Ao longo da minha vida profissional, nas diversas empresas e segmentos por onde passei, tive a oportunidade de realizar uma série de contratações de Coaching para Executivos, e posso afirmar que até muito pouco tempo atrás esta não era uma tarefa considerada difícil. Na verdade, contratar uma boa consultoria de Coaching era uma atividade pouco complexa, já que a oferta de consultorias e consultores com experiência e expertise no mercado, não era vasta e se limitava a poucas consultorias que geralmente tinham seus consultores formados e desenvolvidos em institutos internacionais.
Contratávamos essas consultorias e em casos muito raros, tínhamos surpresas desagradáveis em relação ao entendimento da demanda ou da cultura da organização, processo de trabalho, valores cobrados ou as expectativas do resultado esperado. Porém, atualmente, esta realidade mudou drasticamente, e infelizmente esta mudança não foi para melhor. Cabe ressaltar aqui, que este texto tem cunho pessoal, portanto as opiniões e afirmações aqui contidas refletem a minha opinião como profissional de RH e não o posicionamento da organização para a qual trabalho.
No fim do ano passado, quando incluímos o Coaching Executivo e Empresarial na “Trilha de Desenvolvimento de Gestão e Liderança” da empresa para a qual trabalho, é que vi o tamanho do problema que tínhamos nas mãos. Como este é um tipo de ação que geralmente contratamos para executivos seniores da empresa e o grau de acerto precisa ser muito grande, vi que mapear o mercado atual em busca de uma boa consultoria com expertise em Coaching para Executivos não seria tarefa fácil.
A primeira barreira que tivemos que enfrentar foi em relação aos valores cobrados pelas grandes consultorias e com nomes já consagrados no mercado, aquelas mesmas que costumávamos contratar facilmente com garantia de um excelente serviço prestado ao final. Os seus nomes tinham se transformado em grifes do mercado, e sabíamos que muitas delas haviam feito seus nomes em processos de Coaching para executivos de grandes empresas ao longo dos últimos anos. Porém, os valores cobrados por essas consultorias, inviabilizavam a inclusão desta ação no portfólio anual para o grupo de executivos. Sabemos que quando se trata de uma ação individualizada e sob medida, ela não é para o grande público e contempla um grupo seleto de pessoas, no caso, os altos executivos da companhia. Dessa forma, tivemos que partir para o grande mercado, em busca de uma boa consultoria que nos atendesse em todos os pré-requisitos e que principalmente coubesse no nosso bolso.
Quando falamos de pré-requisitos, não queremos dizer que existe uma lista muito grande de atributos necessários, na verdade se trata de algumas características básicas num bom processo, como o entendimento da nossa demanda e a possibilidade de apresentar uma proposta que trouxesse itens que consideramos imprescindíveis. Cito alguns a seguir: