revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Busca

Encontrei 2758 resultados.

Trauma e Memória: Como eventos nos impactam e alteram a forma de perceber e se desenvolver no mundo

Para parte da população mundial, o dia 11 de setembro de 2001 ficou para sempre gravado na memória. Não se lembra o que houve nesse dia? Foi o dia do ataque às torres gêmeas nos Estados Unidos. Para muitos, uma memória extremamente traumática que mudou inclusive de forma muito concreta como países e diferentes culturas se relacionam. Para uma parte da população, é um dia para... leia mais

16 minutos

Supervisão em Coaching e o “The Manifesto for Supervision”

A Supervisão em Coaching tem sido considerada como um recurso eficaz  e potente que apoia e estimula o contínuo desenvolvimento do Coach Executivo e Empresarial (EE) bem como o  aperfeiçoamento de sua prática. Supervisão em coaching pode ser entendida como um processo que vai além da mera aprendizagem informacional (Kegan, 1994). Além de acrescentar novos conhecimentos,... leia mais

23 minutos

Humanizar a comunicação: reivindicar e pesquisar práticas comunicativas humanizadas

“[Comunicar] trata-se de fazer o outro chegar perto da emoção e da força do vivido.” Ciro Marcondes Filho (2019, p. 26) Quando observamos a circulação do termo “comunicação” acompanhado de adjetivos que reforçam suas qualidades subjacentes, entendemos que pode haver uma ponta de denúncia e outra de reivindicação. Denúncia de uma comunicação mecânica, automática e... leia mais

14 minutos

Coaching em Educação: O papel do Coach

“Coaching permite que as práticas atuais sejam ampliadas e refinadas e os que as preconizam para a educação apoiam-se nas evidências das pesquisas para ressaltar como coaching eleva os  resultados dos estudantes e acentua o desenvolvimento profissional” R. Lofthouse e T. Hollweck (2021) Como lembra Whitmore (2004, p.18) “coaching não é simplesmente uma técnica a ser... leia mais

22 minutos

MENTORING

OrigensA palavra “Mentor” vem do gre­go e lembra a lendária figura do fiel escravo, de mesmo nome, a quem Ulisses entregou a edu­cação do seu filho Telêmaco, ao partir para a Guerra de Tróia. Os termos “Tutor” e “Preceptor” também são usados. Por exem­plo, Aristóteles foi Preceptor de Alexandre Magno na juventude. José Bonifácio foi Tutor de D. Pe­dro II na... leia mais

22 minutos