revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

COACHING – UMA PARCERIA QUE ENVOLVE CONHECIMENTO, PRÁTICA, ÉTICA E MUITA RESPONSABILIDADE

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 03/07/2019

Nunca antes na história da humanidade tivemos tanta facilidade em acessar informação.

As mídias sociais proporcionam que qualquer pessoa compartilhe ideias, opiniões e conceitos. Entretanto, ao mesmo tempo em que temos contato com muito mais dados e somos bombardeados com emails, videos e e textos diariamente, questionamos a qualidade e a intenção de muitos deles.

Como profissionais da área de Coaching, que tem sido objeto de chacotas e piadas por conta da atuação pouco ou nada ética de alguns, sabemos da responsabilidade que temos quando estamos juntos a um coachee. Nossa missão não é a de obter aplausos por nossa atuação, Tampouco de fazer sessões cativantes ou impressionantes. Nosso trabalho é obter uma profunda conexão com quem compartilha suas dúvidas, obstáculos aparentemente intransponíveis ou mesmo sonhos que pretende alcançar, para cutucar seu potencial criativo, suas razões internas, suas objeções, para que possa vislumbrar novas opções, criar novas alternativas que possam ser testadas. É despertar o prazer de sentir que pode aprender coisas novas, que é autor(a), protagonista, e que tem sim formas de mudar o rumo dos acontecimentos pela sua mudança interior.

Este caminho é o do autoconhecimento, da observação, do não julgamento, do experimento, da mudança de curso.

Parece simples, mas quando tomamos consciência do quanto vivemos no piloto automático, do quanto nos acostumamos com as coisas da forma que são, do quanto nos colocamos como vítimas dos acontecimentos, do passado, dos outros, despertamos para nosso verdadeiro potencial.

Lembro de uma texto de Marianne Williamson  em seu livro “A Return To Love” que me impactou dede a primeira vez que o li:

Nosso maior medo não é sermos inadequados. Nosso maior medo é não saber que nós somos poderosos, além do que podemos imaginar. É a nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos assusta. Nós nos perguntamos: “Quem sou eu para ser brilhante, lindo, talentoso, fabuloso?”. Na verdade, quem é você para não ser? Você é um filho de Deus. Você, pensando pequeno, não ajuda o mundo. Não há nenhuma bondade em você se diminuir, recuar para que os outros não se sintam inseguros ao seu redor. Todos nós fomos feitos para brilhar, como as crianças brilham. Nós nascemos para manifestar a glória de Deus dentro de nós. Isso não ocorre somente em alguns de nós; mas em todos. Enquanto permitimos que nossa luz brilhe, nós, inconscientemente, damos permissão a outros para fazerem o mesmo. Quando nós nos libertamos do nosso próprio medo, nossa presença automaticamente libertará outros.

Por mais incrível que possa parecer, realmente é a nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos assusta.

No Coaching temos a oportunidade de parceria com uma pessoa para que ela possa vislumbrar esta luz, seu potencial, e criar estratégias de remover as interferências, como diz Tim Gallwey, para permitir que o máximo deste potencial manifeste-se como Performance.

Em termos práticos, isto quer dizer uma vida mais plena, mais focada, mais alinhada, com mais significado.

Para tanto o coach precisa se um profundo estudioso do ser humano, seu “funcionamento”, suas motivações, limitações, crenças e sonhos. Seu maior objeto de pesquisa é ele próprio. Confrontar sua própria luz e sombra, Fazer testes, explorar mares nunca dantes navegados. Mais do que um parceiro de viagem que conhece a teoria, o coach precisa da prática, da vivência. Aplicar em si próprio novas abordagens para sentir o resultado e as possibilidades.

Desta forma, seremos parceiros mais empáticos, eficientes e eficazes, nesta jornada tão rica e única rumo a uma vida melhor, uma vida que valha a pena ser vivida.

Nesta sintonia é que em 2013 idealizei a Revista Coaching Brasil. Um local acolhedor, onde profissionais conscientes pudessem compartilhar suas experiências e saberes com abrangência, leveza e profundidade. Ao longo destes seis anos já colecionamos 949 artigos, escritos por 420 autores, sendo hoje a maior e mais confiável fonte de informação sobre Coaching em língua portuguesa. Como nosso objetivo é o de compartilhar informação para a expansão de saberes e fazeres, nossos assinantes tem acesso irrestrito à todo este conteúdo. Desta forma, a Revista Coaching Brasil é uma parceira de atualização e crescimento de profissionais conscientes do poder e profundidade que a abordagem do Coaching proporciona, disponibilizando novos conteúdos para associar às suas práticas.

Junte-se a nós, faça parte deste grupo diferenciado que investe em seu próprio crescimento para tornar possível o sonho de outros.

Veja condições da ASSINATURA PREMIUM

Grande e afetuoso abraço,

Luciano Lannes Editor

Veja mais:

Mensagem de Natal

Que neste final de ano possamos refletir sobre um ponto tão importante que é a forma como vemos a mulher, seu trabalho e a maternidade.  Que possamos sentir de forma autêntica nossas emoções e tomemos consciência de nossos estados de ânimo. Que mais do que cuspirmos respostas prontas, possamos desenvolver a arte de perguntar.  Que possamos revisitar nossos valores para afinar... leia mais

Dezembro 2022
4 minutos

Coaching - guia prático para não falar bobagem

O nome completo deste texto é "Coaching - guia prático para não falar bobagem e parar de chamar de Coaching o que não é". Cresce a cada dia o número de artigos, vídeos, podcasts falando sobre o Coaching, ou fazendo citações e comentários. Como é um tema que tem ganhado repercussão, jornalistas de vários veículos da mídia, produtores de conteúdo, influenciadores digitais estão... leia mais

Fevereiro 2022
32 minutos

Você tem perdido muita informação importante ultimamente?

Sem dúvida que sim e eu também.  O resultado?  Uma sensação de impotência e frustração.  A questão que nos aflige é:  "Como ser um bom profissional se mal consigo estudar o que já se sabia sobre minha área, antes de eu aqui chegar, o que dirá acompanhar o que está sendo produzido e despejado nas redes sociais?" Este é o novo dilema do... leia mais

Outubro 2021
8 minutos

Em consideração aos nossos 8 anos peço alguns preciosos minutos de sua atenção

Caros amigos e amigas,  compartilho com vocês, nestes tempos difíceis, uma alegria e uma dúvida em relação ao futuro, e quero dizer que este futuro depende muito de você, que lê este email.  Acredito muito que informação tem um poder transformador. Informação adequadamente processada se torna conhecimento e este colocado em prática e interiorizado, sabedoria. Este é... leia mais

Julho 2021
6 minutos

Os 3 grandes segredos dos coaches bem-sucedidos

Dia desses conversava com alguns amigos da área, que produzem excelentes conteúdos, sobre as características das pessoas que buscam atualização na internet. Sabemos que atualmente temos uma avalanche de conteúdos, seja em textos, áudios ou vídeos. Com este volume massivo de informação as pessoas se sentem perdidas frente a tanta oferta, que acaba ocorrendo uma... leia mais

Julho 2020
9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium