revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

SUSTENTABILIDADE - Leia na edição 49

Luciano Santos Lannes Por Luciano Santos Lannes em 09/06/2017

Olá,

Como produzir mudanças que sejam sustentáveis ao longo do tempo em um processo de Coaching?

Este foi o desafio escolhido por Simone Kramer quando a convidei para coordenar este dossiê. Esta escolha não poderia ter sido mais feliz, pois este é um tema que já a mobilizava na busca de respostas.

Simone fez uma seleção de autoras que trocaram ideias até definirem seis temas para colocar mais luz no caminho da sustentabilidade dos atendimentos de nossos leitores.

Quero compartilhar o texto de apresentação do dossiê escrito por Simone. Aqui ela fala sobre os artigos e temas.

Após seu texto, passo o link para que aqueles que ainda não sejam nossos assinantes possam ler um dos artigos do dossiê. Selecionei o texto da Liana Gus Gomes, com o título “Reflexões sobre um modelo de Mudanças Sustentáveis geradas a partir de um processo de Coaching Executivo.”

Apresentação do Dossiê: Sustentabilidade
Coordenação de Simone Kramer
Psicóloga, Coach Executivo e Empresarial, com formação e certificação da ABRACEM; Didata em Formação pela ABRACEM. simone@coachesassociados.com.br

Quando Lannes, editor da Revista, me convidou para coordenar este dossiê, pediu que sugerisse o tema e logo pensei em Sustentabilidade. Por quê? O Coaching ainda é uma intervenção muito nova e com poucas pesquisas. Sendo assim, várias questões vêm à tona: O quanto, de fato, é possível se atribuir as mudanças adquiridas pelo Coachee ao Processo de Coaching? Que elementos metodológicos podem facilitar ou não estes resultados? Será que a base teórica da metodologia é que faz a diferença? Ou será o Coachee que imprime maior contribuição ao desenvolvimento obtido no processo? Honestamente ainda não tenho claro e por isto convidei profissionais de diferentes orientações para que este assunto seja abordado e, desta forma, tenhamos excelentes reflexões.
Apresentamos, em primeiro lugar, o artigo de Marta Magnus – “Sustentabilidade: o que isso tem a ver comigo?”. Se utilizando da base ontológica, a autora nos convida a olhar nosso papel nas mudanças pelas quais ansiamos.
O segundo artigo, “Reflexões sobre um modelo de Mudanças Sustentáveis geradas a partir de um processo de Coaching Executivo”, de Liana Gus. Sua produção se dá a partir de uma pesquisa e seus resultados publicados no International Journal of Evidence Based Coaching and Mentoring, em junho de 2016, onde Liana traz reflexões sobre os comportamentos que determinam a sustentabilidade da mudança a partir de um processo de Coaching Executivo.
As terceira e quarta visões deste dossiê versam sobre o Coaching como uma intervenção para gerar mudanças sustentáveis. Seja através do artigo de Bibiana Zereu e Fernanda Dalla Coletta – “Coaching para a sustentabilidade do sujeito”, onde apresentam alguns elementos contemporâneos que podem fazer parte do processo, seja como no artigo de Monica Tonial – “Como o coaching ontológico trabalha na perspectiva da sustentabilidade”, demonstrando como os três pilares do processo ontológico podem manter no longo prazo as novas aprendizagens adquiridas.
Simone Furini e Nair Gomes nos trazem, de maneira cirúrgica, elementos para que se estabeleça e se efetive o processo de coaching. A primeira com o artigo: “Vinculação: uma dinâmica que se estabelece e gera sustentabilidade ao processo de Coaching” e a segunda com um elemento mais metodológico: Acompanhamento como fator de sustentabilidade do Processo de Coaching”. 
Independente da metodologia que nos utilizemos para balizar os processos a que nos propomos a conduzir, acredito que uma das maiores contribuições do processo de coaching é ampliar a visão do Coachee. Este dossiê não é diferente. Lentes variadas para a construção de um horizonte amplo diante do universo de possibilidades humanas, considerando a individualidade de cada um.
Desfrutem ao máximo desta experiência.
Uma ótima leitura! 

Desfrute deste dossiê para ampliar suas possibilidades de sucesso em suas intervenções. Para iniciar a leitura do artigo de Liana, clique AQUI.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes
Editor

Veja mais:

Os elefantes rosa na sala e as Constelações Sistêmicas

Em sua apresentação do dossiê da edição 79 da Revista Coaching Brasil, Claudia Miranda Gonçalves, cita: "O que torna as constelações interessantes para o mundo do trabalho e das organizações é a possibilidade que oferecem de ampliar o olhar através da inclusão de aspectos relacionais na análise das situações. As constelações foram mais longe que as planilhas de Excel, ao... leia mais

Dezembro 2019
3 minutos

QUER RESULTADOS? VÁ DEVAGAR! CONHEÇA O SLOW MARKETING

Parece um contrassenso, mas é a pura verdade. A pressa frenética nos deixa malucos, estressados, cansados e não traz resultados positivos. Um marketing agressivo, além de cansar, agride nosso público. Trazemos nesta edição o Slow Marketing, uma filosofia que ajuda você a encontrar o seu equilíbrio e passar a comunicar com seu público de uma forma muito mais harmônica, tranquila e... leia mais

Outubro 2019
2 minutos

UM POUCO MAIS SOBRE DINÂMICAS HUMANAS

Caro leitor, chegou a parte 2 sobre “Dinâmicas Humanas”. Ao todo são 12 artigos que possibilitam aos leitores terem uma excelente noção sobre o que é, como funciona e as aplicações desta metodologia apaixonante. Fátima Lisboa nos trouxe o tema e fez uma coordenação primorosa dos dois dossiês. Leia a apresentação deste dossiê, e o da edição anterior com a primeira... leia mais

Agosto 2019
12 minutos

OS PRIMÓRDIOS DA HUMAN DYNAMICS BRASIL

Para que você, que assina ou segue a Revista Coaching Brasil, comece a compreender melhor do que se trata o tema “Dinâmicas Humanas”, objeto de nossa edição 74, trago um trecho do artigo de Inês Alckmin Fonseca, intitulado “Reconhecendo as dinâmicas de clientes através de seus talentos e dificuldades”. Lembrando que esta é apenas uma pequena parte do artigo, desejando que... leia mais

Julho 2019
5 minutos

VOCÊ CONHECE AS DINÂMICAS HUMANAS?

Caro leitor, é com muito prazer que apresentamos uma abordagem muito interessante para ampliar a compreensão sobre a complexa engenharia do ser humano. Longe de ser ou de se propor como uma forma de encaixar as pessoas em moldes, as Dinâmicas Humanas propõe uma visão única, simples e complexa ao mesmo tempo. Para conhecer melhor, apresentamos duas edições para discutir o tema. Esta, a... leia mais

Julho 2019
11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium