Extrato do artigo de Danilo Prado na edição 3 da Revista Coaching Brasil.
Assinantes tem acesso completo a este e a todos os outros artigos.
Tenha uma excelente leitura.
………Normalmente os coaches trabalham com 10 encontros, com duração de 60 a 90 minutos cada. Podemos até prorrogar com mais 1 ou 2 encontros, caso seja necessário. O intervalo ideal entre os encontros é de no máximo 15 dias, para que seja bem produtivo. Entre os encontros serão determinadas tarefas a serem cumpridas pelo coachee. A determinação destas tarefas deverá partir do próprio coachee, negociada e em concordância com o Coach. O cumprimento das mesmas é fundamental e imprescindível para o sucesso do processo. Elas fazem parte e são o link de tudo que estará sendo trabalhado para que a meta seja atingida.
Não existe nenhuma regra rígida quanto ao método do processo. A sensibilidade do Coach é que determinará a forma como irá trabalhar com seu cliente. Pode ser através da aplicação das ferramentas do Coaching ou através de diálogos.
Considero que essa duração do processo, se levada a sério, é suficiente para que o Coachee desenvolva um excelente plano de ação para a sua meta. Muitas metas não são de curto prazo. Sendo assim o comprometimento em seguir o plano de ação é crucial. Apesar do término do processo, isto não impede que haja um contato entre coach e coachee para acompanhar a evolução e também para comemorar a vitória! Existe a possibilidade de se atingir a meta em menos tempo? Claro que existe! Existem casos que pessoas atingiram suas metas com apenas 3 ou 4 encontros. Os “insights” que o Coaching provoca faz com que você desperte e tome algumas ações que são muito eficazes na vida, contribuindo para a realização de muitos sonhos.
Busque um processo de Coaching quando realmente estiver disposto a sair da sua zona de conforto e queira passar pela zona de esforço, a fim de atingir o estado desejado (sua meta). Estas são as principais atitudes para que se cumpra um tempo justo e proveitoso no seu Coaching. Mexa-se, tome atitudes, mude o que tiver para mudar! Transforme o negativo em positivo para alavancar o processo! Não tenha medo, pois se continuar fazendo as mesmas coisas que fez até agora, nada será diferente!
Não se preocupe com a duração, mas com a sua realização e felicidade! Tempo perdido, de alguma forma, temos em nossas vidas. Poder transformar o menos em mais, esta é a grande teoria do Coaching. Você PODE, basta querer, ter comprometimento e seguir adiante. Um Plano de Ação que será feito no Coaching, irá levá-lo à sua META. Você será mais feliz e sentirá plenitude! Claro que problemas novos irão existir, mas enfrente-os, pois você já saberá
como superá-los!………..
Leia o artigo completo
Seja Premium e acesse todo nosso conteúdo