Algumas das perguntas que mais ou o quando participo de congressos s o as seguintes - O Coaching um modismo com hora marcada para acabar - O que acontecer com esta atividade nos pr ximos anos - Vale a pena investir nela - Ela uma atividade em crescimento ou j chegou em seu ponto de matu ridade e daqui para frente vai entrar em decl nio Estes questionamentos revelam sinto mas comuns nos executivos que ainda n o perceberam a grande contribui o do Coaching em nossa sociedade e o quanto ele veio para ficar Um pouco de contextualiza o O termo Coaching que vem sendo am plamente utilizado principalmente na l tima d cada possui ampla rela o com o fen meno da globaliza o e constitui-se num dos mais poderosos processos de gest o e desenvolvimento de pessoas A nova din mica adquirida pelo mun do depois das infinitas possibilidades trazidas pela tecnologia como nunca na hist ria vem mudando costumes locais cren as e pr ticas Um profissio nal que resida e more no Brasil com a globaliza o passa a sofrer influ ncias culturais do outro lado do mundo de forma muito r pida o que muda defini tivamente seus paradigmas e a forma como se comporta vive e aprende Com isso tanto nos ambientes organi zacionais quanto na vida cotidiana dos indiv duos h mudan as acontecendo todo o tempo Estas transforma es al teram a perspectiva em rela o ao que denominamos de cultura da mudan a gerando novos desafios para uma nova sociedade A palavra Coaching utilizada nos cinco continentes e mesmo em pa ses que n o adotam o ingl s como idioma oficial o termo permanece sem uma tradu o literal e dever ser cada vez mais aplicado tanto no ambiente pro fissional quanto no mbito pessoal Particularmente fiz a minha primeira certifica o de Coa ching em e de l para c testemunhei o grande cresci mento desta atividade - que atrai p blicos dos mais variados segmentos de mercado Sem d vida o Coaching uma ativi dade em plena expans o muito mais por fatores que permeiam as transforma es da nossa sociedade do que pelo agigan tamento do mercado de me todologias e certifica es de Coaching que tamb m cresce a cada ano Embalado pela minha experi n cia utilizando a metodologia de Coaching da ASTD American Society for Training and De velopment busco responder s quest es e demandas dos pr ximos anos utilizando uma combina o de raz o e emo o base do storytelling e da neu roci ncia Por isso vamos aos n meros e suas interpreta es se consi derarmos os resultados de uma pesquisa abrangente divulga da pela ASTD em parceria com o ICF International Coaching Federation e organizada pela PWC o Coaching continuar em franca expans o na pr xima d cada O estudo formalmente deno minado por ICF Global Coaching Study um dos mais importantes documentos divul gados pela ICF sobre o mercado de Coaching no mundo Muito embora n o seja suficien te considerar apenas os dados encontrados na pesquisa eles sem d vida d o sustenta o ao movimento de crescimen to do Coaching e nos ajudam a mensurar sua import ncia e impacto E importante escla recer que se trata de uma ten d ncia mundial e n o apenas brasileira A ICF a institui o respeitada por todos e considerada o cen tro mundial que orienta e cria os princ pios de atua o para os coaches profissionais Trata-se de uma organiza o sem fins lucrativos formada por mem bros-profissionais individuais que praticam Coaching em todo o mundo com as mais variadas metodologias desde que com provem que utilizam princ pios b sicos ticos aceitos por to dos S o membros t picos da ICF Coaches empresariais e exe cutivos Coaches de Lideran a Coaches Pessoais e profissionais que atuam com outras modali dades de Coaching A Federa o foi fundada em e hoje ela a organiza o l der mundial neste setor contando com mais de membros Regi o do MundoN mero de coaches do total geralM dia de coaches por milh o de habitantes na regi oAm rica do Norte Am rica Latina e Caribe Europa Ocidental Europa do Leste Oriente M dio e frica sia Oceania Total geral A pesquisa contou com a parti cipa o de responden tes que atuam em pa ses Deste total cerca de respondentes s o mem bros atuais do ICF e o restante cerca de respondentes ou do total composto por profissionais n o-membros do ICF Um estudo com esta abran g ncia e cobertura geogr fica al m de contar com pouco mais de um ter o de n o-membros empresta credibilidade e con sist ncia aos n meros encon trados - Existem...