Nosso coach João nos traz o seguinte caso: tenho trabalhado junto aos executivos de uma organização há algum tempo. A empresa é grande, e já conduzi processos de coaching com mais de 10 executivos. Observo que há muito sofrimento nesse lugar e fico angustiado. Sinto que estou com as mãos atadas vendo essa gente atormentada com o trabalho, sem poder fazer nada. O que fazer? Devo falar com o RH?
Caro João, fiquei intrigada com seu relato: você diz que se sente de mãos atadas, que não pode fazer nada diante de seus clientes que sofrem. Parece que você percebe seus clientes como vítimas, pessoas sem escolhas. Ao mesmo tempo, você se posiciona como aquele que deve salvar, resgatar essas pobres almas sofredoras.
Diante de seu questionamento, vale lembrar o que é coaching executivo. Embora existam definições diferentes, há algumas características comuns que elucidam que coaching executivo é um processo de desenvolvimento organizacional (de Haan, Duckworth, Birch, & Jones, 2013), conduzido por um coach profissional via interações individuais junto a líderes de uma organização, visando proporcionar elaboração de sentidos (Stelter, 2019), e a partir daí mudanças de atitude e de ação.