revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

NEUROCIÊNCIA - Leia na edição 48

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 11/05/2017

Olá, 

esta edição sobre Neurociência está em nossos planos há muito tempo e agora ela se materializa. Para isto, chamei para coordenar o dossiê, Ines Cozzo, que há muiiiiiiito tempo vem estudando e explorando as fronteiras do conhecimento deste tema. Ines é uma das pessoas mais estudiosas e competentes que tive a oportunidade de conhecer, além de ter influenciado muito positivamente meu início de carreira como consultor.

Quero compartilhar seu texto de apresentação do dossiê. Aqui ela fala sobre os artigos e temas e no vídeo ela apresenta aqueles a quem confiou a escrita dos artigos. Após seu texto, passo o link para que aqueles que ainda não sejam nossos assinantes possam ler um dos artigos do dossiê. Selecionei o texto da própria Inês, com o título "Neurociências (sem frescuras) aplicadas ao Coaching".

Apresentação do Dossiê: Neurociências
Coordenação de Ines Cozzo 
Sócia-fundadora da TAI Consultoria; há mais de 30 anos no mercado de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas; Idealizadora do curso de Gestão Estratégica com Neurociências (com mais de 10 anos); Vice-Presidente da Neurobusiness Association. Palestrante, Consultora e escritora Internacional, Formada em Psicologia (1986), Coautora dos Manuais de T&D, Autora do Livro "Neuroaprendizagem e Inteligência Emocional” e “Abordagens Alternativas em T&D”.
Uma pessoa que acredita que “Saber e não fazer, ainda é não saber”.
falecom@inescozzo.com

NEUROTUDO sim! Porque sem neurologia não existe NADA!
Este dossiê vem em um momento preci(o)so, na minha opinião. E, para mim, receber o convite para coordenar esta edição com foco em Neurociências aplicadas ao Coaching foi como se o Natal tivesse chegado em maio, por assim dizer, um presente.
Estamos vivendo mais um momento histórico que juramos que não merecemos. Bem, eu não tenho nenhuma intenção de argumentar sobre isso. “Tô” no time dos que preferem usar tempo, recursos e inteligência pra fazer acontecer aquilo que pode melhorar a situação. A minha e a de todos!
Minha base, há mais de 30 anos, para fazer isso, tem sido a Neurociência, mesmo quando ela ainda nem era famosa. Sabe por quê? Porque enquanto o objeto foco de estudo e interesse da Psicologia é o indivíduo (do latim indivisível; aquele que não se divide; único), o objeto foco de estudo da Neuropsicologia é o Humano, ou seja, não o que nos diferencia, mas o que nos torna iguais, enquanto espécie: Um cérebro/Sistema nervoso e suas características.
Veja bem, nossa individualidade é fundamental! Trabalhar a gestão da singularidade é a única forma de ser justo e equitativo nas relações. Acontece que existem atalhos para problemas quando conseguimos sensibilizar ou, melhor ainda, tocar a consciência de todas as pessoas que estão, de alguma forma, a serviço dos resultados esperados.
Para conseguir “acessar” não algumas, mas todas as pessoas, só mesmo via neurologia.
Outro ponto importante é que toda transição requer um "X" de mudança. O mercado mudou e ainda está mudando, logo, eu preciso mudar e continuar mudando. O que está ótimo, já que nunca somos mesmo a mesma pessoa. A questão não é mudar ou não, a questão é mudar como e para quê.
O artigo de Huáras Duarte, além de abordar algumas questões sobre mudança, vai nos contar algumas coisas interessantes e úteis sobre neurociências e motivação para mudar.
Aliás, talvez a Neurociência seja, de todas as Ciências Biológicas, a que melhor prova o que disse Peter Ducker quando afirmou que nós, seres humanos, não resistimos à mudança; resistimos a sermos mudados. O que é bem diferente! Por favor, entenda que não resistir à mudança não é o mesmo que mudar facilmente, como explicará a Adriana Fellipelli.
Neurologicamente falando, cada minúscula alteração ou variação de temperatura, luz, postura corporal (e o artigo do Gustavo Carvalho vai abordar exatamente isso), equivale à uma mudança (alteração) em nós de formas que você nem imagina (ainda)! Mudamos o tempo todo! Enquanto as mudanças não afetarem nossa identidade, nem sequer as perceberemos, que dirá resistir a elas.
Quando uma mudança, de alguma forma, for interpretada por mim como ameaça, minha capacidade de responder de forma assertiva e efetiva estará seriamente comprometida. O líder coach precisa entender isso e o artigo do Marco Fabossi trará luz sobre vários aspectos relacionados a essa questão.
Finalmente, no artigo da Adriana Fellipelli, outro ponto de vista e outros aspectos sobre mudança, a mudança de hábitos. Sempre tão desejada e ainda assim, um enorme desafio.
E eu? Bem, eu vou mesmo só brincar de fazer cócegas no seu raciocínio. Pra variar. Pelo menos, eu vou tentar.

Este dossiê traz muito conteúdo rico para que você possa se beneficiar, compreendendo melhor o funcionamento da nossa "cachola" e, desta forma, explorar de forma mais eficiente e eficaz seus conhecimentos, recursos e tempo, maximizando seus resultados.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes
Editor

Veja mais:

Cultura é a somatória de valores e comportamento

Falar sobre Cultura Organizacional sempre gera grande interesse principalmente das pessoas que estão envolvidas com o mundo organizacional. A clássica definição de cultura de Edgard Schein é sempre bem-vinda pois é muito completa e esclarecedora.  Segundo ele, Cultura  é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, ao aprender como lidar... leia mais

Setembro 2022
4 minutos

Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes?

Coaches e Mentores, Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes? Como seus clientes estão lidando com o Autocuidado e a Autocompaixão? Em um mundo capitalista focado no resultado a qualquer preço, as pessoas estão sentindo uma pressão imensa, e a maioria não têm encontrado caminhos para harmonizar estas demandas de produtividade com suas... leia mais

Outubro 2021
3 minutos

Planejando uma aposentadoria saudável

"Para viver uma vida abundante todos os outros dias, desde o nascimento até a velhice, precisamos viver o hoje e planejar o amanhã. E mesmo concordando que precisamos viver intensamente o presente, hoje vou escrever sobre a importância de também pensar no futuro. Planejar a tão desejada aposentadoria!"É assim que Daniela MIr, nossa colunista de Finanças inicia seu artigo na edição... leia mais

Dezembro 2020
2 minutos

O Desafio de Mudar

A indicação de leitura de hoje é o artigo de Elizabeth Cerri publicado em nossa edição 10. Clique AQUI para ler este artigo na íntegra. Boa leitura Luciano Lannes Editor ----------------------------------------- Conheça a Revista Coaching Brasil No Instagram acesse nossa Bio @revistacoachingbrasil e no menu, encontre opções para criar conta gratuita e tornar-se assinante... leia mais

Novembro 2020
1 minutos

Os elefantes rosa na sala e as Constelações Sistêmicas

Em sua apresentação do dossiê da edição 79 da Revista Coaching Brasil, Claudia Miranda Gonçalves, cita: "O que torna as constelações interessantes para o mundo do trabalho e das organizações é a possibilidade que oferecem de ampliar o olhar através da inclusão de aspectos relacionais na análise das situações. As constelações foram mais longe que as planilhas de Excel, ao... leia mais

Dezembro 2019
3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium