revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

PERSONAL BRANDING - COMO ANDA A GESTÃO DE SUA MARCA?

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 03/09/2018

Estamos cansados de ouvir o discurso de que cada pessoa é um ser único, com sua identidade, competências e sua forma de agregar valor e deixar seu legado. Faz muito sentido pensar na marca pessoal que este ser único constrói durante sua vida, e como fatos, ações, fofocas e posicionamentos afetam fortemente a imagem que uma pessoa tenha no mercado. A marca pessoal de uma pessoa, deve apresentar uma consistência e Danielle Teles em seu artigo deste dossiê com o título “Imagem Pessoal e Profissional: é impossível dissociá-las”, em certo momento diz:

“É necessário pensar na marca pessoal de forma sistêmica e equilibrada, levando em consideração identidade, comportamento, competência, apresentação pessoal e comunicação. São esses aspectos que compõem a imagem, sendo o nosso desafio estar atentos para aprimorar cada um deles. Branding pessoal não tem a ver com a construção de um personagem, pelo contrário, deve ser uma genuína expressão de quem somos. A imagem deve refletir a identidade, os valores e o posicionamento de cada pessoa, sendo transmitidos e reforçados tanto no mundo online quanto offline.”

Hoje, em pleno florescer das mídias digitais, muitos vídeos e exposição, notamos que vários daqueles que almejam ou mesmo são influenciadores, dado o número de seguidores que conquistaram, construíram personagens e, de fato, as pessoas não seguem a pessoa, mas o personagem que ela criou. Para um trabalho de longo prazo, é fundamental que exista credibilidade e esta é conquistada pela credibilidade que por sua vez é fruto da consistência entre quem você é e quem você mostra para o público. 

Leia abaixo a Apresentação do Dossiê por sua coordenadora, Daniela Viek, e vá se aquecendo para mergulhar nos textos que irão expandir seus horizontes sobre este tema. 

Coordenação de Daniela Viek 
Especialista em Personal Branding, Criadora do Método YOU®, CEO da YOUBRAND.Company® (Portugal/Brasil) e Idealizadora do PBEX Experience®.
contato@youbrand.company
 
“Ou você distingue-se ou extingue-se!”
Desde 1997, quando Tom Peters, administrador norte-americano popularizou o tema falando sobre comercializarmos a nós e nossas carreiras como marcas, o PERSONAL BRANDING tem ganhado cada vez mais compreensão e amplitude. Sabe porquê?
Porque estamos na era Human-to-Human, fazemos negócios com pessoas, tudo se trata de estabelecer confiança. Por exemplo, você não colocaria seu corpo nas mãos de um cirurgião que não confia, certo? Compraria um carro de um vendedor em que não confia? Namoraria ou casaria com alguém que não lhe gerasse confiança? Tenho certeza que respondeu ‘não’ para todas as minhas perguntas. Então porque você acha que seu cliente fará negócios com você se não confiar em você? Ou mesmo te convidarem para uma sociedade ou projeto ou qualquer iniciativa que associará seu nome ao de outra pessoa ou instituição?
Para isso, nossa reputação importa, inclusive, ela chega antes de nós aos lugares.
Perceba que você está a ‘um click’ do seu potencial cliente e ‘um click’ de seu concorrente nesta era digital - se não cuidar de sua imagem, as oportunidades se vão muito antes de chegarem e você saber delas.
A competitividade mercadológica tem marcado este mundo VUCA: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo e você precisa estar preparado se quiser fazer parte deste novo contexto e aproveitar as oportunidades.
Falar de Marcas Pessoais é um grande prazer para mim, área na qual me especializei e atuo há anos, por isso, não pensei duas vezes ao receber o convite da Revista Coaching Brasil, para coordenar esta edição especial sobre PERSONAL BRANDING.
Nesta edição, convidei cinco profissionais do mercado nacional e internacional para, junto comigo, passar para você as melhores práticas para a Gestão da sua Marca Pessoal. Os seguintes temas e especialistas esperam por você nas próximas páginas:
- Autoconhecimento é decisivo para a tua Marca Pessoal, por HENRIQUE ALEXANDRE;
- O xeque-mate da proposta de valor e diferenciação, por ALÉSSIA SALUÁRA;
- Posicionamento e estratégias de visibilidade, ganhando autoridade virando influenciador no mercado, por ALEXANDER BAER;
- Imagem Pessoal e Profissional: é impossível dissociá-las, por DANIELLE TELES;
- Cultive seu Capital Relacional: O que você deixa como marca em suas conexões?, por ILANA BERENHOLC;
- O que não se mede, não se gerencia: Métricas e Práticas para Personal Branding, por DANIELA VIEK.
Mais do que uma simples leitura, convido você a refletir como está sua marca pessoal hoje. Como estão seus resultados? Se sua Identidade, Imagem e Reputação estão alinhadas? Lhe convido a refletir sobre suas ações de marketing pessoal, se são consistentes ou se são autopromoção. Como está sua Carreira e seu Negócio?
O Personal Branding pode ser um divisor de águas na vida de qualquer profissional que passa a ter uma estratégia sólida e clara para sua marca pessoal e carreira, e não apenas iniciativas isoladas. Fará com que você conheça e domine os processos e ferramentas de gestão, e se mantiver a constância de suas estratégias para com suas ações no dia a dia, irá muito longe.
Reforço meu convite a você, de mergulhar nesta jornada. Não há mais espaço para coadjuvantes no mercado, você deve ser o protagonista de sua carreira, por isso, você deve dizer ao mercado o que ele deve saber a seu respeito, ou você pode esperar que ele diga qualquer coisa. No entanto, nem sempre será aquilo que você gostaria de ouvir.
Descubra! Desenvolva! Posicione-se! Planeje! Aprimore-se! Conecte-se! Analise!
Projete! Conquiste! Marque!
Que sua Marca Pessoal possa ir além….

Se você é nosso assinante, acesse agora sua assinatura e os artigos deste dossiê na íntegra.

Tenha uma ótima leitura.

Lannes

Veja mais:

Cultura é a somatória de valores e comportamento

Falar sobre Cultura Organizacional sempre gera grande interesse principalmente das pessoas que estão envolvidas com o mundo organizacional. A clássica definição de cultura de Edgard Schein é sempre bem-vinda pois é muito completa e esclarecedora.  Segundo ele, Cultura  é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, ao aprender como lidar... leia mais

Setembro 2022
4 minutos

Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes?

Coaches e Mentores, Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes? Como seus clientes estão lidando com o Autocuidado e a Autocompaixão? Em um mundo capitalista focado no resultado a qualquer preço, as pessoas estão sentindo uma pressão imensa, e a maioria não têm encontrado caminhos para harmonizar estas demandas de produtividade com suas... leia mais

Outubro 2021
3 minutos

Planejando uma aposentadoria saudável

"Para viver uma vida abundante todos os outros dias, desde o nascimento até a velhice, precisamos viver o hoje e planejar o amanhã. E mesmo concordando que precisamos viver intensamente o presente, hoje vou escrever sobre a importância de também pensar no futuro. Planejar a tão desejada aposentadoria!"É assim que Daniela MIr, nossa colunista de Finanças inicia seu artigo na edição... leia mais

Dezembro 2020
2 minutos

O Desafio de Mudar

A indicação de leitura de hoje é o artigo de Elizabeth Cerri publicado em nossa edição 10. Clique AQUI para ler este artigo na íntegra. Boa leitura Luciano Lannes Editor ----------------------------------------- Conheça a Revista Coaching Brasil No Instagram acesse nossa Bio @revistacoachingbrasil e no menu, encontre opções para criar conta gratuita e tornar-se assinante... leia mais

Novembro 2020
1 minutos

Os elefantes rosa na sala e as Constelações Sistêmicas

Em sua apresentação do dossiê da edição 79 da Revista Coaching Brasil, Claudia Miranda Gonçalves, cita: "O que torna as constelações interessantes para o mundo do trabalho e das organizações é a possibilidade que oferecem de ampliar o olhar através da inclusão de aspectos relacionais na análise das situações. As constelações foram mais longe que as planilhas de Excel, ao... leia mais

Dezembro 2019
3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium