revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

PSICODRAMA E COACHING - Leia na edição 47

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 10/04/2017

É um prazer contar com uma profissional como Andressa Miiashiro para coordenar um dossiê da Revista Coaching Brasil.

Gostaria de compartilhar seu texto de apresentação do dossiê, que trata do Psicodrama, tema que Andressa estuda e se dedica há um bom tempo. Após seu texto, passo o link para que aqueles que ainda não sejam nossos assinantes possam ler um dos artigos do dossiê. Selecionei o texto da própria Andressa, com o título "Coaching com Psicodrama: Uma Jornada do Ser".

Apresentação do Dossiê: Psicodrama
Coordenação de Andressa Miiashiro 
Psicóloga, psicodramatista, psicoterapeuta, coach e facilitadora de grupos
Membro associado da ICF
Meu propósito é despertar o poder de ir além de pessoas e organizações através de relações saudáveis.
andressa@lotustalentos.com.br

Muita alegria em estar aqui!
Em 2013 estive na 4ª edição compartilhando minha história na coluna “Como Comecei”. E hoje, abrir este dossiê com temas pelos quais tenho tanta paixão, na companhia de amigos tão queridos, faz meu coração transbordar de emoção. 
Falar do Psicodrama neste espaço que admiro, no mês em que nós, psicodramatistas, comemoramos seu aniversário, me faz acreditar ainda mais no poder da sincronicidade. Posso dizer que todos os artigos foram escritos com muito carinho. Neste dossiê, falaremos do Psicodrama contemplando suas principais teorias, métodos e técnicas e também apresentaremos a prática através de nossas experiências com o coaching individual e em grupo.
Iniciamos nossa viagem psicodramática com Rosa Lidia Pontes, com o artigo “Psicodrama: Um olhar filosófico, teórico e prático.” Rosa nos traz a história de seu criador, Jacob Levy Moreno. Aqui, somos convidados a conhecer os bastidores e as inspirações de Moreno que  influenciaram na criação do Psicodrama.
Nosso segundo artigo é elaborado por Yvette Betty Datner e Rogério Augusto Cortes. Nele, “A dramatização do Psicodrama em processos de coaching”, é abordada focando o diferencial da dramatização de Moreno de outros tipos de teatralização, por meio de um rico e instigante olhar teórico e prático. 
Chegamos ao meio da nossa caminhada com o artigo “Coaching com Psicodrama: Uma Jornada do Ser”. Falo de espontaneidade e  criatividade, conceito que estará presente por todo o nosso dossiê, por se tratar de um dos eixos do psicodrama. Compartilho um caso de coaching individual, demonstrando o uso do jogo dramático.
Seguimos com o artigo “Coaching com Psicodrama e o uso do Objeto Intermediário (OI)”, com Joceli Drummond, Andréa Claudia de Souza e Marcos Bidart de Novaes. Nosso trio explana como os objetos podem atuar como facilitadores da comunicação e também contribuir para ampliação da visão do coachee no processo do coaching.
Em seguida, nos encontramos com Marcela Lempé e Sandra Tudisco, através do artigo “Tecendo relações: a arte de desenvolver equipes”. Elas trazem importantes conceitos psicodramáticos, e nos presenteiam com dois casos, um focado em coaching com sócios e o outro em coaching de equipe e liderança. 
Encerramos com Andréa Korps Calderon e Gislene Aparecida Germano, com o tema “O Psicodrama e o Coaching, um Encontro pra lá de Criativo”. Aqui encontramos a aventura de duas psicoterapeutas e psicodramatistas no mundo do coaching. Elas contam sua experiência como alunas em uma formação de coaching com a metodologia psicodramática.
Sinto-me honrada e agradecida por poder apresentar pessoas tão queridas, amigos, parceiros, professores e supervisores, pessoas pelas quais sinto gratidão por fazerem parte da minha história.
Desejamos uma ótima leitura e tenha certeza de que estamos muito felizes em estarmos compartilhando todos esses artigos com você!
Andressa Miiashiro

Como pode ver, este dossiê está muito rico e com certeza irá proporcionar uma ampliação de horizontes para você que atua com Coaching.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes
Editor

Veja mais:

Cultura é a somatória de valores e comportamento

Falar sobre Cultura Organizacional sempre gera grande interesse principalmente das pessoas que estão envolvidas com o mundo organizacional. A clássica definição de cultura de Edgard Schein é sempre bem-vinda pois é muito completa e esclarecedora.  Segundo ele, Cultura  é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, ao aprender como lidar... leia mais

Setembro 2022
4 minutos

Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes?

Coaches e Mentores, Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes? Como seus clientes estão lidando com o Autocuidado e a Autocompaixão? Em um mundo capitalista focado no resultado a qualquer preço, as pessoas estão sentindo uma pressão imensa, e a maioria não têm encontrado caminhos para harmonizar estas demandas de produtividade com suas... leia mais

Outubro 2021
3 minutos

Planejando uma aposentadoria saudável

"Para viver uma vida abundante todos os outros dias, desde o nascimento até a velhice, precisamos viver o hoje e planejar o amanhã. E mesmo concordando que precisamos viver intensamente o presente, hoje vou escrever sobre a importância de também pensar no futuro. Planejar a tão desejada aposentadoria!"É assim que Daniela MIr, nossa colunista de Finanças inicia seu artigo na edição... leia mais

Dezembro 2020
2 minutos

O Desafio de Mudar

A indicação de leitura de hoje é o artigo de Elizabeth Cerri publicado em nossa edição 10. Clique AQUI para ler este artigo na íntegra. Boa leitura Luciano Lannes Editor ----------------------------------------- Conheça a Revista Coaching Brasil No Instagram acesse nossa Bio @revistacoachingbrasil e no menu, encontre opções para criar conta gratuita e tornar-se assinante... leia mais

Novembro 2020
1 minutos

Os elefantes rosa na sala e as Constelações Sistêmicas

Em sua apresentação do dossiê da edição 79 da Revista Coaching Brasil, Claudia Miranda Gonçalves, cita: "O que torna as constelações interessantes para o mundo do trabalho e das organizações é a possibilidade que oferecem de ampliar o olhar através da inclusão de aspectos relacionais na análise das situações. As constelações foram mais longe que as planilhas de Excel, ao... leia mais

Dezembro 2019
3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium