Neste mês de junho de 2021 a Revista Coaching Brasil completa 8 anos.
Foram 8 anos intensos, difíceis, de um sonho de construir uma curadoria de conteúdo de alta qualidade, o que, felizmente, se realizou plenamente. Colecionamos hoje 1301 artigos escritos por 555 autores, ao longo de 98 edições, 97 regulares e uma especial.
Almejava também que a Revista obtivesse o reconhecimento e o respeito e a parceria dos melhores profissionais, e por melhores aqui me refiro aos que tem na formação consistente, no aprimoramento contínuo, na atuação ética, na disponibilidade e amorosidade ao compartilhar e na postura humilde vinda da maturidade.
555 nomes que respeito muito me dizem que isto também foi alcançado.
Embora tenha atuado no mundo organizacional por 20 anos, conhecendo bem os modelos individualistas, egóicos, centrados no poder e status, a minha migração deste mundo para o da consultoria, foi abençoado pelo encontro com os Jogos Cooperativos e com toda uma filosofia de vida que passou a permear meu ser e por extensão meu trabalho.
A Revista Coaching Brasil nasce em 2013, após 13 anos de intenso mergulho no mundo da cooperação, da parceria, do fazer juntos, e não custa muito pensar que minha expectativa (sempre ela), fosse muito elevada em relação a resposta positiva que um mercado tão esculachado, machucado e carente como o do Coaching daria a iniciativa da Revista.
O banho de água fria foi vindo aos poucos, na dissonância entre o discurso e a prática, de pessoas, escolas e organizações.
Foi um reconectar com um mundo fragmentado, composto por ilhas, algumas de saber profundo, outras só de marketing, algumas de muito ego e ainda aquelas de puro oportunismo. Minha opção, e intenção, era navegar neste mar conectando ilhas, pessoas, saberes e oportunidades de expansão da reflexão.
A decepção não é algo que ocorra exatamente com o outro, mas com a expectativa que criamos e nutrimos sobre a ação do outro. Assim, assumo total responsabilidade pelo meu sentimento após estes anos, e adianto que tenho trabalhado sobre este tema com afinco.
Mas e as alegrias? São muitas, e a cada mês se renovam e acumulam.
A cada convite aceito por um(a) autor(a), a cada capa que compomos em parceria com os autores em um encontro no Zoom, a cada nova edição comunicada pelas redes sociais, a cada vídeo que vai ao ar, a cada relato solto, inesperado de alguém que comenta que leu um artigo, e que este lhe foi precioso.
Por vezes, o produtor de conteúdo tem poucos parâmetros para sentir o impacto de seu trabalho sobre seu público. O autor de um livro tem nas vendas o seu maior referencial, o Youtuber nos número de seguidores, e nós no número de assinantes.
Neste aniversário, o presente que queremos ganhar é a sua atenção, alguns minutos do seu tempo, para que na leitura de um texto você possa descobrir algo que não sabia, ampliar a visão sobre algo que já conhecia e, talvez, surpreender-se com uma visão diferente da sua.
Se a sua praia é o “conhece-te a ti mesmo”, o desenvolvimento humano, seja expresso no Coaching, Mentoring ou na Consultoria, queremos ter sua parceria e confiança e sermos um dos seus referenciais quanto a conteúdo.
Sigamos juntos,
Gratidão
Luciano Lannes
editor
Revista Coaching Brasil
www.revistacoachingbrasil.com.br