Sopram os ventos da mudança......
Costumamos ouvir esta expressão e ficamos aqui quase que parados esperando que os bons ventos cheguem e se encarreguem de transformar nossas vidas quase que de forma mágica.
Primeiro, que para MUDAR é preciso coragem, não aquela coragem que muitos atribuem à força. Coragem de desapegar do velho, do conhecido, do habitual, coragem de enfrentar o incerto. Muitas vezes observo as pessoas ansiosas por implementar determinadas mudanças em suas vidas, mas querem ter em mãos o certificado de garantia de que a mudança será para melhor e certa, não temos como prever.
Fazemos planejamento em muitas áreas em nossas vidas, planejar é uma forma de visualizar riscos, ampliar nossa capacidade de reflexão diante de um fato, mas todo planejamento requer uma reavaliação contínua, e como se fôssemos girar o PDCA de nossas vidas (Planejar, Desenvolver, Controlar, Avaliar…), os bons administradores aplicam em seus processos administrativos para terem a certeza de que tudo dará certo, mas nada está pronto, é sempre um processo de começar e re-começar, desenvolver, concluir e avaliar sempre. Assim são as mudanças em nossas vidas. Planejamos, tem aqueles que executam, avaliam e recomeçam ininterruptamente, pois MUDAR é um processo contínuo em nossas vidas.