Nosso Coach João apresenta o seguinte caso:
Meu cliente de coaching executivo tem trazido questões pessoais às sessões de coaching: tem problemas de relacionamento com o filho e com a esposa. Estou bastante desconfortável com a situação, primeiro porque contratamos com a empresa que trabalharíamos temas relacionados à assertividade e segundo porque estou me separando de minha esposa e temo confundir o problema pessoal do cliente com o meu. O que fazer neste caso?
Oi João, é muito interessante o caso que você compartilha, pois proporciona dois caminhos que nos permitem refletir sobre processos de coaching. Um tema que identifico em sua questão diz respeito ao contrato do processo de coaching executivo elaborado entre a organização patrocinadora, o cliente e você. Uma outra questão que você traz é como servir ao seu cliente mesmo quando as questões que ele traz são também difíceis para você. Estas situações são muito comuns a todos nós coaches e em seguida apresento algumas perguntas que podem contribuir para seu processo de coaching.
A primeira questão que me ocorre sobre seu caso, João, é sobre o contrato entre os patrocinadores do processo de coaching, seu cliente e você. Embora muitas organizações tenham profissionais cada vez mais informados e muitas vezes formados em programas de coaching, a atividade coaching ainda é recente e cabe aos coaches profissionais apoiar os envolvidos no processo para o entendimento de como o coaching executivo funciona. Algumas vezes o objetivo acordado para o processo de coaching muda, exatamente porque durante o processo, as reflexões e insights do cliente podem levar a uma mudança de prioridades.