icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #1 - Junho 2013

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching: As expectativas de quem contrata

Ao longo da minha vida profissional nas diversas empresas e segmen tos por onde passei tive a oportunidade de realizar uma s rie de con trata es de Coaching para Executivos e posso afirmar que at muito pouco tempo atr s esta n o era uma tarefa considerada dif cil Na ver dade contratar uma boa consultoria de Coaching era uma atividade pouco complexa j que a oferta de consultorias e consultores com experi ncia e expertise no mercado n o era vasta e se limitava a pou cas consultorias que geralmente tinham seus consultores formados e desenvolvidos em institutos internacionais Contrat vamos essas consultorias e em casos muito raros t nhamos sur presas desagrad veis em rela o ao entendimento da demanda ou da cul tura da organiza o processo de tra balho valores cobrados ou as expec tativas do resultado esperado Por m atualmente esta realidade mudou drasticamente e infelizmente esta mudan a n o foi para melhor Cabe ressaltar aqui que este texto tem cunho pessoal portanto as opini es e afirma es aqui contidas refletem a minha opini o como profissional de RH e n o o posicionamento da organi za o para a qual trabalho No fim do ano passado quando inclu mos o Coaching Executivo e Empresarial na Trilha de Desenvolvimento de Ges t o e Lideran a da empresa para a qual trabalho que vi o tamanho do proble ma que t nhamos nas m os Como este um tipo de a o que geralmente con tratamos para executivos seniores da empresa e o grau de acerto precisa ser muito grande vi que mapear o merca do atual em busca de uma boa consul toria com expertise em Coaching para Executivos n o seria tarefa f cil A primeira barreira que tivemos que enfrentar foi em rela o aos valores cobrados pelas grandes consultorias e com nomes j consagrados no mer cado aquelas mesmas que costum va mos contratar facilmente com garan tia de um excelente servi o prestado ao final Os seus nomes tinham se transformado em grifes nbsp do merca do e sab amos que muitas delas ha viam feito seus nomes em processos de Coaching para executivos de gran des empresas ao longo dos ltimos anos Por m os valores cobrados por essas consultorias inviabilizavam a in clus o desta a o no portf lio anual para o grupo de executivos Sabemos que quando se trata de uma a o in dividualizada e sob medida ela n o para o grande p blico e contempla um grupo seleto de pessoas no caso os altos executivos da companhia Dessa forma tivemos que partir para o gran de mercado em busca de uma boa consultoria que nos atendesse em todos os pr -requisitos e que principalmente coubesse no nosso bolso Quando falamos de pr -requi sitos n o queremos dizer que existe uma lista muito grande de atributos necess rios na verdade se trata de algumas ca racter sticas b sicas num bom processo como o entendimen to da nossa demanda e a possibilidade de apresentar uma pro posta que trouxesse itens que consideramos imprescind veis Cito alguns a seguir - Base metodol gica para todas as fases do processo - Contrato por resultados en tendimento e comprometimen to m tuo com o resultado Coa ch Empresa e Coachee - Processo alinhado com a estrat gia da empresa e as metas a serem alcan adas - Consultores com forma o e experi ncia em Coaching para executivos - Processo estruturado e com in cio meio e fim - a meses sess es regulares - Utiliza o de ferramentas de suporte ou instrumentos de perfil - Alinhamento constante com RH e envolvimento do l der do participante no processo Para alguns de voc s os pontos acima podem parecer bvios mas acreditem com a vasta oferta do mercado atual para muitas consultorias e consulto res de Coaching estes aspectos podem n o ser t o evidentes Outro aspecto que foi neces s rio considerar na escolha da consultoria se refere clareza de qual tipo de Coaching que r amos contratar pois isto tam b m mudou drasticamente no mercado incr vel a infinidade de quest es que s o levanta das cujo m todo indicado de solu o seja o Coaching Acre dito que esta seja uma das pos s veis causas da grande popula ridade desta modalidade de de senvolvimento J vi an ncios de Coaching de diversos tipos Existe o Coaching para a...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Estruturas Libertadoras no Coaching de Times

Inspiração e contextualização Em seu livro Koinonia: From Hate, through Dialogue, to Culture in the Larger Group (1991), Patrick de Maré explora os processos e dinâmicas pelos quais a microcultura grupal emerge. À medida que as frustrações iniciais de um grupo encontram expressão no ódio, este se transforma, por meio do diálogo, no que os gregos conheciam como "koinonia",... leia mais

16 minutos

Abraçando a Jornada do Coaching Climático: Lições da Linha de Frente

Somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito Barack Obama   Maya Angelou, renomada poetisa, autora e ativista dos direitos civis, escreveu sete autobiografias, abraçando a reflexão como uma jornada contínua, em vez de um passo final. Seguindo seu exemplo, este artigo narra meus primeiros seis meses como... leia mais

15 minutos

Coaching para Mudança - Como o coaching pode criar um terreno comum e ação coletiva sobre as mudanças climáticas

Inicie uma conversa sobre mudanças climáticas e você poderá perceber que as pessoas começam a estudar seriamente o chão ou o teto. Este tópico polêmico gera muita culpa em nós, despertando emoções fortes. É também um tópico que vem acompanhado de vergonha e retidão. Como coaches, pode ser fácil perceber essa angústia, evitação e agressão e decidir que esta não é o nosso... leia mais

13 minutos

A Comunicação Coach e a Arte de Liderar

Texto inspirado em Os 7 hábitos das Pessoas Muito eficazes – Stephen Covey e na obra de Kim H. Krisco   Liderar não é apenas distribuir tarefas ou preencher planilhas. Também não se resume a dar ordens. Liderar é mobilizar pessoas. E, para isso, é necessário inspirar, motivar e, acima de tudo, comunicar. Sem uma comunicação que engaje, nenhuma estratégia — por melhor... leia mais

12 minutos

O Trinômio Revelando Uma Nova Possível Narrativa Sobre a Abundância

Finalizei o texto anterior convidando você, caro leitor, a algumas reflexões: - Se a escassez e a extravagância são opostos, qual seria o lugar, ou o novo lugar, da abundância neste trinômio? - Que novo tabuleiro começa a se desenhar aqui? - Qual é esta “nova” interpretação sobre a abundância que vai surgindo?   Estas também são as reflexões nas quais estamos,... leia mais

11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium