Considerada a nova tendência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano, a prática do Coaching vem sendo ampliada nos últimos anos. Existem várias abordagens, escolas e atuações. Mas como foi que ele surgiu?
Para responder a essa pergunta gostaria de convidá-lo a fazer uma viagem muito divertida pelos caminhos que nos trouxeram até aqui.
Começaremos nossa turnê muitos séculos atrás, precisamente, no século IV e V a.C. na Grécia Antiga. Nosso primeiro encontro será com os importantes filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles, que embora não utilizassem a expressão “Coaching”, faziam uso da maiêutica para apoiar seus discípulos no processo do florescer intelectual, ou seja, aprender a aprenderem.
E o que é maiêutica? Como isso se conecta com o Coaching?
A maiêutica socrática, instrumentação argumentativa do filósofo de elenkhos, significa o ‘dar à luz intelectual’, ou seja, buscar a sua verdade dentro de si mesmo. Sócrates fazia isso levando seus interlocutores a questionar e duvidar de seu próprio conhecimento, além de fazer com que eles concebessem, de si mesmos, uma nova ideia ou opinião sobre o tema, a partir de questões simples que os ajudavam a ‘fazer nascer’ ideias complexas. A maiêutica baseia-se na ideia de que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a perguntas propostas de forma perspicaz. Durante essa busca, inevitavelmente, as pessoas passam pela autorreflexão – “nosce te ipsum” (conhece-te a ti mesmo), procurando verdades universais como: bem-estar, plenitude e virtude. Portanto, Sócrates e Platão, com enorme capacidade para dissecar fatos e situações através dos recursos acima mencionados e Aristóteles, que orientou “Alexandre - O Grande” na busca de novas formas de enxergar a vida, apoiando-o a estabecer mudanças de comportamento para alcançar suas vitórias e conquistas, já praticavam Coaching.
Por isso, mesmo que a expressão não fosse empregada como a conhecemos hoje, esses mestres da filosofia já se utilizavam do processo de estímulo à descoberta pessoal, através de perguntas poderosas, capazes de ampliar a consciência e levar indivíduos a uma conexão com o seu melhor, podendo, desta forma, ter novas percepções de si e da realidade.
Séculos e séculos se passaram até que adentramos o século XV d.C., onde surgiu, pela primeira vez a palavra “coach”. A origem deste termo vem do húngaro “Kocsi”. Kocs é uma cidade na Hungria onde as carruagens, veículos para transporte de pessoas, começaram a ser produzidas com muito primor. Para designar tal transporte, utilizou-se a palavra coach ou em português coches. Os condutores dos coches (sinônimo de carruagem) eram denominados cocheiros e tinham como missão conduzir seus passageiros ao destino desejado. Assim, podemos imaginar Coaching como sendo o processo de condução entre o ponto ‘A’ e um determinado destino ‘B’, sempre definido por quem tomava a carruagem. Neste sentido, também nos conectamos com a prática atual do Coaching, onde se deve conduzir um processo de desenvolvimento com objetivos claramente definidos e determinados pelo coachee (aquele que recebe coach).