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Edição #1 - Junho 2013

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Coaching - uma atividade em plena expansão

Algumas das perguntas que mais ouço quando participo de congressos são as seguintes:

- O Coaching é um modismo com hora marcada para acabar?

- O que acontecerá com esta atividade nos próximos anos?

- Vale a pena investir nela?

- Ela é uma atividade em crescimento ou já chegou em seu ponto de matu­ridade e, daqui para frente, vai entrar em declínio?

Estes questionamentos revelam sinto­mas comuns nos executivos que ainda não perceberam a grande contribuição do Coaching em nossa sociedade, e o quanto ele veio para ficar!

Um pouco de contextualização

O termo “Coaching”, que vem sendo am­plamente utilizado principalmente na úl­tima década, possui ampla relação com o fenômeno da globalização e constitui-se num dos mais poderosos processos de gestão e desenvolvimento de pessoas.

A nova dinâmica adquirida pelo mun­do depois das infinitas possibilidades trazidas pela tecnologia, como nunca na história, vem mudando costumes locais, crenças e práticas. Um profissio­nal que resida e more no Brasil, com a globalização, passa a sofrer influências culturais do outro lado do mundo, de forma muito rápida, o que muda, defini­tivamente, seus paradigmas e a forma como se comporta, vive e aprende.

Com isso, tanto nos ambientes organi­zacionais quanto na vida cotidiana dos indivíduos, há mudanças acontecendo todo o tempo. Estas transformações al­teram a perspectiva em relação ao que denominamos de cultura da mudança, gerando novos desafios para uma nova sociedade.

A palavra “Coaching” é utilizada nos cinco continentes e, mesmo em países que não adotam o inglês como idioma oficial, o termo permanece sem uma “tradução” literal, e deverá ser cada vez mais aplicado tanto no ambiente pro­fissional quanto no âmbito pessoal.

Particularmente, fiz a minha primeira certificação de Coa­ching em 1995 e de lá para cá testemunhei o grande cresci­mento desta atividade - que atrai públicos dos mais variados segmentos de mercado. Sem dúvida, o Coaching é uma ativi­dade em plena expansão, muito mais por fatores que permeiam as transformações da nossa sociedade do que pelo agigan­tamento do mercado de “me­todologias e certificações” de Coaching, que também cresce a cada ano.

Embalado pela minha experiên­cia utilizando a metodologia de Coaching da ASTD – American Society for Training and De­velopment – busco responder às questões e demandas dos próximos anos utilizando uma combinação de razão e emoção – base do storytelling e da neu­rociência.

Por isso, vamos aos números e suas interpretações: se consi­derarmos os resultados de uma pesquisa abrangente divulga­da pela ASTD em parceria com o ICF (International Coaching Federation) e organizada pela PWC, o Coaching continuará em franca expansão na próxima década!

O estudo, formalmente deno­minado por “2012 ICF Global Coaching Study”, é um dos mais importantes documentos divul­gados pela ICF sobre o mercado de Coaching no mundo.

Muito embora não seja suficien­te considerar apenas os dados encontrados na pesquisa, eles, sem dúvida, dão sustentação ao movimento de crescimen­to do Coaching e nos ajudam a mensurar sua importância e impacto. E é importante escla­recer que se trata de uma ten­dência mundial, e não apenas brasileira. A ICF é a instituição respeitada por todos e considerada o cen­tro mundial que orienta e cria os princípios de atuação para os coaches profissionais. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, formada por mem­bros-profissionais individuais que praticam Coaching em todo o mundo – com as mais variadas metodologias, desde que com­provem que utilizam princípios básicos éticos aceitos por to­dos. São membros típicos da ICF, Coaches empresariais e exe­cutivos, Coaches de Liderança, Coaches Pessoais e profissionais que atuam com outras modali­dades de Coaching. A Federação foi fundada em 1995 e hoje ela é a organização líder mundial neste setor contando com mais de 22.000 membros.

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