revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

CONHEÇA O INNER GAME – O JOGO INTERIOR

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 03/06/2019

Mais uma edição que finalizamos com muito orgulho e alegria, a de número 73. Esta edição marca também nosso sexto aniversário.

Nesta edição, tão especial para nós, trazemos o Inner Game, metodologia criada por Tim Galley, que também assina um dos artigos deste dossiê.

Tim Gallwey e Inner Game se confundem com a própria história do Coaching moderno.

Renato Ricci coordenou este dossiê, onde também assina um artigo. Leia abaixo a apresentação que Renato preparou sobre este dossiê,

Compartilhamos também de forma aberta, o artigo escrito pelo próprio Tim, intitulado “O Jogo Interior da Vida”.

 Renato Ricci Diretor The Inner Game School Latam & Europa ricci@theinnergameschool.com
 
É com imenso prazer que compartilho nessa edição da Revista Coaching Brasil, os princípios e a essência do The Inner Game – O Jogo interior.
Há mais de 45 anos, Tim Gallwey, então professor de tênis, começou a perceber o quanto os pensamentos que passavam pela cabeça de seus alunos os estavam impedindo de terem foco e resultados positivos. Por meio de experiências intuitivas, ele descobriu dando aulas, uma nova forma de aprender e ensinar, distinta de todas as jamais existentes – o aprender a aprender. Essa metodologia ele denominou, The Inner Game – O Jogo Interior.
Com o sucesso de seu trabalho em quadra de tênis, Tim publicou seu primeiro livro – O Jogo Interior do Tênis. A publicação foi considerada uma verdadeira revolução, porque ao invés de ensinar técnicas de jogo, o livro abordou o lado mental do atleta e fundou as bases da psicologia esportiva. Em pouco tempo o livro virou best seller mundial e um dos mais importantes na área dos esportes. Sua filosofia foi amplamente difundida, sendo aplicada também no eski, no golf e na música.
A partir de meados de 1970, o conceito The Inner Game transcende o mundo esportivo e passa a ser adotado por muitos líderes empresariais e gestores que buscavam melhores formas de gerenciar mudanças e alcançar performance. Empresas como Apple, AT&T, Coca-Cola, IBM, GE implementaram o conceito. Nasce assim, o conceito de Coaching que conhecemos atualmente.
Para enriquecer ainda mais esse tema, convidei autores que além de estudarem com profundidade O Jogo Interior, o vivem no dia-a-dia.
Para começar temos a participação do próprio Tim Gallwey, contando sobre sua jornada  de aprendizados e porque seus conceitos, após quarenta e cinco anos, estão cada vez mais atuais e efetivos dentro das organizações e em cada indivíduo.
Roberta Miranda, é Diretora da The Inner Game Brasil e está comigo desde o início da escola. Ela aborda a importância de termos consciência sobre os fatos que acontecem dentro de cada um de nós e como esses pensamentos e sentimentos afetam as nossas decisões, e a nossa Performance no jogo exterior. Traz também como podemos alcançar Performance, aumentando nossos potenciais e reduzindo as nossas interferências, sendo essas internas ou externas.
Danielli Viana contribui com um olhar voltado para as organizações e o ambiente interno de trabalho. Esse ambiente interno é muito afetado pela qualidade da comunicação com as pessoas com as quais estamos trabalhando. Erick Barcellos com sua formação filosófica e sua experiência na área de comunicação pessoal traz a comunicação pessoal interna como fator decisivo para a nossa relação com o próximo e com o mundo. Denise Lovisaro nos faz pensar e questionar a importância do tempo. E o tempo mais importante é o tempo presente, o instante em que se vive agora.
Costumo dizer que o The Inner Game – O Jogo Interior é uma filosofia baseada em pilares simples, porém profundos. É simples mas não simplória. O Jogo Interior é jogado a cada minuto, por todos nós. Entendermos seu mecanismo nos leva a uma outra dimensão de desenvolvimento.

Quer ler esta edição na íntegra? Torne-se nosso assinante e invista na sua carreira. Aprenda sobre este tema e muitos outros através de profissionais experientes.

Veja mais:

Cultura é a somatória de valores e comportamento

Falar sobre Cultura Organizacional sempre gera grande interesse principalmente das pessoas que estão envolvidas com o mundo organizacional. A clássica definição de cultura de Edgard Schein é sempre bem-vinda pois é muito completa e esclarecedora.  Segundo ele, Cultura  é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, ao aprender como lidar... leia mais

Setembro 2022
4 minutos

Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes?

Coaches e Mentores, Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes? Como seus clientes estão lidando com o Autocuidado e a Autocompaixão? Em um mundo capitalista focado no resultado a qualquer preço, as pessoas estão sentindo uma pressão imensa, e a maioria não têm encontrado caminhos para harmonizar estas demandas de produtividade com suas... leia mais

Outubro 2021
3 minutos

Planejando uma aposentadoria saudável

"Para viver uma vida abundante todos os outros dias, desde o nascimento até a velhice, precisamos viver o hoje e planejar o amanhã. E mesmo concordando que precisamos viver intensamente o presente, hoje vou escrever sobre a importância de também pensar no futuro. Planejar a tão desejada aposentadoria!"É assim que Daniela MIr, nossa colunista de Finanças inicia seu artigo na edição... leia mais

Dezembro 2020
2 minutos

O Desafio de Mudar

A indicação de leitura de hoje é o artigo de Elizabeth Cerri publicado em nossa edição 10. Clique AQUI para ler este artigo na íntegra. Boa leitura Luciano Lannes Editor ----------------------------------------- Conheça a Revista Coaching Brasil No Instagram acesse nossa Bio @revistacoachingbrasil e no menu, encontre opções para criar conta gratuita e tornar-se assinante... leia mais

Novembro 2020
1 minutos

Os elefantes rosa na sala e as Constelações Sistêmicas

Em sua apresentação do dossiê da edição 79 da Revista Coaching Brasil, Claudia Miranda Gonçalves, cita: "O que torna as constelações interessantes para o mundo do trabalho e das organizações é a possibilidade que oferecem de ampliar o olhar através da inclusão de aspectos relacionais na análise das situações. As constelações foram mais longe que as planilhas de Excel, ao... leia mais

Dezembro 2019
3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium