Leia a postagem e no final dela tem um link para o vídeo que a complementa.
Começar a cobrar pelos seus processos de Coaching é um passo importante para sua atuação como coach. Pode acontecer desde o início, mas normalmente passa por atendimentos pro bono, isto é, gratuitos, que tem o objetivo de você treinar, exercitar, errar, aprender e ganhar confiança.
IMPORTANTÍSSIMO:
NO INÍCIO DE SUA CARREIRA TIRE TOTALMENTE O FOCO DE VENDAS, DE LOTAR AGENDA, DE IMPRESSIONAR OS OUTROS.
DEIXE SEU EGO DE FORA DISTO.
Grande segredo deste processo de iniciar a cobrar pelos seus processos: comece a monitorar o quanto você está agregando valor ao seu cliente, pago ou gratuito. Como fazemos isto? Vejamos. Tenha muito claro no início de cada processo qual a agenda, qual a demanda de seu cliente. O que ele ou ela foi buscar de solução, de resultado com seu trabalho. Mas cuidado para não comprar na íntegra a história que seu cliente lhe conta.
Exemplo: imagine que você vá atender um cliente que vem com a seguinte demanda: "quero morar e trabalhar na Austrália".
O primeiro erro seria dizer: "fique tranquilo, com minha ajuda você vai conseguir". "Como assim", você pode estar pensando. "Se ele quer eu vou ajudar". Pois é, no Coaching precisamos verificar as consistências e inconsistências das demandas de nossos clientes. Uma primeira pergunta seria "Por que você quer morar e trabalhar na Austrália?". A resposta à esta pergunta será muito racional e aparentemente convincente. Vamos a uma segunda pergunta: "O que você espera encontrar lá que não encontra aqui?" E, a partir desta investigação você pode descobrir que a pessoa morre de medo de fracassar na frente de amigos e familiares, ou que já teve várias experiências ruins em suas tentativas de negócios ou trabalho e sente-se um fracasso no Brasil. No imaginário dela, tentar um novo começo em um lugar novo, sem referências de fracassos, sem amigos e parentes para vigiar ou criticar pode ser motivador e assegurar o sucesso. Será? Outra pergunta: 'Por que Austrália?". E a resposta pode ser bem racional como: "é um lugar de oportunidades, acolhe bem aqueles que vem de fora, etc." Esta explicação reforça o quebra cabeças que você está montando. Seu coachee está com medo de falhar novamente e quer tentar de novo mas longe de observação e críticas.
Conforme você avança com seu coachee ele/ela verá com nitidez que seu objetivo não tem nada a ver com Austrália, mas sim em procurar trabalhar seus medos, suas frustrações, as críticas pesadas que pode ter recebido, as expectativas e decepção de sua família e amigos. Quando tomar consciência disto, seu foco poderá mudar totalmente para enfrentar seus reais desafios, e mudar para a Austrália, sem rever sua inteligência emocional, suas competências, modelos mentais, ações, processos e resultados, de nada valerá pois a maior probabilidade é que repita os resultados do Brasil na Austrália.
Neste exemplo, seu cliente sentiu na pele o valor que teve conversar com você. Reviu totalmente suas metas e aproveitou o processo para explorar suas emoções, medos e, traçar novos planos, complementando suas competências para, não assegurar, o que é impossível, mas para maximizar suas chances de sucesso. Encarar resultados apenas como resultados, descolados de rótulos como SUCESSO e FRACASSO.
Quando você sente que está contribuindo com seus clientes em seu desenvolvimento, você está agregando valor, e ai sim você pode e deve cobrar pelos seus processos.
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