revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

OS PRIMÓRDIOS DA HUMAN DYNAMICS BRASIL

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 05/07/2019

Para que você, que assina ou segue a Revista Coaching Brasil, comece a compreender melhor do que se trata o tema “Dinâmicas Humanas”, objeto de nossa edição 74, trago um trecho do artigo de Inês Alckmin Fonseca, intitulado “Reconhecendo as dinâmicas de clientes através de seus talentos e dificuldades”.

Lembrando que esta é apenas uma pequena parte do artigo, desejando que esta rápida leitura, possa trazer mais luz


Inês Alckmin Fonseca
Psicóloga Clínica Comportamental
Facilitadora licenciada Human Dynamics International.
Especialista em Terapia de Processos Grupais.
Amante das diferenças Humanas que nos fazem crescer e evoluir.
mariainesmafonseca@hotmail.com
 
Os Primórdios da Human Dynamics Brasil.
Em 1996, li um livro que me trouxe muitas reflexões. Era “Homens são de Marte e mulheres são de Vênus” de John Gray – um autor norte-americano, que descrevia as diferenças comportamentais entre o sexo feminino e masculino e creditava a estas, grande parte dos problemas de relacionamento entre homens e mulheres. Na época aquela explicação me pareceu fazer muito sentido e ainda, desvendar alguns mistérios e conflitos que identificava nas relações pessoais.
Lembro-me como se fosse hoje de ter ido conversar com meu Pai, André Alckmin, que sempre havia sido meu guru para assuntos existenciais e filosóficos, imaginando que lhe apresentaria uma forma muito adequada de interpretar e entender os conflitos interpessoais.
Ao ouvir meu relato animado, ele deu um sorriso largo e afetuoso e me disse que para realmente entender de gente e de seus “jeitos de ser e funcionar” deveria conhecer Dinâmicas Humanas, um trabalho que vinha sendo desenvolvido nos Estados Unidos desde 1979 pela Dra. Sandra Seagal.
Sandra Seagal identificou que cada indivíduo ao falar emite um mesmo tipo de “acorde” para a diferente gama de sons, como se houvesse uma “digital sonora”. Com a continuidade da investigação, foi possível verificar que existiam agrupamentos de “digitais sonoras” – verdadeiras padronagens, em toda a população investigada na pesquisa.
O passo seguinte foi feito através de gravações de vídeo com cada agrupamento de voz, com as pessoas atuando em situações da vida cotidiana.
A pesquisa se abriu para um novo campo, com as gravações em vídeo mostrando outras semelhanças entre os indivíduos do grupo, além da inicial “digital sonora”. Este conjunto de similaridades encontradas no grupo mostrou-se surpreendentemente rico.

Foram identificadas similaridades:

  • na estrutura, no acesso e no conteúdo da memória;
  • na forma como cada agrupamento cuida do tempo;
  • nos agentes estressores;
  • nas formas preferenciais de comunicação;
  • nos processos básicos de aprendizagem;
  • no entendimento e vivência de temas como: respeito, justiça, ordem, carinho, compreensão, cuidado e outros.


Estas observações comportamentais legitimaram o que inicialmente ancorou-se em bases físicas (o som – “digital sonora”) e, constituiu-se em um novo paradigma sobre os processos e modos internos de funcionamento humano.
Conhecer Dinâmicas Humanas nos traz uma orientação diferenciada em relação a outras ferramentas de autoconhecimento. Normalmente, se busca categorizar pessoas, identificando modelos mentais e/ou comportamentais criando julgamentos e avaliações.
Este novo paradigma, busca através de experiencias individuais e grupais identificar como processamos o mundo e que coisas do mundo prefiro colocar minha atenção.

Conhecer estas dimensões tem conduzido pessoas a reconciliar-se consigo mesmas, levando-as a conhecer seu jeito de ser e funcionar – valorizar talentos e fragilidades naturais e descobrir caminhos de crescimento junto àqueles que lhe são parecidos ou muito diferentes.

—————————————————————

Quer ler esta edição na íntegra? Torne-se nosso assinante e invista na sua carreira. Aprenda sobre este tema e muitos outros através de profissionais experientes.

SEJA PREMIUM

Veja mais:

Os elefantes rosa na sala e as Constelações Sistêmicas

Em sua apresentação do dossiê da edição 79 da Revista Coaching Brasil, Claudia Miranda Gonçalves, cita: "O que torna as constelações interessantes para o mundo do trabalho e das organizações é a possibilidade que oferecem de ampliar o olhar através da inclusão de aspectos relacionais na análise das situações. As constelações foram mais longe que as planilhas de Excel, ao... leia mais

Dezembro 2019
3 minutos

QUER RESULTADOS? VÁ DEVAGAR! CONHEÇA O SLOW MARKETING

Parece um contrassenso, mas é a pura verdade. A pressa frenética nos deixa malucos, estressados, cansados e não traz resultados positivos. Um marketing agressivo, além de cansar, agride nosso público. Trazemos nesta edição o Slow Marketing, uma filosofia que ajuda você a encontrar o seu equilíbrio e passar a comunicar com seu público de uma forma muito mais harmônica, tranquila e... leia mais

Outubro 2019
2 minutos

UM POUCO MAIS SOBRE DINÂMICAS HUMANAS

Caro leitor, chegou a parte 2 sobre “Dinâmicas Humanas”. Ao todo são 12 artigos que possibilitam aos leitores terem uma excelente noção sobre o que é, como funciona e as aplicações desta metodologia apaixonante. Fátima Lisboa nos trouxe o tema e fez uma coordenação primorosa dos dois dossiês. Leia a apresentação deste dossiê, e o da edição anterior com a primeira... leia mais

Agosto 2019
12 minutos

VOCÊ CONHECE AS DINÂMICAS HUMANAS?

Caro leitor, é com muito prazer que apresentamos uma abordagem muito interessante para ampliar a compreensão sobre a complexa engenharia do ser humano. Longe de ser ou de se propor como uma forma de encaixar as pessoas em moldes, as Dinâmicas Humanas propõe uma visão única, simples e complexa ao mesmo tempo. Para conhecer melhor, apresentamos duas edições para discutir o tema. Esta, a... leia mais

Julho 2019
11 minutos

CONHEÇA O INNER GAME – O JOGO INTERIOR

Mais uma edição que finalizamos com muito orgulho e alegria, a de número 73. Esta edição marca também nosso sexto aniversário. Nesta edição, tão especial para nós, trazemos o Inner Game, metodologia criada por Tim Galley, que também assina um dos artigos deste dossiê. Tim Gallwey e Inner Game se confundem com a própria história do Coaching moderno. Renato Ricci coordenou este... leia mais

Junho 2019
6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium