio social e cooperativo que o homem se tornava plenamente humano Em outras palavras a tica - no campo individual - prepara o terreno para intera es virtuosas no campo coletivo Muitos s culos depois em Galbraith e Veblen fil sofos e economistas norte-americanos afirmaram que os profissionais da propaganda n o passam de manipuladores nbsp Ou seja parece que durante muito tempo a arena comercial foi um vale-tudo onde o que importava era consumar a venda n o havia espa o para considera es sobre tica ou integridade nbsp Ser que algo mudou Neste artigo vamos partir do pressuposto que o conceito de tica n o se presta segmenta o nbsp Isto n o podemos restringi-lo ao mbito corporativo social ou pessoal Ele pertence a qualquer esfera onde seres humanos pretendam interagir e se desenvolver de forma solid ria e sustent vel nbsp A tica em sua amplitude e profundidade existe em car ter atemporal e sist mico para sustentar toda e qualquer influ ncia humana no mundo nbsp ineg vel que o s culo XXI vem nos impondo mudan as nbsp Vivemos a era da p s-modernidade que se traduz numa realidade flu da que tende a ignorar barreiras diluindo cren as e pr ticas que at ent o suscitavam pouca ambiguidade nbsp Podemos dizer que vivemos numa sociedade dominada pela tecnologia e submetida a uma profunda crise de valores para a qual o conceito de tica parece ter se tornado anacr nico Estamos nos afogando em informa es e famintos por sabedoria Edward O Wilson bi logo norte-americano Mas paradoxalmente nesse contexto l quido para usar termo cunhado pelo soci logo polon s Zygmunt Bauman que o conceito de tica ressurge revigorado e sob a gide da responsabilidade social nbsp Um sonoro exemplo disso Philip Kotler o Pai do Marketing que nos apresentou o Marketing uma vis o de marketing reformulada baseada em valores Para o autor as empresas que souberem se diferenciar pelos seus valores e pelas suas solu es para os problemas da sociedade e n o apenas os do seu consumidor ser o aquelas que se sair o melhor no longo prazo na arena competitiva E para que uma empresa ou profissional se diferencie por seus valores necess rio criar e sustentar um di logo transparente com a sociedade e conexo com a imagem constru da em seu relacionamento com o p blico-alvo nbsp O marketing centrado exclusivamente no produto ou mesmo no cliente pertence ao passado nbsp O marketing p s-moderno se desenvolve desde uma tica mais humanizada e sist mica alinhado com a premissa tica de Arist teles no exerc cio coletivo que nos tornamos mais humanos Uma das principais tend ncias que levaram Kotler a desenvolver essa nova abordagem...
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