revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Qual obstáculo te impede de avançar?

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 17/04/2018

Talvez você já tenha se feito as seguintes perguntas:

"Por que não consigo avançar? O que me impede de realizar aquilo que sinto que tenho condições de fazer?"

Muitas vezes nos sentimos imobilizados, como se estivéssemos afundados até a cintura em uma areia movediça que nos trava, que nos impede de avançar e, pior, quanto mais nos movimentamos, mais afundamos. Nesta situação, a melhor opção é parar, não mexer mais. Quando não mexemos, nada acontece, mas, pelo menos, não afundamos mais. Esta situação de marasmo nos angustia, e ficamos a procurar uma saída.

Lembro de um famoso conto de Mulla Nasrudin:

Um vizinho encontrou Nasrudin de joelhos procurando alguma coisa.
– “O que você perdeu?”
– “Minha chave”, disse Nasrudin.
O outro homem ajoelhou-se e pôs-se a procurar com ele. Passados alguns minutos, ele perguntou:
– “Onde a deixou cair?”
–“Em casa.”
– “Então por que, em nome de Deus, está procurando a chave aqui fora?”
– “Porque aqui tem mais luz.”

Assim também fazemos quando ficamos a buscar fora de nós as soluções e respostas que se encontram dentro. E é aí que entra o Coaching, como um instrumento para fazer esta transição do fora para dentro, do tomar consciência de que temos as respostas, ou que podemos construí-las. Mas para que este movimento ocorra, é preciso o resgate da consciência de quem somos e do poder que temos.

Existe uma passagem escrita por Marianne Williamson em seu livro, "O Retorno ao Amor", de 1992, que ficou muito famosa.

Nosso maior medo não é sermos inadequados. Nosso maior medo é não saber que nós somos poderosos, além do que podemos imaginar. É a nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos assusta. Nós nos perguntamos: “Quem sou eu para ser brilhante, lindo, talentoso, fabuloso?”. Na verdade, quem é você para não ser?

Sim, o que procuramos lá fora com tanto empenho e dedicação, normalmente está dentro de nós. Assim como a força e o poder que procuramos para realizar nossos sonhos, nossos projetos, também estão.

Deste modo, vemos que precisamos, por mais estranho que possa parecer, tomar posse do poder que já temos. E esta tomada de posse vem do despertar da consciência de que possuímos uma enorme riqueza interior na forma de experiências, realizações, competências adquiridas e que, muitas vezes não as valorizamos, não as reconhecemos.

Em alguns cursos que ministro, em determinado momento, quando estamos falando sobre autoconhecimento, proponho um exercício muito simples que chamo de "vamos brincar de três". Convido você a fazê-lo agora, enquanto lê. A proposta é que pense e escreva, três coisas (fatos, ideias, aprendizados) para cada item que vou colocar. Vamos lá?

  • Três coisas que aprendi na vida
  • Três qualidades que desenvolvi
  • Três coisas que faço bem
  • Três coisas que me alegram
  • Três coisas que me estimulam
  • Três características pelas quais sou reconhecido e elogiado
  • Três situações onde dei o meu melhor
  • Três momentos de muito orgulho pessoal

Estas são algumas frases. Sinta-se à vontade para acrescentar outras e para compartilhá-las nos comentários abaixo.

Agora vem a segunda parte do exercício. Com esta primeira lista, escrita, em mãos, crie vários momentos para rever esta lista durante os próximos dias e semanas para estender todos os itens até 30.

Sim, 30 coisas que aprendi na vida, 30 qualidades, 30 coisas que faço bem e etc. Imagine que após este processo, que pode levar de uma a 4 semanas, você tenha uma visão mais expandida sobre você mesmo.

Assim, precisamos resgatar nosso poder pessoal, interior, que já está lá. Como coloca Rosa Krausz na apresentação do dossiê sobre Empoderamento da edição 59:

Entendemos que empoderamento é o resultado de um processo interno do Coachee que dispara quando este se sente genuinamente seguro, confiante e apoiado para rever-se, permitir-se ser e agir diferentemente, a abandonar certas crenças a respeito de si, do outro e dos acontecimentos do mundo à sua volta.

É interessante analisar a expressão que ela utiliza "...processo interno do Coachee que dispara quando este se sente genuinamente seguro..."

Desta forma, busque acessar seu poder interior. Empoderamento é isto, tomar posse do que já é seu.

“Quem sou eu para ser brilhante, lindo, talentoso, fabuloso?”
Na verdade, quem é você para não ser?

Veja mais:

Mensagem de Natal

Que neste final de ano possamos refletir sobre um ponto tão importante que é a forma como vemos a mulher, seu trabalho e a maternidade.  Que possamos sentir de forma autêntica nossas emoções e tomemos consciência de nossos estados de ânimo. Que mais do que cuspirmos respostas prontas, possamos desenvolver a arte de perguntar.  Que possamos revisitar nossos valores para afinar... leia mais

Dezembro 2022
4 minutos

Coaching - guia prático para não falar bobagem

O nome completo deste texto é "Coaching - guia prático para não falar bobagem e parar de chamar de Coaching o que não é". Cresce a cada dia o número de artigos, vídeos, podcasts falando sobre o Coaching, ou fazendo citações e comentários. Como é um tema que tem ganhado repercussão, jornalistas de vários veículos da mídia, produtores de conteúdo, influenciadores digitais estão... leia mais

Fevereiro 2022
32 minutos

Você tem perdido muita informação importante ultimamente?

Sem dúvida que sim e eu também.  O resultado?  Uma sensação de impotência e frustração.  A questão que nos aflige é:  "Como ser um bom profissional se mal consigo estudar o que já se sabia sobre minha área, antes de eu aqui chegar, o que dirá acompanhar o que está sendo produzido e despejado nas redes sociais?" Este é o novo dilema do... leia mais

Outubro 2021
8 minutos

Em consideração aos nossos 8 anos peço alguns preciosos minutos de sua atenção

Caros amigos e amigas,  compartilho com vocês, nestes tempos difíceis, uma alegria e uma dúvida em relação ao futuro, e quero dizer que este futuro depende muito de você, que lê este email.  Acredito muito que informação tem um poder transformador. Informação adequadamente processada se torna conhecimento e este colocado em prática e interiorizado, sabedoria. Este é... leia mais

Julho 2021
6 minutos

Os 3 grandes segredos dos coaches bem-sucedidos

Dia desses conversava com alguns amigos da área, que produzem excelentes conteúdos, sobre as características das pessoas que buscam atualização na internet. Sabemos que atualmente temos uma avalanche de conteúdos, seja em textos, áudios ou vídeos. Com este volume massivo de informação as pessoas se sentem perdidas frente a tanta oferta, que acaba ocorrendo uma... leia mais

Julho 2020
9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium