revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

TODO COACH É PICARETA? - Leia na edição 37

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 01/07/2016

Claro que não. Mas você já reparou o número de pessoas que nas redes sociais, em programas de treinamento, palestras, se apresentam como coaches?

E mais, estava reparando em programações de seminários e congressos, sejam online ou presenciais, o número de vezes em que a palavra "Coaching" é citada. Vivemos a era do uso e abuso da técnica, dos termos, da imagem e do referencial positivo que o Coaching construiu em décadas.

Neste cenário de mercado, onde veículos de mídia empresarial como Exame, Melhor, Harvard Business Review, estão estampando em suas capas os problemas causados pela "febre do Coaching", senti ser conveniente que a Revista Coaching Brasil tratasse o tema com a seriedade que sempre pautou nossas edições.

Tal qual um bando de gafanhotos esfomeados, eles, os picaretas, pousaram nos verdes campos semeados por Sócrates e tão cuidadosamente cultivados por tantos práticos e teóricos que dedicaram suas vidas à pesquisa e aprimoramento de algo, que mais do que uma técnica de intervenção, mostra-se como uma filosofia de vida e posicionamento frente a outro ser humano. Com shows motivacionais, e técnicas de marketing digital (muitas que subestimam nossa inteligência), devastam o território do Coaching.

Quem mais ganha nesta onda são aqueles que ensinam como fazer. Sempre foi assim e talvez continue a ser por um bom tempo. - Ensinar a ser próspero - Ensinar a superar crenças limitantes - Ensinar a ser um palestrante de sucesso - Ensinar a ficar rico... e por aí vai a lista que você já deve ter completado com vários outros itens.

Podemos ter o coach picareta "mau" intencionado, e aquele que ficou picareta por deformações (formações simplistas calcadas em um punhado de formulários e testes) e acomodação. No primeiro caso estão os oportunistas de plantão, sempre muito simpáticos, desfilando seu sucesso no Facebook, e que mudam de pasto conforme a grama vai secando. Já podemos ver vários destes abrindo novas frentes, sempre cutucando uma fraqueza humana e um desejo das pessoas de dar algum significado à própria vida. O segundo caso, os que tiveram uma formação simplista, com "manual de perguntas poderosas", kit de formulários, sessões pré formatadas, prometem um processo de sucesso e grande parte das vezes se perdem no caminho. Na melhor das hipóteses, frustram as expectativas do cliente e na pior, o colocam em perigo, ignorando o princípio "First, do no harm", ou seja, não cause danos ao seu cliente e evite que ele possa tomar ações que o coloque em risco.

Na edição 37 da Revista Coaching Brasil discutimos esta questão sob vários pontos de vista.
- O coach aprendiz de feiticeiro - por Felipe Dias
- Qualquer um pode ser coach? - Liana Gus Gomes
- A responsabilidade de ser coach - Ana Paula Peron
- Como o RH deve avaliar um coach - Américo Figueiredo
- Os 7 erros a serem evitados pelo novo coach - Carlla D'Zanna

Te convido a ler um dos artigos de nosso dossiê, “7 erros a serem evitados pelo novo Coach”, onde Carlla D’Zanna aponta os erros mais comuns que os novos, e alguns antigos coaches cometem, e que podem comprometer sua carreira e seus clientes.

Esta é também uma excelente oportunidade para tornar-se nosso assinante e acessar já todo o conteúdo já produzido, 37 edições.

Aproveite!!! ASSINE JÁ 

Boa leitura,

Luciano Lannes
Editor

Veja mais:

Mensagem de Natal

Que neste final de ano possamos refletir sobre um ponto tão importante que é a forma como vemos a mulher, seu trabalho e a maternidade.  Que possamos sentir de forma autêntica nossas emoções e tomemos consciência de nossos estados de ânimo. Que mais do que cuspirmos respostas prontas, possamos desenvolver a arte de perguntar.  Que possamos revisitar nossos valores para afinar... leia mais

Dezembro 2022
4 minutos

Coaching - guia prático para não falar bobagem

O nome completo deste texto é "Coaching - guia prático para não falar bobagem e parar de chamar de Coaching o que não é". Cresce a cada dia o número de artigos, vídeos, podcasts falando sobre o Coaching, ou fazendo citações e comentários. Como é um tema que tem ganhado repercussão, jornalistas de vários veículos da mídia, produtores de conteúdo, influenciadores digitais estão... leia mais

Fevereiro 2022
32 minutos

Você tem perdido muita informação importante ultimamente?

Sem dúvida que sim e eu também.  O resultado?  Uma sensação de impotência e frustração.  A questão que nos aflige é:  "Como ser um bom profissional se mal consigo estudar o que já se sabia sobre minha área, antes de eu aqui chegar, o que dirá acompanhar o que está sendo produzido e despejado nas redes sociais?" Este é o novo dilema do... leia mais

Outubro 2021
8 minutos

Em consideração aos nossos 8 anos peço alguns preciosos minutos de sua atenção

Caros amigos e amigas,  compartilho com vocês, nestes tempos difíceis, uma alegria e uma dúvida em relação ao futuro, e quero dizer que este futuro depende muito de você, que lê este email.  Acredito muito que informação tem um poder transformador. Informação adequadamente processada se torna conhecimento e este colocado em prática e interiorizado, sabedoria. Este é... leia mais

Julho 2021
6 minutos

Os 3 grandes segredos dos coaches bem-sucedidos

Dia desses conversava com alguns amigos da área, que produzem excelentes conteúdos, sobre as características das pessoas que buscam atualização na internet. Sabemos que atualmente temos uma avalanche de conteúdos, seja em textos, áudios ou vídeos. Com este volume massivo de informação as pessoas se sentem perdidas frente a tanta oferta, que acaba ocorrendo uma... leia mais

Julho 2020
9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium