Você já parou para pensar o que felicidade significa para você? Ou seu significado em geral? Vivemos em um mundo onde a constante de valor material vem crescendo. Ter o último lançamento de smartphone, um carro caro e viajar para a Europa todo ano é o principal significado de felicidade. Até quando as pessoas vão achar que a felicidade vem do ego inflado? Felicidade é algo subjetivo, porém, prático.
A busca da felicidade é um caminho diário que as pessoas trilham procurando apressadamente chegar ao fim e viver esta dádiva até seus últimos segundos de vida. Onde será que se encontra o pote de ouro com a felicidade dentro? Quantos milhões este pote vale? Sinto muito em lhe dizer, mas a resposta para essas perguntas é apenas uma: A felicidade não está à venda.
É difícil acreditar, mas escolhemos o caminho mais complicado para encontrá-la: fugindo dela. Gastamos tanto tempo atrás de um caminho invisível que ignoramos quando a felicidade está a nossa frente. Nos pequenos momentos e nas coisas mais simples. É o clichê que todo mundo cansou de escutar, mas insiste em não perceber.
Outro dia li a história de uma garota norueguesa que conheceu seu atual namorado em uma viagem à Tailândia. No dia em que se conheceram eles sofreram em um acidente de moto. Ela foi levada inconsciente ao hospital e com graves ferimentos. Ela poderia olhar esta história e ver apenas o pior desta situação, mas, ao contar, ela insiste em focar no lado da felicidade. Onde ela conheceu o amor que mudou sua vida positivamente. Apesar de carregar a dor e o sofrimento no processo de recuperação e na memória, ela não esqueceu da felicidade que estava com ela naquela noite e durante os meses de recuperação, e continuaria ao seu lado dali pra frente.
A felicidade não está no fim de nenhum caminho, é ela que compõe o caminho. Basta você parar de correr, e começar caminhar lentamente observando os detalhes e sentindo o aroma do ar. Quando você decide observar, percebe que algumas coisas que atrapalham podem ser retiradas com mais facilidade.
Ela é um caminho simples a ser trilhado. Por mais turbulento que seja, ela sempre está lá, pronta para fazer sorrir. Preste atenção.
Quando você for passar um fim de semana em casa, ou em qualquer lugar, pare de gastar seu tempo pensando e resolvendo problemas. Faça algo que tanto queria fazer, seja descansar ou passear. A felicidade está neste momento com você, não perca a oportunidade de vivê-la.
O que você vai fazer hoje para ser feliz?
Na nossa edição 15, Felicidade, especialistas abordam e discutem sobre este tema profundo. Torne-se um assinante clicando aqui e leia esta edição completa.