Sem dúvida que sim e eu também.
O resultado?
Uma sensação de impotência e frustração.
A questão que nos aflige é:
"Como ser um bom profissional se mal consigo estudar o que já se sabia sobre minha área, antes de eu aqui chegar, o que dirá acompanhar o que está sendo produzido e despejado nas redes sociais?"
Este é o novo dilema do conhecimento.
Como não é possível ler tudo, ouvir tudo, e ver tudo, precisamos de critérios objetivos para selecionar nossas fontes de atualização.
Deixe-me te contar um pouco da minha história e o que ela tem a ver com o nascimento da Revista Coaching Brasil.
Sempre gostei muito de ler, sou um comprador compulsivo de livros, e já assinei inúmeros periódicos. Quando, há alguns anos,,,, vários anos... fiz a quarta turma do MBA da FEA na USP, foi um período muito especial em minha vida. Tinha acabado de me desligar de uma de uma grande multinacional, na qual havia trabalhado por 19 anos, para construir meu grande sonho de ser empresário e ter minha consultoria, trabalhando exclusivamente com desenvolvimento humano.
Em uma turma de 30 pessoas eu era o único que fazia o MBA no privilégio de um ano sabático. O resultado disso na prática foi que virei a brincadeira da turma. Quando um professor perguntava quem havia lido todos os textos sugeridos, a sala ecoava: "o Lannes leu".
Sim, eu lia. Lia porque gostava, lia porque fazia sentido na minha busca por informação e conhecimento naquele momento, mas, principalmente.... lia porque tinha tempo.
A realidade é que todos temos as mesmas 24 horas durante um dia. Grosso modo, descontando as horas de sono, trabalho, higiene pessoal, deslocamento e alimentação, nos sobra algum tempo para quatro atividades: lazer, convívio familiar, convívio com amigos e estudo. De forma geral, o lazer é o primeiro a ser sacrificado, afinal, a vida é uma correria. Agora, como priorizar o estudo em relação a família e amigos? Somos seres sociais e a manutenção destes laços afetivos é fundamental para nossa saúde e equilíbrio emocional. Então, se você for uma pessoa "normal", entendendo aqui "normal" como aquele que está junto com a maioria na curva, a leitura foi a grande sacrificada para que possamos trocar afetos com pais, cônjuges, filhos e amigos
Ok, Lannes, entendi, mas o que a Revista tem a ver com tudo isso?
Sim, tem muito a ver.
Como vi que a maioria das pessoas não pode se dar ao luxo de passar horas a fio dentro de uma biblioteca explorando um determinado autor e seguindo suas sugestões nas referências bibliográficas, pensei em criar um veículo onde pudéssemos ter a essência de vários temas, diluídos em doses palatáveis, possíveis de serem incluídas em nossas agendas já tão sufocadas. Textos de alta qualidade, disponíveis em textos que levam de 5 a 15 minutos de leitura, podem ser absorvidos pelo profissional que trabalha o dia todo, se desloca e quer ter qualidade de vida junto à família.
Precisamos limitar nossas fontes por uma questão de praticidade e saúde mental.
Parece estranho falar em limitar fontes, mas na prática é o que torna viável que informação se torne conhecimento e que este formate nossas ações. Como nosso grande foco é gerar ação que resulte em resultados, seja em nossa vida pessoal ou profissional, um mote razoável é "estude o suficiente para fazer o que precisa ser feito com a qualidade que deseja". Um segundo poderia ser "atualize-se o suficiente para manter-se no padrão que escolheu e até avançar um pouco".
A Revista Coaching Brasil, nestes oito anos e 101 edições (em out de 2021, ocasião desata postagem) trouxe 96 temas distintos em seus dossiês, além de centenas de artigos em 20 colunas.
Então, ter a Revista Coaching Brasil como uma de suas fontes preferenciais de informação, é uma decisão que te economiza tempo de pesquisa e também poupa tempo no consumo dos conteúdos. Falando ainda em economia, no financeiro representa apenas R$ 0,86 por dia. Depois dessa, só assinando.... e lendo.
Foi um prazer ter você acompanhando este texto até aqui, e espero que tenha feito sentido para você, pois tornar a sua vida mais plena e produtiva através da expansão dos seus horizontes é minha missão aqui. Espero estar desempenhando bem.
Então, se você é novo por aqui, e ainda não tem um cadastro grátis conosco, clique aqui para fazer sua assinatura PREMIUM.
Se já foi assinante ou já tem um cadastro grátis, clique aqui e coloque o mesmo email de sua conta atual na Revista. Em seguida, o sistema verá que seu email já está cadastrado e pedirá sua senha. Na sequência, você verá seu cadastro. Confira e atualize com o máximo de informações. Essencial colocar um celular com Whatsapp, caso nossa comunicação por email falhe.
Prossiga até a parte de pagamento, que é por recorrência mensal, no valor de R$25,90 gerido através do Paypal.
É interessante verificar se seu cartão de crédito colocado no Paypal ainda é o seu preferencial e se está dentro da validade. Para verificar clique aqui.
Um grande abraço,
Luciano Lannes
Editor