revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

SUPERVISÃO EM COACHING - QUEM PRECISA??? - leia nas edições 35 e 36

Luciano Santos Lannes Por Luciano Santos Lannes em 03/05/2016

A Revista Coaching Brasil, desde sua edição número 1, traz uma seção intitulada "Um outro olhar", que tem por finalidade trazer, realmente, um olhar distanciado dos padrões do coach, sobre um caso por ele apresentado. Um coach experiente analisa e faz algumas provocações no sentido de ampliar a visão do coach sobre aspectos que podem ter passado despercebidos, ou procurar evidenciar uma limitação de percepção do coach sobre o cenário todo.

Isto é uma simplificação da Supervisão, que julgamos importante estar presente em nossas edições por agregar profunda experiência aos leitores.

Em nossas edições 35 e 36, de 2016, tratamos este desafiador tema da Supervisão. Pouco conhecida e quase nada praticada no Brasil, a supervisão é um elemento essencial para o desenvolvimento do coach que busca a excelência.

Desta forma, construímos duas edições para tratar do tema, sem qualquer pretensão de esgotá-lo. São 8 artigos sensacionais, profundos, didáticos, onde autores realmente conhecedores e experientes compartilham seu conhecimento e experiência conosco. Há muito o que se falar sobre isto.

Na Psicologia, por exemplo, a prática da supervisão é corriqueira e considerada normal pelos psicólogos. Ela fez parte de suas formações acadêmicas. Já na sociedade, no senso comum, uma pessoa que busca uma terapia “tem problemas”. Não faz parte de nossa cultura buscar um apoio na terapia para elaborar questões internas mais profundas. Só em último caso.

No caso do Coaching, o caso é parecido. Como a grande maioria dos profissionais formados não são psicólogos e poucas formações tratam e praticam a supervisão, procurar uma supervisão, para boa parte das pessoas, significa admitir que não está dando conta do recado.

Ledo engano. Para trazer mais luz ao que significa Supervisão, sua aplicação, sua dimensão, seus métodos, seu embasamento, é que construímos estas duas edições.

Selecionei para sua leitura, um artigo da edição 35, assinado por Ana Cristina Lessa Simões, que traz uma riqueza de informações sobre o tema. Nesta edição, temos ainda um artigo de Rosa Krausz e outro de Yara Leal. Na edição 36 temos mais cinco artigos para aprofundar ainda mais esta jornada.

Deixe seu comentário abaixo para sabermos como este post e o artigo foram úteis para você.

Boa leitura e até breve,

Luciano Lannes
Editor


Veja mais:

UMA REVISTA FEITA PARA QUEM TEM TEMPO PARA LER

Se você estranhou o título deste post, e já acha que não é para você pois não tem tempo, calma que no final da leitura tudo vai ficar claro.   Nós, da Revista Coaching Brasil, somos produtores de conteúdo em uma época onde o que não falta na internet e nas livrarias é… conteúdo. Este fenômeno do excesso de conteúdo tem causado uma série de... leia mais

Outubro 2019
5 minutos

O QUE FAZ UM COACH, CONSCIENTE?

Uma pergunta interessante em tempos em que o Coaching é tão falado, comentado e com a imagem tão abalada. Trazemos a figura do “consciente”, que ao longo do texto você compreenderá a origem, para diferenciá-lo do “picareta”. Para que você possa ter mais elementos nesta análise, liberei três edições na íntegra para leitura. A edição 8 de janeiro de 2014 com a chamada... leia mais

Setembro 2019
10 minutos

QUEM PRECISA DE COACHING?

Antes de pensarmos em “quem precisa de Coaching”, é interessante lembrarmos os conceitos de Coaching. Para Timothy Gallwey: “Coaching é uma relação de parceria que revela/ liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas …” Na edição número 1 da Revista Coaching Brasil, cuja matéria de... leia mais

Julho 2019
2 minutos

QUANTO TEMPO DURA UM PROCESSO DE COACHING?

Extrato do artigo de Danilo Prado na edição 3 da Revista Coaching Brasil. Assinantes tem acesso completo a este e a todos os outros artigos. Tenha uma excelente leitura. ………Normalmente os coaches trabalham com 10 encontros, com duração de 60 a 90 minutos cada. Podemos até prorrogar com mais 1 ou 2 encontros, caso seja necessário. O intervalo ideal entre os... leia mais

Julho 2019
4 minutos

COMO VOCÊ LIDA COM A MUDANÇA?

Olá, trago um artigo muito interessante, escrito por Elizabeth Cerri, parte do dossiê da edição 10 que trata das mudanças. Um dos maiores desafios do ser humano é lidar com as mudanças. Por vezes ansiamos e trabalhamos por elas, mas quando chegam, as rejeitamos ou ficamos assustados. Parece um contrassenso, mas o desconhecido, por mais promissor que pareça ser, nos traz o desconhecido, e... leia mais

Julho 2019
16 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium