revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A Comunicação Não Violenta (CNV) e sua conexão com o Coaching

Luciano Santos Lannes Por Luciano Santos Lannes em 04/06/2018

O ser humano tornou-se quem é através da linguagem. A grande evolução ocorreu a partir de processos de comunicação mais complexos e elaborados. Nossa comunicação é simbólica, cheia de metáforas, indiretas, cobranças, expectativas atendidas e frustradas. Compreender melhor os padrões dos processos dialógicos criados e sustentados ao longo do tempo nos permite a libertação de antigas amarras que distorcem não somente a comunicação, mas também nossas relações.

A edição 61 traz o tema da CNV - Comunicação Não Violenta, que vem ajudando pessoas ao redor do mundo a olhar com outros olhos o ser humano, a forma como se expressa, principalmente o hiato existente entre o que disse e o que quis dizer.

Debora Gaudencio foi quem, com grande amorosidade e competência, coordenou esta edição. A riqueza e sensibilidade com que Debora e suas convidadas exploraram este tema abrem portas além de janelas, para uma análise mais crítica do que fazemos e quais resultados colhemos com estas ações. Sobre a CNV, Debora diz na apresentação do dossiê:

“A Comunicação Não Violenta é uma abordagem que transforma nosso olhar e traz uma leveza enorme ao diálogo, já que busca um falar e um ouvir com um alto nível de conexão entre os seres humanos. Uma consciência que cria janelas nas quais a dança da linguagem pode fluir.”

Leia abaixo a apresentação do Dossiê escrita por Debora e veja no final desta postagem o link para o artigo escrito por Debora, um dos seis que compõem este dossiê, que disponibilizamos especialmente para você, que ainda não é nosso assinante.

---------------

CNV e Coaching
Coordenação de Debora Gaudencio
Coach e Facilitadora em Transformação de Diálogos com base na CNV
Certified Trainer Candidate pelo Center For NonViolent Communication (CNVC)
Apoia indivíduos a terem relações que os conectem genuinamente uns com os outros.
debora@8coaching.com.br
 
Para abrir esse dossiê, quero trazer um poema que, para mim, reflete com delicadeza toda a essência da Comunicação Não Violenta. Esse poema foi escrito por uma amiga de Marshall Rosenberg, idealizador da CNV:
Palavras são Janelas (ou são paredes) por Ruth Bebermeyer
Sinto-me tão condenada por suas palavras Tão julgada e dispensada. Antes de ir, preciso saber: Foi isso que você quis dizer? Antes que eu me levante em minha defesa, Antes que eu fale com mágoa ou medo, Antes que eu erga aquela muralha de palavras, Responda: eu realmente ouvi isso? Palavras são janelas ou são paredes. Elas nos condenam ou nos libertam. Quando eu falar e quando eu ouvir, Que a luz do amor brilhe através de mim. Há coisas que preciso dizer, Coisas que significam muito para mim. Se minhas palavras não forem claras, Você me ajudará a me libertar? Se pareci menosprezar você, Se você sentiu que não me importei, Tente escutar por entre as minhas palavras Os sentimentos que compartilhamos.
A Comunicação Não Violenta é uma abordagem que transforma nosso olhar e traz uma leveza enorme ao diálogo, já que busca um falar e um ouvir com um alto nível de conexão entre os seres humanos. Uma consciência que cria janelas nas quais a dança da linguagem pode fluir.
Este caminho da não violência nos dá suporte como coaches e ao mesmo tempo apoia o desenvolvimento dos coachees. E, como consequência, nos tornamos, todos, seres humanos cada vez mais empáticos e conectados com a vida. Iremos, ao longo dos artigos, denominar essa pesquisa por simplesmente CNV. A CNV também é chamada em algumas comunidades de Comunicação Compassiva, Comunicação Consciente, Comunicação Autêntica ou ainda, Comunicação para a Paz. Todos esses nomes ilustram bem o processo vivo que é a CNV. Em meus encontros, costumo relacionar a CNV a uma imagem da lemniscata tríade, já que sua atuação se dá em um movimento com 3 dimensões: Transforma a maneira como olho para mim, transforma a maneira como olho para o outro e transforma o ambiente no qual estou inserido. Uma transformação interna que reflete na relação com o outro e com o mundo. Os artigos que compõem esse dossiê trazem, além de toda uma parte conceitual, origem e funcionamento da CNV, suas intersecções com temas pertinentes ao processo de coaching e ao desenvolvimento humano, como Cultura Organizacional, Dinâmicas Humanas, Atenção Centrada na Pessoa, Maternidade e Futuro do Trabalho. 
Na própria elaboração dos artigos, pudemos vivenciar a CNV na prática. Trabalhando de forma colaborativa, apoiando umas às outras em nossas necessidades, expressando o que estava vivo em nós, buscando juntas um bem maior: Uma escrita que transmitisse a alegria de trabalhar em rede. As autoras fazem um agradecimento especial à Fernanda Ribeiro Abrantes, co-fundadora da Eight Rede Colaborativa de Coaches, Gestora e Facilitadora do Impulso Emerge. A Fe tem sido co-autora do nosso viver em rede, com inteireza e verdade.
Mais do que uma abordagem, a CNV tem sido, para cada uma das autoras, um viés importante na condução de seus trabalhos e no cuidado com seus relacionamentos.
Vamos conhecer?
Ótima leitura!

