Algumas das perguntas que mais ouço quando participo de congressos são as seguintes:
- O Coaching é um modismo com hora marcada para acabar?
- O que acontecerá com esta atividade nos próximos anos?
- Vale a pena investir nela?
- Ela é uma atividade em crescimento ou já chegou em seu ponto de maturidade e, daqui para frente, vai entrar em declínio?
Estes questionamentos revelam sintomas comuns nos executivos que ainda não perceberam a grande contribuição do Coaching em nossa sociedade, e o quanto ele veio para ficar!
Um pouco de contextualização
O termo “Coaching”, que vem sendo amplamente utilizado principalmente na última década, possui ampla relação com o fenômeno da globalização e constitui-se num dos mais poderosos processos de gestão e desenvolvimento de pessoas.
A nova dinâmica adquirida pelo mundo depois das infinitas possibilidades trazidas pela tecnologia, como nunca na história, vem mudando costumes locais, crenças e práticas. Um profissional que resida e more no Brasil, com a globalização, passa a sofrer influências culturais do outro lado do mundo, de forma muito rápida, o que muda, definitivamente, seus paradigmas e a forma como se comporta, vive e aprende.
Com isso, tanto nos ambientes organizacionais quanto na vida cotidiana dos indivíduos, há mudanças acontecendo todo o tempo. Estas transformações alteram a perspectiva em relação ao que denominamos de cultura da mudança, gerando novos desafios para uma nova sociedade.
A palavra “Coaching” é utilizada nos cinco continentes e, mesmo em países que não adotam o inglês como idioma oficial, o termo permanece sem uma “tradução” literal, e deverá ser cada vez mais aplicado tanto no ambiente profissional quanto no âmbito pessoal.
Particularmente, fiz a minha primeira certificação de Coaching em 1995 e de lá para cá testemunhei o grande crescimento desta atividade - que atrai públicos dos mais variados segmentos de mercado. Sem dúvida, o Coaching é uma atividade em plena expansão, muito mais por fatores que permeiam as transformações da nossa sociedade do que pelo agigantamento do mercado de “metodologias e certificações” de Coaching, que também cresce a cada ano.
Embalado pela minha experiência utilizando a metodologia de Coaching da ASTD – American Society for Training and Development – busco responder às questões e demandas dos próximos anos utilizando uma combinação de razão e emoção – base do storytelling e da neurociência.
Por isso, vamos aos números e suas interpretações: se considerarmos os resultados de uma pesquisa abrangente divulgada pela ASTD em parceria com o ICF (International Coaching Federation) e organizada pela PWC, o Coaching continuará em franca expansão na próxima década!
O estudo, formalmente denominado por “2012 ICF Global Coaching Study”, é um dos mais importantes documentos divulgados pela ICF sobre o mercado de Coaching no mundo.
Muito embora não seja suficiente considerar apenas os dados encontrados na pesquisa, eles, sem dúvida, dão sustentação ao movimento de crescimento do Coaching e nos ajudam a mensurar sua importância e impacto. E é importante esclarecer que se trata de uma tendência mundial, e não apenas brasileira.
A ICF é a instituição respeitada por todos e considerada o centro mundial que orienta e cria os princípios de atuação para os coaches profissionais. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, formada por membros-profissionais individuais que praticam Coaching em todo o mundo – com as mais variadas metodologias, desde que comprovem que utilizam princípios básicos éticos aceitos por todos. São membros típicos da ICF, Coaches empresariais e executivos, Coaches de Liderança, Coaches Pessoais e profissionais que atuam com outras modalidades de Coaching. A Federação foi fundada em 1995 e hoje ela é a organização líder mundial neste setor contando com mais de 22.000 membros.