O coaching sistêmico de equipe é o coaching de sistemas.
Definir o coaching de equipe sistêmico nos leva à necessidade imediata de esclarecer que, para uma melhor compreensão dos elementos que apresentaremos a seguir, é uma disciplina com referencial próprio. Isso significa que ele tem seus próprios fundamentos, princípios de funcionamento, dinâmicas e intervenções e estão relacionados ao desenvolvimento do sistema como um todo (não em partes, nem em individualidades).
Cada sistema é feito de padrões.
Assim como as pessoas, a natureza ou o universo, as organizações são atravessadas por padrões que determinam seus processos, definem sua identidade e seus resultados, cada equipe contém os padrões sistêmicos que permeiam a organização e definem a cultura organizacional.
Cada sistema revela uma configuração própria que define os modos de pensar, de mobilização, de gestão, o que a equipa valoriza, o que não observa, crenças, forma de se relacionar e comunicar, a tudo isto chamamos de quadro de referência que é a plataforma a partir da qual o equipamento opera.
Dentro das organizações, o primeiro e mais simples nível de sistemas coletivos humanos é a equipe. É dentro deste escopo que podem ocorrer o estudo e modificação da interface básica, para melhorar o desempenho sistêmico.
Uma equipe como um sistema é um todo coerente e organizado que demonstra uma quantidade mínima de forma ou formalismo: por exemplo, um sistema vivo (como uma organização) manifesta um limite externo e, muitas vezes, pelo menos um limite interno (que diferencia o órgão da tomada de decisão).
Quando a equipe se dá conta da multiplicidade de espaços onde operam os padrões limitadores de desempenho, ela os interrompe, liberando o potencial de recursos que ampliam seu referencial operacional e desenvolvem melhores resultados em menos tempo como maior energia.
O Framework revela a cultura organizacional da equipe.
Quando nos aproximamos de uma equipe, os padrões revelam o sistema como um todo, pois os mesmos padrões estão presentes em toda a organização, impactando todo o sistema, ou seja, afetam positiva ou negativamente toda a estrutura.