---------------

Tenha uma ótima leitura.

Luciano Lannes
Editor

Veja mais:

Os elefantes rosa na sala e as Constelações Sistêmicas

Em sua apresentação do dossiê da edição 79 da Revista Coaching Brasil, Claudia Miranda Gonçalves, cita: "O que torna as constelações interessantes para o mundo do trabalho e das organizações é a possibilidade que oferecem de ampliar o olhar através da inclusão de aspectos relacionais na análise das situações. As constelações foram mais longe que as planilhas de Excel, ao... leia mais

Dezembro 2019
3 minutos

QUER RESULTADOS? VÁ DEVAGAR! CONHEÇA O SLOW MARKETING

Parece um contrassenso, mas é a pura verdade. A pressa frenética nos deixa malucos, estressados, cansados e não traz resultados positivos. Um marketing agressivo, além de cansar, agride nosso público. Trazemos nesta edição o Slow Marketing, uma filosofia que ajuda você a encontrar o seu equilíbrio e passar a comunicar com seu público de uma forma muito mais harmônica, tranquila e... leia mais

Outubro 2019
2 minutos

UM POUCO MAIS SOBRE DINÂMICAS HUMANAS

Caro leitor, chegou a parte 2 sobre “Dinâmicas Humanas”. Ao todo são 12 artigos que possibilitam aos leitores terem uma excelente noção sobre o que é, como funciona e as aplicações desta metodologia apaixonante. Fátima Lisboa nos trouxe o tema e fez uma coordenação primorosa dos dois dossiês. Leia a apresentação deste dossiê, e o da edição anterior com a primeira... leia mais

Agosto 2019
12 minutos

OS PRIMÓRDIOS DA HUMAN DYNAMICS BRASIL

Para que você, que assina ou segue a Revista Coaching Brasil, comece a compreender melhor do que se trata o tema “Dinâmicas Humanas”, objeto de nossa edição 74, trago um trecho do artigo de Inês Alckmin Fonseca, intitulado “Reconhecendo as dinâmicas de clientes através de seus talentos e dificuldades”. Lembrando que esta é apenas uma pequena parte do artigo, desejando que... leia mais

Julho 2019
5 minutos

VOCÊ CONHECE AS DINÂMICAS HUMANAS?

Caro leitor, é com muito prazer que apresentamos uma abordagem muito interessante para ampliar a compreensão sobre a complexa engenharia do ser humano. Longe de ser ou de se propor como uma forma de encaixar as pessoas em moldes, as Dinâmicas Humanas propõe uma visão única, simples e complexa ao mesmo tempo. Para conhecer melhor, apresentamos duas edições para discutir o tema. Esta, a... leia mais

Julho 2019
11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium