revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

CRIANDO UM AMBIENTE SAUDÁVEL PARA OS PENSAMENTOS

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 04/02/2019

THINKING ENVIRONMENT

Nesta edição trazemos mais este tema inovador, com o qual poucos tiveram contato. Trata-se de uma metodologia, que apesar de sua simplicidade não deve ser subestimada na facilidade de implementação, pois demanda uma revisão muito consciente, por parte de quem a utiliza, de seus modelos mentais referentes aos processos de comunicação.

Após a leitura deste dossiê, recomendo a releitura da edição 61 sobre “CNV – Comunicação Não Violenta”.

Fique com a leitura da apresentação do dossiê, coordenado por Steffen Münzner e leia o artigo que ele escreveu intitulado “Contratação no Ambiente para Pensar – mantendo o cérebro em mente”.

Assista também o vídeo da série “Conversa de Coach” que gravei com o Steffen.

Apresentação do Dossiê: Thinking Environment


Coordenação de Steffen Münzner
Coach, consultor e treinador de Thinking Environment e de desenvolvimento integral.
Ajudando a fazer sentido e criar significado.
steffen@munzner.co


A primeira vez que fiz uma sessão de Thinking Environment foi chocante!
Era uma tarde na casa de um amigo que Ana e eu visitávamos na Cidade do Cabo. Falávamos sobre abordagens de transformação pela consciência. “Quer fazer uma sessão de pensamento?” – ele ofereceu. Concordei, pois fiquei curioso para conhecer. Após as instruções, ele me deu 20 minutos para pensar sem interrupção. Foi perturbador e difícil manter o foco no meu pensamento que, em alguns momentos, parecia parar. Ele não me interrompia nem dava conselhos, só me incentivava a continuar pensando. Pela primeira vez entendi o significado do “pensar por si mesmo.”
Com a experiência, fui vendo a beleza e a verdade desse processo. Cada tema pensado, decisão tomada e ações elaboradas me empoderavam de tal maneira que era mais fácil depois implementá-las e monitorá-las.
É uma alegria ver crescer uma comunidade de profissionais de coaching, consultoria, mentoria e facilitadores comprovando o valor de criar um Ambiente para Pensar. Se acreditarmos que a mente que tem o problema também tem a solução, o que nós, coaches, podemos oferecer de melhor para que o cliente possa encontrar por si mesmo a solução?
Thinking Environment é a forma menos intrusiva de coaching que já vi. O cliente é totalmente responsável pelo processo. Nessa edição da Revista Coaching Brasil, vamos tratar dessa abordagem em sua forma mais pura e também quando combinada com outras abordagens de coaching ou trabalhos de grupo.
Minha parceira de vida e colega, Ana, oferece uma visão geral sobre o Thinking Environment e seus Dez Componentes, a partir do que aprendeu bem próxima da fonte original do trabalho.
Trisha Lord, nossa mentora, é membro do Global Faculty do Time to Think, organização global que certifica coaches, consultores e facilitadores ao redor do mundo. Ela descreve uma sessão de pensamento e o poder da pergunta incisiva para remover pressupostos limitadores.
Valter Ribeiro é coach muito experiente e treinador de PNL. Ele descreve como foi sua experiência em uma sessão de pensamento e o que mudou para ele após conhecer o Thinking Environment.
Em meu artigo, dei ênfase à questão da contratação para o coaching em Thinking Environment. Percebemos, com nossa experiência, o que é importante explicar ao cliente para que possa desfrutar da sessão, acessando seu pensamento de forma independente.
Nossa colega Angela Vega dá uma narrativa sobre o que mudou para ela ao incorporar o Thinking Environmentcomo coach e facilitadora. De uma forma bem autêntica, ela descreve várias aplicações e traz uma visão peculiar sobre o Thinking Environment como uma escolha da vida.
Marcelle Xavier oferece a perspectiva do Thinking Environment no trabalho com grupos, mas que pode funcionar também no trabalho individual. Ela compõe com várias abordagens e ressalta o efeito surpreendente da escuta e dos componentes.
Bons pensamentos! Com sincero agradecimento, Steffen Münzner

Quer ler esta edição na íntegra? Torne-se nosso assinante e invista na sua carreira. Aprenda sobre este tema e muitos outros através de profissionais experientes.

Veja mais:

Cultura é a somatória de valores e comportamento

Falar sobre Cultura Organizacional sempre gera grande interesse principalmente das pessoas que estão envolvidas com o mundo organizacional. A clássica definição de cultura de Edgard Schein é sempre bem-vinda pois é muito completa e esclarecedora.  Segundo ele, Cultura  é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, ao aprender como lidar... leia mais

Setembro 2022
4 minutos

Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes?

Coaches e Mentores, Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes? Como seus clientes estão lidando com o Autocuidado e a Autocompaixão? Em um mundo capitalista focado no resultado a qualquer preço, as pessoas estão sentindo uma pressão imensa, e a maioria não têm encontrado caminhos para harmonizar estas demandas de produtividade com suas... leia mais

Outubro 2021
3 minutos

Planejando uma aposentadoria saudável

"Para viver uma vida abundante todos os outros dias, desde o nascimento até a velhice, precisamos viver o hoje e planejar o amanhã. E mesmo concordando que precisamos viver intensamente o presente, hoje vou escrever sobre a importância de também pensar no futuro. Planejar a tão desejada aposentadoria!"É assim que Daniela MIr, nossa colunista de Finanças inicia seu artigo na edição... leia mais

Dezembro 2020
2 minutos

O Desafio de Mudar

A indicação de leitura de hoje é o artigo de Elizabeth Cerri publicado em nossa edição 10. Clique AQUI para ler este artigo na íntegra. Boa leitura Luciano Lannes Editor ----------------------------------------- Conheça a Revista Coaching Brasil No Instagram acesse nossa Bio @revistacoachingbrasil e no menu, encontre opções para criar conta gratuita e tornar-se assinante... leia mais

Novembro 2020
1 minutos

Os elefantes rosa na sala e as Constelações Sistêmicas

Em sua apresentação do dossiê da edição 79 da Revista Coaching Brasil, Claudia Miranda Gonçalves, cita: "O que torna as constelações interessantes para o mundo do trabalho e das organizações é a possibilidade que oferecem de ampliar o olhar através da inclusão de aspectos relacionais na análise das situações. As constelações foram mais longe que as planilhas de Excel, ao... leia mais

Dezembro 2019
3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium