Bloqueios estão presentes constantemente em nossas vidas. Eles estão relacionados a diversas questões e suas causas estão intimamente ligadas a sentimentos que temos em relação a determinados cenários que projetamos em nossas mentes. Como eles rodam em segundo plano, às vezes demoramos a perceber sua presença e quando percebemos, não sabemos bem o que fazer. Por isso, viemos esclarecer um pouco mais, quem são, de onde vem, o que são bloqueios e como agir frente a eles.
O motivo pode ser diverso e acaba prejudicando e manifestando-se de várias formas. É difícil lidar com bloqueios principalmente em momentos importantes. Nem todos têm conhecimento que estão passando por bloqueios, às vezes só percebem quando chegam ao extremo. Você anda sentindo a ação de algum possível bloqueio?
Segundo Rosana Rodrigues no artigo O que são bloqueios e como afetam nosso desempenho que escreveu na edição 21, Bloqueios, eles “estão presentes em nossas vidas de diversas formas e vão se instalando através de pensamentos, crenças, valores e experiências que vivemos desde o dia em que nascemos”. Os bloqueios não estão apenas na parte criativa ou no que está acontecendo agora, eles podem surgir do passado. Inclusive, quando vivemos nele esquecendo de viver o presente.
Os bloqueios acontecem quando não estamos no melhor dia, passando por problemas ou até mesmo em uma auto sabotagem de acordo com o que temos que fazer e o porquê. Isso ocorre com todo mundo, inclusive com coaches, o medo, o nervoso, a baixa autoestima entre outros geram um bloqueio que impede a pessoa de agir com pleno potencial. O autoconhecimento é uma das soluções eficazes para acabar com alguns tipos de bloqueios, pois quando você passa a conhecer o que se passa em seu interior consegue achar a solução do que te prende.
Cuidado, ter um sentimento excessivo como tristeza, raiva e até mesmo alegria também é causa que pode interferir e acabar prejudicando. É importante saber controlar os excessos para não causar falta de foco ou até vitimização, por exemplo.
Como vimos, os bloqueios podem ser muito mais profundos e permanecer por anos caso não tratados. É importante prestar atenção para quebrá-los.
Aproveite para tornar-se um assinante e ler a edição 21 completa para aprender mais sobre este tema, como identificar e lidar com seus próprios bloqueios para ser mais atuante, focado e assertivo com seus coachees.