O poeta espanhol Antonio Machado, importante expressão do modernismo, em uma parte de seu poema Cantares, diz:
Caminhante, são tuas pegadas o caminho e nada mais; caminhante, não há caminho, se faz caminho ao andar
Ao andar se faz caminho e ao voltar a vista atrás se vê a senda que nunca se há de voltar a pisar
Caminhante não há caminho senão há marcas no mar…
Aprende-se a ser coach, mentor, líder, no caminho do estudo do Desenvolvimento Humano. Cada mestre, cada colega de curso, cada coachee, cada cliente torna-se um companheiro de jornada que nos ajuda a construir nosso próprio caminho.
Neste caminhar, constante atualização e estar em sintonia com o “estado da arte” é mandatório para todo profissional consciente e responsável. Assim, afie seu machado constantemente.
Várias ações são fundamentais no processo de tornar-se e evoluir como Coach, Mentor, Consultor ou líder:
Cursos de formação e aprimoramento
Muita prática
Supervisão periódica
Estudos e leituras
A Revista Coaching Brasil entra neste quarto item, trazendo mensalmente uma leitura agradável, profunda, reflexiva, que sacode a poeira da rotina e traz elementos distintos para que o profissional questione e aprimore sua prática.
A cada edição trazemos um novo tema que é discutido em um dossiê, construído a várias mãos, sob a coordenação de um(a) coach experiente, que escolhe autores, discute abordagens de forma a trazer ao nosso leitor a melhor experiência.
Além do dossiê temos outras seções com muita informação tais como:
Um outro olhar – uma espécie de supervisão onde um coach experiente avalia casos e situações reais e fictícias mostrando outros olhares e posicionamentos do coach;
Papo Rápido – uma seção com textos curtos para sacudir os neurônios;
Para refletir – textos livres sobre coaching e temas correlatos;
Coaching Executivo – uma coluna dedicada às particularidades do mundo empresarial e do Coaching Executivo;
Eu, cada vez melhor – temas vinculados ao desenvolvimento humano, onde autores contribuem com suas reflexões pessoais para que possamos ser cada vez melhores;
Como comecei – coaches contam como foi seu começo na nova carreira e as flores e espinhos que encontraram pelo caminho.
Para mim foi assim – coachees compartilham suas experiências após um processo de Coaching,
Observatório do Coaching - uma seção muito especial, criada a pedido da grande mestra Rosa Krausz, onde a cada mês ela nos apresenta uma analise em profundidade de um determinado aspecto ou tema, repleto de referências bibliográficas para a continuidade dos estudos.
... e muitas outas....
Uma das mais célebres e poderosas frases do grande psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung diz:
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”
O grande ponto de transição na vida daqueles que adotaram o Coaching como uma profissão, é quando percebem que não se trata apenas de dominar um conjunto de técnicas, aprender a fazer perguntas, ou aplicar testes e assessments. Tornar-se Coach com “C” significa mudar as lentes com as quais observa e interpreta o mundo e as pessoas. É tornar-se um ouvinte tão curioso quanto uma criança frente a algo novo, e cada pessoa é um universo particular e único, a ser explorado sem as certezas e preconceitos de outros mundos.
É passar a reconhecer seus próprios conteúdos, crenças, pensamentos e procurar separar ao máximo o que é seu, do que é do outro, sabendo que a separação nunca será total pois estamos interligados na mesma teia.
O coach, mentor, consultor ou o líder é seu próprio laboratório experimental de sintonia com medos, receios, sonhos, angústias, reconhecimento de limites, superação de desafios e ampliação de consciência.
Nesta jornada, as técnicas e ferramentas vão perdendo importância na medida em que nos tornamos cada vez mais humanos, sensíveis, empáticos e conectados na lágrima, no olhar, na expressão, no que não foi dito e no silêncio.
Com a missão de ajudar o coach a expandir as possibilidades interpretativas frente a novos desafios que seus clientes tragam, somos geradores e disseminadores de conteúdo de alta qualidade.
Nesta linha, a Revista Coaching Brasil, uma publicação digital com periodicidade mensal, tem uma abordagem diferenciada e única no mercado. Temos a facilidade de manter todo nosso conteúdo online, ao contrário das edições impressas. Desta forma, ao fazer sua assinatura anual você tem direito a todas as edições já realizadas, desde junho de 2013, quando começamos. É nossa forma de darmos sentido à nossa missão.
Desenvolva sua carreira com mais segurança agora mesmo
A Revista Coaching Brasil foi pensada tanto para coaches em início de carreira como para aqueles mais experientes.
Ler dicas valiosas de profissionais experientes vai economizar muito o seu tempo.
Trazemos mensalmente conteúdo de alta qualidade, condensado em artigos objetivos que você pode aplicar em seu dia a dia. O tempo médio de leitura dos textos do dossiê é de 12 minutos e os demais de 5 minutos. Economizamos seu tempo de pesquisa, compilação e seleção de material, para que você possa utilizá-lo de forma mais efetiva em seu desenvolvimento, atendimentos e diversão.
Com sua assinatura PREMIUM, você tem direito a ler todo nosso conteúdo, e fazer o download em PDF de cada edição, para referência futura ou impressão.
Revista Coaching Brasil, a revista para quem entende de gente.
Veja as vantagens de tornar-se Assinante Premium