revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A resposta está no autoconhecimento

Luciano Santos Lannes Por Luciano Santos Lannes em 17/09/2018

Você já se viu em uma situação onde não se sentia confortável e que não pertencia àquele momento? No texto de hoje falamos sobre a importância do autoconhecimento e as razões de você provavelmente ainda não ter encontrado o seu caminho.

O autoconhecimento é importante para diversas situações, como viver de maneira mais saudável, criar uma vida com passos que tenham coerência com sua ética e com os seus propósitos, além disso, ele também é importante para criar a base da sua vida profissional.

Para chegar onde quer, o autoconhecimento é imprescindível.  É importante saber que sua história dirá quem você é, seu comportamento, pensamentos e a forte interferência que tem nas suas escolhas e na sua profissão. Muitas das suas atitudes e pensamentos vêm do passado, distante ou próximo, e de influências que você recebeu ao longo da sua trajetória. Você já parou para pensar por que gosta de algo e não do seu oposto? Não responda de forma superficial, a resposta requer uma análise mais complexa do que você imagina.

Após muita reflexão, é preciso saber usar tudo o que te forma a seu favor. Muitas vezes você tenta negar uma característica sua ou algo que faz você ser, exclusivamente, você, e esta pode ser a chave para desencadear o inusitado que tanto procura, como, por exemplo, realizar um sonho que tanto almeja ou criar outro caminho para trilhar.

Se você é uma pessoa que gosta de seguir uma rotina à risca e a sensação de segurança é algo muito importante em sua vida, tem que saber que um trabalho livre sem ter o dia de amanhã programado pode não ser o futuro que te fará feliz. Levamos a vida na correria, no automático, e esquecemos de analisar pequenos detalhes em nós que fazem grandes diferenças no dia a dia. Para tomar uma decisão precisamos ter uma base de argumentos importantes que estão nos levando a tomar as atuais decisões.

Temos que pensar a longo prazo, algo que te fazia feliz ontem, hoje pode não fazer mais parte de você. Já percebeu o quanto mudamos diariamente? Seja opiniões, gostos ou até mesmo sentimentos; ontem você podia estar triste e hoje estar sorrindo verdadeiramente. O autoconhecimento é um processo contínuo e eterno, quanto mais você vive mais conhece seus novos olhares e novas características.

À medida que você se conhece, você é capaz de descobrir a origem de muitos traumas e medos, e a boa notícia é que eles podem ser superados com o acompanhamento de um profissional, um coach ou um psicoterapeuta, a depender da profundidade das questões que precise trabalhar.

O autoconhecimento é essencial para alavancar sua carreira, sendo o principal aliado do Personal Branding. Na edição 64 você aprende mais como usar o autoconhecimento para promover sua imagem com coerência.

Aproveite para fazer download do artigo de Daniela Viek, intitulado “O que não se mede, não se gerencia: Métricas e Práticas para Personal Branding”.

Tenha uma ótima leitura.

Revista Coaching Brasil

Veja mais:

Aqueles nove anos poderiam ter sido seis meses

Muitos já conhecem um pouco de minha história. Trabalhei em uma grande multinacional alemã por 20 anos, antes de sair para montar meu próprio negócio na área de desenvolvimento humano. Aos olhos da família e amigos um exemplo de sucesso e conquistas. Aos olhos de meus pais, em particular, ambos funcionários públicos, a certeza de uma vida segura, estável e feliz. Aos vinte e um anos,... leia mais

Janeiro 2020
12 minutos

UMA REVISTA FEITA PARA QUEM TEM TEMPO PARA LER

Se você estranhou o título deste post, e já acha que não é para você pois não tem tempo, calma que no final da leitura tudo vai ficar claro.   Nós, da Revista Coaching Brasil, somos produtores de conteúdo em uma época onde o que não falta na internet e nas livrarias é… conteúdo. Este fenômeno do excesso de conteúdo tem causado uma série de... leia mais

Outubro 2019
5 minutos

O QUE FAZ UM COACH, CONSCIENTE?

Uma pergunta interessante em tempos em que o Coaching é tão falado, comentado e com a imagem tão abalada. Trazemos a figura do “consciente”, que ao longo do texto você compreenderá a origem, para diferenciá-lo do “picareta”. Para que você possa ter mais elementos nesta análise, liberei três edições na íntegra para leitura. A edição 8 de janeiro de 2014 com a chamada... leia mais

Setembro 2019
10 minutos

QUEM PRECISA DE COACHING?

Antes de pensarmos em “quem precisa de Coaching”, é interessante lembrarmos os conceitos de Coaching. Para Timothy Gallwey: “Coaching é uma relação de parceria que revela/ liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas …” Na edição número 1 da Revista Coaching Brasil, cuja matéria de... leia mais

Julho 2019
2 minutos

QUANTO TEMPO DURA UM PROCESSO DE COACHING?

Extrato do artigo de Danilo Prado na edição 3 da Revista Coaching Brasil. Assinantes tem acesso completo a este e a todos os outros artigos. Tenha uma excelente leitura. ………Normalmente os coaches trabalham com 10 encontros, com duração de 60 a 90 minutos cada. Podemos até prorrogar com mais 1 ou 2 encontros, caso seja necessário. O intervalo ideal entre os... leia mais

Julho 2019
4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium