revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

UM POUCO MAIS SOBRE DINÂMICAS HUMANAS

Fátima Lisboa Nascimento Por Fátima Lisboa Nascimento em 05/08/2019

Caro leitor,

chegou a parte 2 sobre “Dinâmicas Humanas”. Ao todo são 12 artigos que possibilitam aos leitores terem uma excelente noção sobre o que é, como funciona e as aplicações desta metodologia apaixonante. Fátima Lisboa nos trouxe o tema e fez uma coordenação primorosa dos dois dossiês.

Leia a apresentação deste dossiê, e o da edição anterior com a primeira parte.

Convidamos os ainda não assinantes a lerem um dos artigos desta edição, escrito por Fátima e Eugênio, intitulado “ESTRESSE – aquele que nos salva de poucas e boas”.

Boa leitura Luciano Lannes Editor

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ – DINÂMICAS HUMANAS – PARTE 2 – EDIÇÃO 75 – AGO 2019

Fátima Lisboa Nascimento
Apaixonada pelas Dinâmicas Humanas e dedicada à sua disseminação há 24 anos. Facilitadora, coach e consultora empresarial. Mestre em Qualidade pela UNICAMP.
“respeitar os diferentes e se encantar com as diferenças é um encontro para além das verdades únicas e ideias de certo e errado.” (inspirado em Rumi)
fatima@solmaiore.com.br
Foi com enorme satisfação que aceitei o desafio de coordenar a elaboração de dois Dossiês de artigos de Dinâmicas Humanas (DH) para a Revista Coaching Brasil a convite do querido Luciano Lannes. Esta edição 75 (ago2019) corresponde ao terceiro Dossiê sob minha coordenação. O primeiro foi de Investigação Apreciativa (edição 69, jan2019) e o segundo, Parte 1 – Dinâmicas Humanas (edições 74, julho 2019).
E como tudo começou? Começou num reencontro delicioso com o Robson Santarém que eu já não via há alguns anos e com o seu convite, na ocasião, para eu escrever um artigo sobre Storytelling e Investigação Apreciativa (Appreciative Inquiry) para a edição 66 (nov 2018).
Na apresentação do Dossiê Parte 1- Dinâmicas Humanas, eu contei um pouco a história das DH, descrevendo valores, significados e emoções, desde os seus primórdios no Brasil, no Mestrado em Qualidade IMECC/UNICAMP. A criação do IAA – Instituto do Aprender Alckmin e dos primeiros grupos de aprendizagem das Dinâmicas Humanas em São Paulo e Campinas (ano de 1995), o curso de extensão em Gestão da Diversidade na Engenharia Mecânica e como ao longo dos anos formos nos aprimorando cada vez mais e fazendo releituras, o que culminou nas nossas próprias metodologias brasileiras de aprendizagem e suas diferentes aplicações.
Por ser um conteúdo fundamentador, contamos com diferentes possibilidades de aplicações e contribuições em todas as áreas que buscam o melhor das inteligências e capacidades humanas na obtenção de resultados mais criativos, saudáveis e efetivos.
No conjunto dos dois Dossiês procuramos apresentar estas múltiplas possibilidades com exemplos de aplicações e formas de aprendizagem e, convidamos um time altamente qualificado e diferenciado para escrever os artigos.
Vale ressaltar que o processo de promover a aprendizagem do tema é um dos grandes diferenciais desta proposta.
O Dossiê Parte 1, que ficou um primor, ofereceu uma visão da aplicação do tema na psicologia, na complementaridade nas equipes, na liderança e cultura organizacional, na nutrição e os fatores causadores de estresse, na delegação de tarefas e no “como” funciona a aprendizagem das dinâmicas humanas.
É com alegria redobrada que apresento a seguir esta edição com a Parte 2 do Dossiê de Dinâmicas Humanas e a finalização do nosso mosaico.
Comunicação no ambiente organizacional: desafios contemporâneos e a contribuição das Dinâmicas Humanas integrada a Logoterapia, por Márcia Regina Frasson e a Maria do Rosário Almeida Rocha, que acumulam cerca de 40 anos de experiência em RH e T.I. Minhas amigas dos primórdios das DH no Brasil e colegas do Mestrado em Qualidade. Somos cocriadoras do IAA e grupo de DH de Campinas.
Desenvolvimento e Mudança de Comportamento com base nas Dinâmicas Humanas integradas à Ontologia da Linguagem, por Eduardo Afonso e Marisa Gimenes, ambos consultores, coaches e empresários há mais de 20 anos. Eu tive o prazer de conviver, aprender e trabalhar junto com Edu por alguns anos, quando nos conhecemos e cocriamos a ELOS – Espiritualidade e Liderança para Organizações Saudáveis nos anos 2000. Conheci a Marisa Gimenes no Mestrado em Qualidade e ela faz parte do grupo de pioneiros do IAA, do DH no Brasil e também cocriadora da ELOS. Por cerca de 10 anos ela foi a minha melhor amiga com a qual eu falava quase todos os dias.
Transição: como pensamos, sentimos e agimos nesse momento? Contribuições das DH integrada a Antroposofia para um mundo VUCA por Lucila Marques, palestrante, escritora e um ser humano incrível que transborda de amor pelo que faz. O encontro com ela trouxe um frescor muito gostoso para esta jornada de aprendizagem e muitas possibilidades e novidades à serem desvendadas.
Dinâmicas Humanas, Performance e Gestão do Conflito baseados nas DH, por Jean E. Pasteur, consultor, professor da HSM e FDC. Na época que trabalhei na WHH/ Antakarana facilitei uma jornada de aprendizagem em DH com a participação do Jean que foi inesquecível. Ele é uma pessoa vibrante. Sinto uma alegria saborosa por nos reencontrarmos novamente para realizar esta obra juntos.
Estresse – como harmonizar/ aproveitar a energia do estresse para potencializar o corpo, a mente, as emoções de forma conjunta e integrada? por Eugênio Pachelli Lacerda e Fátima Lisboa Nascimento. Eugênio é nutricionista com 30 anos em T.I. na carreira anterior. Curioso, sua natureza é de pesquisador incansável na busca de soluções para a manutenção da saúde e qualidade de vida. Praticante do Quarto Caminho de Gurdjief e conhecedor das obras de Ouspensky. Logo foi muito fácil para ele perceber o valor e as potenciais contribuições das DH para a nutrição.
DH em Vendas e Negociações de Alta performance, por Matheus Andretta com experiência de mais de 22 anos na área comercial, linha de frente e liderando grandes equipes e operações de alta complexidade. Matheus é um amigo cativante e trouxe enormes contribuições na nossa jornada de aprendizagem de DH em 2015. Ele integrou o aprendizado em sua experiência desenvolvendo um esquema para potencializar os relacionamentos durante os processos de vendas e negociação.
Agradeço aos autores acima de coração pelos belíssimos artigos apresentados. Foi uma satisfação trabalhar com cada um de vocês, apoiá-los e saborear as leituras.
Além dos autores do presente Dossiê reitero meus agradecimentos aos autores do Dossiê, parte 1: Maria Inês Alckmin, Carlos H C Cardoso, Eduardo Malta, Sérgio Salazar, Eugênio P Lacerda e Celso Capovilla.
Viva! Produzimos uma obra com 12 artigos sobre Dinâmicas Humanas. Missão cumprida. Que esta dedicação possa se reverter em bons frutos para cada um de nós e para toda a sociedade.
E agora? Como escrever este último parágrafo? Ufa, me deu até um calor. Olhos marejados. Lágrimas escorrem na face. Respira Respira …
Foram dois meses intensos, permeados por desafios de VIDA de diversas ordens e interações repletas de significados, valores e emoções. Eu reativei contatos com muitas pessoas até identificar os autores para esta obra. Eu tive muitas conversas por telefone, whats app, e-mails e encontros presenciais com várias pessoas queridas e até na festa do aniversário do Salazar eu estava antenada. Falei com algumas pessoas que eu não tinha contato há mais de uma década. Foi muito emocionante mesmo me reaproximar de amigos tão queridos que marcaram a minha trajetória até aqui. De uma certa forma revivi o meu passado e transbordei com todo o carinho que sinto pelas pessoas e pelas histórias que tivemos as bênçãos de viver até aqui. O que mais ouvi das pessoas foi: “que gostoso todo este movimento”, “o céu está em festa”, “que saudades”, “que bom revisitar todos estes conteúdos”.
Estou bem feliz e curiosa para ver como ficará a publicação oficial depois de embalada com a beleza, a sensibilidade e o toque de magia da equipe da Revista Coaching Brasil. Certamente será mais uma obra de arte.
Aos leitores, desejo o prazer das boas reflexões e dos novos e valorosos aprendizados. Que esta obra possa de alguma maneira tocar seus corações e fazer diferenças em suas vidas.
Fátima

Quer ler esta edição na íntegra? Torne-se nosso assinante e invista na sua carreira. Aprenda sobre este tema e muitos outros através de profissionais experientes.

Quero me tornar Premium

Veja mais:

Cultura é a somatória de valores e comportamento

Falar sobre Cultura Organizacional sempre gera grande interesse principalmente das pessoas que estão envolvidas com o mundo organizacional. A clássica definição de cultura de Edgard Schein é sempre bem-vinda pois é muito completa e esclarecedora.  Segundo ele, Cultura  é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, ao aprender como lidar... leia mais

Setembro 2022
4 minutos

Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes?

Coaches e Mentores, Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes? Como seus clientes estão lidando com o Autocuidado e a Autocompaixão? Em um mundo capitalista focado no resultado a qualquer preço, as pessoas estão sentindo uma pressão imensa, e a maioria não têm encontrado caminhos para harmonizar estas demandas de produtividade com suas... leia mais

Outubro 2021
3 minutos

Planejando uma aposentadoria saudável

"Para viver uma vida abundante todos os outros dias, desde o nascimento até a velhice, precisamos viver o hoje e planejar o amanhã. E mesmo concordando que precisamos viver intensamente o presente, hoje vou escrever sobre a importância de também pensar no futuro. Planejar a tão desejada aposentadoria!"É assim que Daniela MIr, nossa colunista de Finanças inicia seu artigo na edição... leia mais

Dezembro 2020
2 minutos

O Desafio de Mudar

A indicação de leitura de hoje é o artigo de Elizabeth Cerri publicado em nossa edição 10. Clique AQUI para ler este artigo na íntegra. Boa leitura Luciano Lannes Editor ----------------------------------------- Conheça a Revista Coaching Brasil No Instagram acesse nossa Bio @revistacoachingbrasil e no menu, encontre opções para criar conta gratuita e tornar-se assinante... leia mais

Novembro 2020
1 minutos

Os elefantes rosa na sala e as Constelações Sistêmicas

Em sua apresentação do dossiê da edição 79 da Revista Coaching Brasil, Claudia Miranda Gonçalves, cita: "O que torna as constelações interessantes para o mundo do trabalho e das organizações é a possibilidade que oferecem de ampliar o olhar através da inclusão de aspectos relacionais na análise das situações. As constelações foram mais longe que as planilhas de Excel, ao... leia mais

Dezembro 2019
3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium