revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #1 - Junho 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching - uma atividade em plena expansão

Algumas das perguntas que mais ouço quando participo de congressos são as seguintes:

- O Coaching é um modismo com hora marcada para acabar?

- O que acontecerá com esta atividade nos próximos anos?

- Vale a pena investir nela?

- Ela é uma atividade em crescimento ou já chegou em seu ponto de matu­ridade e, daqui para frente, vai entrar em declínio?

Estes questionamentos revelam sinto­mas comuns nos executivos que ainda não perceberam a grande contribuição do Coaching em nossa sociedade, e o quanto ele veio para ficar!

Um pouco de contextualização

O termo “Coaching”, que vem sendo am­plamente utilizado principalmente na úl­tima década, possui ampla relação com o fenômeno da globalização e constitui-se num dos mais poderosos processos de gestão e desenvolvimento de pessoas.

A nova dinâmica adquirida pelo mun­do depois das infinitas possibilidades trazidas pela tecnologia, como nunca na história, vem mudando costumes locais, crenças e práticas. Um profissio­nal que resida e more no Brasil, com a globalização, passa a sofrer influências culturais do outro lado do mundo, de forma muito rápida, o que muda, defini­tivamente, seus paradigmas e a forma como se comporta, vive e aprende.

Com isso, tanto nos ambientes organi­zacionais quanto na vida cotidiana dos indivíduos, há mudanças acontecendo todo o tempo. Estas transformações al­teram a perspectiva em relação ao que denominamos de cultura da mudança, gerando novos desafios para uma nova sociedade.

A palavra “Coaching” é utilizada nos cinco continentes e, mesmo em países que não adotam o inglês como idioma oficial, o termo permanece sem uma “tradução” literal, e deverá ser cada vez mais aplicado tanto no ambiente pro­fissional quanto no âmbito pessoal.

Particularmente, fiz a minha primeira certificação de Coa­ching em 1995 e de lá para cá testemunhei o grande cresci­mento desta atividade - que atrai públicos dos mais variados segmentos de mercado. Sem dúvida, o Coaching é uma ativi­dade em plena expansão, muito mais por fatores que permeiam as transformações da nossa sociedade do que pelo agigan­tamento do mercado de “me­todologias e certificações” de Coaching, que também cresce a cada ano.

Embalado pela minha experiên­cia utilizando a metodologia de Coaching da ASTD – American Society for Training and De­velopment – busco responder às questões e demandas dos próximos anos utilizando uma combinação de razão e emoção – base do storytelling e da neu­rociência.

Por isso, vamos aos números e suas interpretações: se consi­derarmos os resultados de uma pesquisa abrangente divulga­da pela ASTD em parceria com o ICF (International Coaching Federation) e organizada pela PWC, o Coaching continuará em franca expansão na próxima década!

O estudo, formalmente deno­minado por “2012 ICF Global Coaching Study”, é um dos mais importantes documentos divul­gados pela ICF sobre o mercado de Coaching no mundo.

Muito embora não seja suficien­te considerar apenas os dados encontrados na pesquisa, eles, sem dúvida, dão sustentação ao movimento de crescimen­to do Coaching e nos ajudam a mensurar sua importância e impacto. E é importante escla­recer que se trata de uma ten­dência mundial, e não apenas brasileira. A ICF é a instituição respeitada por todos e considerada o cen­tro mundial que orienta e cria os princípios de atuação para os coaches profissionais. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, formada por mem­bros-profissionais individuais que praticam Coaching em todo o mundo – com as mais variadas metodologias, desde que com­provem que utilizam princípios básicos éticos aceitos por to­dos. São membros típicos da ICF, Coaches empresariais e exe­cutivos, Coaches de Liderança, Coaches Pessoais e profissionais que atuam com outras modali­dades de Coaching. A Federação foi fundada em 1995 e hoje ela é a organização líder mundial neste setor contando com mais de 22.000 membros.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Segurança Psicológica para Coaches

Como criamos segurança psicológica em equipes que trabalham virtualmente?  Essa pergunta brota no meu trabalho e tem sido a pergunta de muitos dos meus clientes de coaching - equipes, líderes e organizações.  Como ajudar as pessoas em equipes distribuídas a estarem presentes e se envolverem no meio do COVID-19, com todos os problemas presentes: trabalhar em casa, instabilidade... leia mais

13 minutos

A aspiração à Transcendência no Yoga e a Psicologia Transpessoal

Segundo George Feuerstein (1998) o desejo, a aspiração por transcender a si mesmo e ir além da consciência comum, de encontrar um lugar interior que supere a própria dimensão da individualidade é algo tão antigo quanto a própria humanidade. Ao longo da nossa história em diversas civilizações, foram encontrados registros dessa aspiração humana nas pinturas rupestres, túmulos... leia mais

14 minutos

Modelo HERO - Organizações Saudáveis e Resilientes

A paralisação da atividade produzida pelo COVID-19 implica grandes mudanças na estrutura econômica global, e ao mesmo tempo derruba o ambiente social. Para sobreviver e prosperar nesse contexto de mudança permanente, com as crises sanitárias, econômicas e sociais, as organizações e os trabalhadores precisam ser motivados e "psicologicamente saudáveis". Para enfrentar esse ambiente... leia mais

13 minutos

Valores, para quê?

Desde que conheci a abordagem de Richard Barrett, reconhecido internacionalmente como um dos mais influentes pensadores nos temas de liderança e evolução dos valores humanos nos negócios e na sociedade, me vejo questionando o que são valores e como eles se manifestam a nossa volta. A princípio acreditei que eram somente palavras e ações, mas depois, com um olhar mais atento, compreendi... leia mais

13 minutos

Biográfico para Executivos - Desenvolvendo Indivíduos e Acelerando a Transformação Social

Influencie uma pessoa comum e você estará impactando um grupo de pessoas. Influencie um líder e estará impactando toda uma comunidade. Um executivo é como um atleta de elite que precisa estar muito mais equilibrado do que o público geral para suportar o alto grau de demanda ao qual é submetido. Assim, trabalhar com estes líderes de forma profunda e com foco no autoconhecimento os... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium