revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Saiba como são feitas nossas capas - muita arte, envolvimento e amor

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 18/06/2021

Quero compartilhar um pouco sobre a arte envolvida nas capas de nossas edições.

Nestes 8 anos de Revista Coaching Brasil, comemorados neste mês de junho, a arte sempre fez parte de nossas páginas.

Desde 2013, além da capa, todas as páginas são diagramadas e ilustradas com um carinho muito especial. Toda esta arte vem do amigo e parceiro Danilo Scarpa, (www.daniloscarpa.com) que conheci em 2012 quando editei meu primeiro livro, “Equipes e Cooperação - o elo essencial”. Danilo fez da capa até o arquivo final diagramado para a gráfica. Uma belezura.

No ano seguinte, quando a revista nasceu, foi Danilo quem chamei para expressar em arte a identidade visual de nossas capas. O resultado? Já são 98 capas dignas de uma exposição de arte, elogiadas aos quatro cantos.

Sempre fomos eu e ele a pensar e compor as capas pensando na identidade do tema de cada edição. Testávamos ideias, íamos pensando em diversas abordagens até que a obra nascesse.

Assim foi até que na edição 40, de setembro de 2016, surge a figura de coordenação do dossiê, sendo que Káritas Ribas foi a primeira coordenadora de um dossiê. A partir daí, tínhamos mais um ponto de apoio para a troca de ideias para compormos a capa.

Mais quatro anos se passaram, e na edição 87, de setembro de 2020, na edição sobre “O poder da Língua Portuguesa” com o dossiê coordenado pela querida Dulce Soares, tivemos a primeira experiência de compormos uma capa com a participação dos autores do dossiê. Foi uma experiência muito rica, além de transnacional, pois contamos com autores de Brasil, Romênia, Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Angola.

Um grupo de pessoas alinhadas em um objetivo comum, tudo via Zoom, em um processo rico, poderoso, participativo, mais rápido ou mais lento, onde algo surge a partir da participação de cada um, com suas ideias, vivências, histórias, estética e valores.
A sensação de realização, de "Uauuuu", é uma constante ao final de cada processo.

De lá para cá já são dez experiências colaborativas na composição da capa.
Esta semana, fizemos o encontro da capa da edição 98, que abordará o tema do Codesenvolvimento. Foi mais um encontro muito rico, intenso, participativo e muito fluido, que contou com a participação de Christine Napoli, Claudia Gonçalves, Bob Hirsch, Denide Pereira e Karina Colpaert.
Foi tal a sintonia do grupo que decidi aproveitar este encontro para compartilhar com nossos leitores e fãs, o processo de elaboração da capa.

Veja neste vídeo de apenas 4 min, como é elaborada uma capa da Revista Coaching Brasil.

https://youtu.be/xmonbDRiFpc

Embora todos saibamos o poder do grupo, do coletivo, é impossível não se emocionar, e até surpreender-se com os rumos inesperados que o processo toma, quando ganha vida na participação ativa e entrega de cada um.

Assista ao vídeo, deixe um comentário, um LIke, compartilhe em suas redes, passe para os amigos e amigas e, quem sabe, venha ser um leitor de nosso trabalho. Seja mais um assinante e nos apoie a continuar este legado de curadoria de conteúdo diferenciado sobre Desenvolvimento Humano.

Com um afetuoso abraço,
Luciano Lannes
Editor “babão”
Revista Coaching Brasil

Veja mais:
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium