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Edição #1 - Junho 2013

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Coaching: As expectativas de quem contrata

Ao longo da minha vida profissional, nas diversas empresas e segmen­tos por onde passei, tive a oportunidade de realizar uma série de con­tratações de Coaching para Executivos, e posso afirmar que até muito pouco tempo atrás esta não era uma tarefa considerada difícil. Na ver­dade, contratar uma boa consultoria de Coaching era uma atividade pouco complexa, já que a oferta de consultorias e consultores com experiência e expertise no mercado, não era vasta e se limitava a pou­cas consultorias que geralmente tinham seus consultores formados e desenvolvidos em institutos internacionais.

Contratávamos essas consultorias e em casos muito raros, tínhamos sur­presas desagradáveis em relação ao entendimento da demanda ou da cul­tura da organização, processo de tra­balho, valores cobrados ou as expec­tativas do resultado esperado. Porém, atualmente, esta realidade mudou drasticamente, e infelizmente esta mudança não foi para melhor. Cabe ressaltar aqui, que este texto tem cunho pessoal, portanto as opiniões e afirmações aqui contidas refletem a minha opinião como profissional de RH e não o posicionamento da organi­zação para a qual trabalho.

No fim do ano passado, quando incluí­mos o Coaching Executivo e Empresarial na “Trilha de Desenvolvimento de Ges­tão e Liderança” da empresa para a qual trabalho, é que vi o tamanho do proble­ma que tínhamos nas mãos. Como este é um tipo de ação que geralmente con­tratamos para executivos seniores da empresa e o grau de acerto precisa ser muito grande, vi que mapear o merca­do atual em busca de uma boa consul­toria com expertise em Coaching para Executivos não seria tarefa fácil.

A primeira barreira que tivemos que enfrentar foi em relação aos valores cobrados pelas grandes consultorias e com nomes já consagrados no mer­cado, aquelas mesmas que costumáva­mos contratar facilmente com garan­tia de um excelente serviço prestado ao final. Os seus nomes tinham se transformado em grifes do merca­do, e sabíamos que muitas delas ha­viam feito seus nomes em processos de Coaching para executivos de gran­des empresas ao longo dos últimos anos. Porém, os valores cobrados por essas consultorias, inviabilizavam a in­clusão desta ação no portfólio anual para o grupo de executivos. Sabemos que quando se trata de uma ação in­dividualizada e sob medida, ela não é para o grande público e contempla um grupo seleto de pessoas, no caso, os altos executivos da companhia. Dessa forma, tivemos que partir para o gran­de mercado, em busca de uma boa consultoria que nos atendesse em todos os pré-requisitos e que principalmente coubesse no nosso bolso.

Quando falamos de pré-requi­sitos, não queremos dizer que existe uma lista muito grande de atributos necessários, na verdade se trata de algumas ca­racterísticas básicas num bom processo, como o entendimen­to da nossa demanda e a possibilidade de apresentar uma pro­posta que trouxesse itens que consideramos imprescindíveis. Cito alguns a seguir:

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