revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #1 - Junho 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 1

Realizar sonhos, superar desafios e ser mais feliz. Isto é o que o ser humano busca. Na procura por superar as amarras invisíveis que nos impedem de sermos, termos e fazermos o que quere­mos, entra em cena um personagem fantástico:

- o Coach.

Personificado em homens e mulheres das mais variadas idades, histórias de vida e formações, ele tem a habilidade de ouvir atentamente, prestando especial atenção ao que não foi dito. Ele co­leta informações e as preserva de julgamentos apressados. Ele faz perguntas que, com uma precisão cirúrgica, têm por endere­ço uma inconsistência na fala do coachee. Provoca, desconcerta, descontrói e instiga a cogitar o novo.

Assim, ele poderia também ser um agente de viagens, pois con­vida a visitar possibilidades, outras realidades e formas de ver, pensar e reagir por vezes nunca antes imaginadas. Como gos­taríamos que ele nos dissesse por onde ir, o que fazer e como reagir. Mas nada, ele não solta uma dica sequer. Quando o clien­te descobre algo ou decide por um plano de ação, ele, o Coach, mostra um sorriso gostoso, pois é parte deste processo. Ao final, objetivos atingidos, coachee com maior autonomia, o Coach sen­te uma enorme satisfação, que vem do saber-se parceiro de um processo feito a muitas mãos.

Guarda com grande zelo cada informação recebida e tem a con­fiança de seu cliente de que pode compartilhar com segurança medos, inseguranças e dúvidas. O coachee frente ao Coach não precisa ser o super-homem organizacional, o perfeito que sabe não ser, mas muitas vezes é assim tratado e cobrado. Ele pode ser simplesmente gente, vulnerável e humano.

É para este fantástico personagem que esta revista foi pensada e criada. Para ser um porto seguro de reflexão e abastecimento de novas e velhas ideias. Para sentir-se acompanhado por novos e velhos parceiros de caminhada. Para lembrar que não tem a obrigação de tudo saber, mas que pode melhorar a cada dia.

Mais do que simples leitores, somos todos co-autores desta publicação, que reflete nossas dúvidas, anseios e descobertas. Compartilhar é a palavra chave e o nosso muito obrigado a todas as pessoas que acreditaram neste projeto e dedicaram tempo a escrever os artigos que você está prestes a saborear, como nos lembra Rubem Alves da estreita relação entre saber e sabor.

Seja bem-vinda(o) e boa leitura.

Artigo publicado em 27/12/2016
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 80

Caros leitores, Esta edição de janeiro traz uma pequena mostra do que foi o “CONVERGE 2019”, evento promovido pela ICF e desta vez realizado em Praga entre 23 e 26 de outubro de 2019. Uma delegação brasileira composta por 17 membros da ICF Brasil esteve presente ao evento, sendo que Ana Pliopas, que muito já contribuiu em nossas páginas, apresentou um trabalho no evento. ... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 79

Caros leitores, Ahhh o Universo Sistêmico. Quem diria que iria chegar no mundo organizacional. Se chegou é sinal que foi validado por resultados. O mundo organizacional não é fã de aventuras ou ligado em excentricidades, ou teorias ou metodologias que não se possa pegar, apalpar, cheirar e obter dados para colocar na planilha. Convidei Claudia Miranda Gonçalves para a... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 78

Caros leitores, Conflitos, ahhh os conflitos. São tantos, de tantas cores, nuances, tamanhos e intensidades. Como despertam emoções, como por vezes nos tiram do eixo, turvam a visão, a racionalidade, bloqueiam a audição, intensificam posições, cristalizam crenças. Aprender a lidar com eles é a disciplina de uma vida. Pelo menos para mim foi e é assim. Comecei neste caminho há... leia mais

3 minutos

Editorial - Ed. 77

Caros leitores, LIBERTADOR....... esta foi minha sensação pessoal ao conhecer o Slow Marketing. Trabalhando com consultoria há 20 anos e com a Revista Coaching Brasil há 6 anos, conheço muito bem os desafios de trabalhar a exposição de um produto ou serviço, e os conflitos éticos que nos assolam quando somos instados a implantar as fórmulas mágicas do Marketing Digital, que... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 76

Caros leitores, A cada edição avançamos em descobrir pessoas, metodologias e abordagens encantadoras, instigantes, simples e muito funcionais para complementar nossa atuação como coaches ou mentores. É sempre bom lembrar, que não cabe a nenhuma das metodologias aqui apresentadas, o simples uso utilitarista como técnica ou ferramenta, mas cada uma delas passa por um “ecoar na... leia mais

3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium