revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

PSICODRAMA E COACHING - Leia na edição 47

Luciano Santos Lannes Por Luciano Santos Lannes em 10/04/2017

É um prazer contar com uma profissional como Andressa Miiashiro para coordenar um dossiê da Revista Coaching Brasil.

Gostaria de compartilhar seu texto de apresentação do dossiê, que trata do Psicodrama, tema que Andressa estuda e se dedica há um bom tempo. Após seu texto, passo o link para que aqueles que ainda não sejam nossos assinantes possam ler um dos artigos do dossiê. Selecionei o texto da própria Andressa, com o título "Coaching com Psicodrama: Uma Jornada do Ser".

Apresentação do Dossiê: Psicodrama
Coordenação de Andressa Miiashiro 
Psicóloga, psicodramatista, psicoterapeuta, coach e facilitadora de grupos
Membro associado da ICF
Meu propósito é despertar o poder de ir além de pessoas e organizações através de relações saudáveis.
andressa@lotustalentos.com.br

Muita alegria em estar aqui!
Em 2013 estive na 4ª edição compartilhando minha história na coluna “Como Comecei”. E hoje, abrir este dossiê com temas pelos quais tenho tanta paixão, na companhia de amigos tão queridos, faz meu coração transbordar de emoção. 
Falar do Psicodrama neste espaço que admiro, no mês em que nós, psicodramatistas, comemoramos seu aniversário, me faz acreditar ainda mais no poder da sincronicidade. Posso dizer que todos os artigos foram escritos com muito carinho. Neste dossiê, falaremos do Psicodrama contemplando suas principais teorias, métodos e técnicas e também apresentaremos a prática através de nossas experiências com o coaching individual e em grupo.
Iniciamos nossa viagem psicodramática com Rosa Lidia Pontes, com o artigo “Psicodrama: Um olhar filosófico, teórico e prático.” Rosa nos traz a história de seu criador, Jacob Levy Moreno. Aqui, somos convidados a conhecer os bastidores e as inspirações de Moreno que  influenciaram na criação do Psicodrama.
Nosso segundo artigo é elaborado por Yvette Betty Datner e Rogério Augusto Cortes. Nele, “A dramatização do Psicodrama em processos de coaching”, é abordada focando o diferencial da dramatização de Moreno de outros tipos de teatralização, por meio de um rico e instigante olhar teórico e prático. 
Chegamos ao meio da nossa caminhada com o artigo “Coaching com Psicodrama: Uma Jornada do Ser”. Falo de espontaneidade e  criatividade, conceito que estará presente por todo o nosso dossiê, por se tratar de um dos eixos do psicodrama. Compartilho um caso de coaching individual, demonstrando o uso do jogo dramático.
Seguimos com o artigo “Coaching com Psicodrama e o uso do Objeto Intermediário (OI)”, com Joceli Drummond, Andréa Claudia de Souza e Marcos Bidart de Novaes. Nosso trio explana como os objetos podem atuar como facilitadores da comunicação e também contribuir para ampliação da visão do coachee no processo do coaching.
Em seguida, nos encontramos com Marcela Lempé e Sandra Tudisco, através do artigo “Tecendo relações: a arte de desenvolver equipes”. Elas trazem importantes conceitos psicodramáticos, e nos presenteiam com dois casos, um focado em coaching com sócios e o outro em coaching de equipe e liderança. 
Encerramos com Andréa Korps Calderon e Gislene Aparecida Germano, com o tema “O Psicodrama e o Coaching, um Encontro pra lá de Criativo”. Aqui encontramos a aventura de duas psicoterapeutas e psicodramatistas no mundo do coaching. Elas contam sua experiência como alunas em uma formação de coaching com a metodologia psicodramática.
Sinto-me honrada e agradecida por poder apresentar pessoas tão queridas, amigos, parceiros, professores e supervisores, pessoas pelas quais sinto gratidão por fazerem parte da minha história.
Desejamos uma ótima leitura e tenha certeza de que estamos muito felizes em estarmos compartilhando todos esses artigos com você!
Andressa Miiashiro

Como pode ver, este dossiê está muito rico e com certeza irá proporcionar uma ampliação de horizontes para você que atua com Coaching.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes
Editor

Veja mais:

Os elefantes rosa na sala e as Constelações Sistêmicas

Em sua apresentação do dossiê da edição 79 da Revista Coaching Brasil, Claudia Miranda Gonçalves, cita: "O que torna as constelações interessantes para o mundo do trabalho e das organizações é a possibilidade que oferecem de ampliar o olhar através da inclusão de aspectos relacionais na análise das situações. As constelações foram mais longe que as planilhas de Excel, ao... leia mais

Dezembro 2019
3 minutos

QUER RESULTADOS? VÁ DEVAGAR! CONHEÇA O SLOW MARKETING

Parece um contrassenso, mas é a pura verdade. A pressa frenética nos deixa malucos, estressados, cansados e não traz resultados positivos. Um marketing agressivo, além de cansar, agride nosso público. Trazemos nesta edição o Slow Marketing, uma filosofia que ajuda você a encontrar o seu equilíbrio e passar a comunicar com seu público de uma forma muito mais harmônica, tranquila e... leia mais

Outubro 2019
2 minutos

UM POUCO MAIS SOBRE DINÂMICAS HUMANAS

Caro leitor, chegou a parte 2 sobre “Dinâmicas Humanas”. Ao todo são 12 artigos que possibilitam aos leitores terem uma excelente noção sobre o que é, como funciona e as aplicações desta metodologia apaixonante. Fátima Lisboa nos trouxe o tema e fez uma coordenação primorosa dos dois dossiês. Leia a apresentação deste dossiê, e o da edição anterior com a primeira... leia mais

Agosto 2019
12 minutos

OS PRIMÓRDIOS DA HUMAN DYNAMICS BRASIL

Para que você, que assina ou segue a Revista Coaching Brasil, comece a compreender melhor do que se trata o tema “Dinâmicas Humanas”, objeto de nossa edição 74, trago um trecho do artigo de Inês Alckmin Fonseca, intitulado “Reconhecendo as dinâmicas de clientes através de seus talentos e dificuldades”. Lembrando que esta é apenas uma pequena parte do artigo, desejando que... leia mais

Julho 2019
5 minutos

VOCÊ CONHECE AS DINÂMICAS HUMANAS?

Caro leitor, é com muito prazer que apresentamos uma abordagem muito interessante para ampliar a compreensão sobre a complexa engenharia do ser humano. Longe de ser ou de se propor como uma forma de encaixar as pessoas em moldes, as Dinâmicas Humanas propõe uma visão única, simples e complexa ao mesmo tempo. Para conhecer melhor, apresentamos duas edições para discutir o tema. Esta, a... leia mais

Julho 2019
11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium