revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

FERRAMENTAS NA MEDIDA CERTA - editorial da edição 38

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 07/07/2016

Caro leitor,

com a proposta de explorar os mais diversos caminhos e possibilidades que o Coaching envolve e abarca, vamos agora falar sobre “Ferramentas”.

Base de metodologia para muitos, item opcional para alguns e algo completamente desnecessário para outros, as ferramentas no Coaching podem, como tudo, ser boas ou ruins, prover luz ou deixar nas trevas. Então, a grande questão está em quem as utiliza.

Certas coisas podem ser muito simples ou tremendamente complicadas. Veja o exemplo de Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim. Alquimista suíço que viveu no século XVI, tornou-se conhecido como Paracelso.

De uma de suas famosas frases deriva esta: 

"Todas as substâncias são venenos; não existe uma que não seja veneno. A dose certa diferencia um veneno de um remédio".

Assim, as ferramentas podem ser um belo remédio ou um grande veneno, caso não sejam aplicadas no momento correto, da forma oportuna, com foco no cliente, e não no ego do Coach.

Nossa edição passada falou sobre o Coach Picareta. Via de regra, o Coach picareta se apoia no uso intensivo de ferramentas, formulários, testes, por não ter a senioridade e bagagem de formação para conectar com seu Coachee em um nível profundo. Até do instrumento mais nobre do Coaching, a pergunta, ele traz em seu “arsenal” um manual impresso de perguntas poderosas.

O artigo de Vera Costa traz uma comparação interessante. Ela cita os três níveis de credenciamento da ICF. Coaches que estão no primeiro nível, os mais novos e inexperientes são os que mais usam e abusam das ferramentas e formulários, até porque provêm apoio e segurança. Já no segundo nível, passam a ousar mais, exploram melhor a arte de conectar e perguntar, e não se apoiam tanto nas ferramentas. Já no terceiro nível, quando se atinge a maestria, Vera diz:

- Para tal, é quem está à frente do Coachee que fará a diferença e não precisa de mais nada. Apenas estar lá, inteiro, presente, conectando seu Eu com o Eu do outro, sem formulários.

Para construir esta edição, tratando a matéria com a seriedade e profundidade que merece, convocamos uma seleção de profissionais que respeito muito e cada qual com sua visão, seus pressupostos e experiências, irá nos ajudar a ampliar nossa visão e a provocar nossa reflexão sobre o que estamos fazendo, e o que podemos vir a fazer melhor.

Tenha uma excelente leitura,

Luciano Lannes
Editor

Veja mais:

Mensagem de Natal

Que neste final de ano possamos refletir sobre um ponto tão importante que é a forma como vemos a mulher, seu trabalho e a maternidade.  Que possamos sentir de forma autêntica nossas emoções e tomemos consciência de nossos estados de ânimo. Que mais do que cuspirmos respostas prontas, possamos desenvolver a arte de perguntar.  Que possamos revisitar nossos valores para afinar... leia mais

Dezembro 2022
4 minutos

Coaching - guia prático para não falar bobagem

O nome completo deste texto é "Coaching - guia prático para não falar bobagem e parar de chamar de Coaching o que não é". Cresce a cada dia o número de artigos, vídeos, podcasts falando sobre o Coaching, ou fazendo citações e comentários. Como é um tema que tem ganhado repercussão, jornalistas de vários veículos da mídia, produtores de conteúdo, influenciadores digitais estão... leia mais

Fevereiro 2022
32 minutos

Você tem perdido muita informação importante ultimamente?

Sem dúvida que sim e eu também.  O resultado?  Uma sensação de impotência e frustração.  A questão que nos aflige é:  "Como ser um bom profissional se mal consigo estudar o que já se sabia sobre minha área, antes de eu aqui chegar, o que dirá acompanhar o que está sendo produzido e despejado nas redes sociais?" Este é o novo dilema do... leia mais

Outubro 2021
8 minutos

Em consideração aos nossos 8 anos peço alguns preciosos minutos de sua atenção

Caros amigos e amigas,  compartilho com vocês, nestes tempos difíceis, uma alegria e uma dúvida em relação ao futuro, e quero dizer que este futuro depende muito de você, que lê este email.  Acredito muito que informação tem um poder transformador. Informação adequadamente processada se torna conhecimento e este colocado em prática e interiorizado, sabedoria. Este é... leia mais

Julho 2021
6 minutos

Os 3 grandes segredos dos coaches bem-sucedidos

Dia desses conversava com alguns amigos da área, que produzem excelentes conteúdos, sobre as características das pessoas que buscam atualização na internet. Sabemos que atualmente temos uma avalanche de conteúdos, seja em textos, áudios ou vídeos. Com este volume massivo de informação as pessoas se sentem perdidas frente a tanta oferta, que acaba ocorrendo uma... leia mais

Julho 2020
9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium