revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching e Terapia

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 30/05/2016

Qual a diferença entre Coaching e Terapia?

Esta é uma confusão comum no mercado e as explicações dadas são, por vezes, bizarras. Em primeiro lugar, vale esclarecer alguns pontos. Quando falamos, na sociedade, em terapia, estamos nos referindo, na verdade, à psicoterapia, aquela conduzida por uma pessoa com formação na área da Psicologia.

Porque esta explicação é importante? Porque o Coaching é terapêutico SIM, embora não seja psicoterapêutico. Terapêutico, porque uma pessoa que passa por um processo de Coaching reformula crenças, avalia atitudes, estados emocionais desencadeados por eventos, projeta futuro, investiga barreiras internas que a impedem de alcançar o que busca, etc. Enfim, ela passa por uma transformação sim, em um nível diferente daquele que ocorre na psicoterapia.

Uma explicação comum que várias escolas de Coaching propagam para dizer que Coaching não é Terapia, é que a Terapia olha para o passado e o Coaching olha para o futuro.

No mínimo, esta explicação é excessivamente simplista e perde assim qualquer fundamentação. O Coaching também vai investigar fatos e atos do passado em busca de padrões, de sentidos, que criem uma lógica que possa ser rastreada.

Outros dizem ainda que a Terapia lida com emoções e que o Coaching lida com fatos e metas. Encontramos no mercado coaches que fogem de qualquer tipo de emoção que o coachee traga para a conversa, e voltam a se abrigar na segurança dos fatos e foco na meta. Cabe lembrar que somos seres basicamente emocionais. Uma das melhores formas de fugir da investigação mais profunda do que se passa com o coachee, é o uso e abuso de testes e formulários.

Em nossa edição de número 2, de julho de 2013, Rodrigo Aranha, então Presidente da ICF - Capítulo Regional SP, cargo que voltou a ocupar em 2016, escrevia um artigo sobre "Quem contratar como Coach".  Neste artigo ele estabelecia diferenças entre o Coaching e outras intervenções.

Em relação à Psicoterapia, ele diz:

A terapia lida com a busca de cura para uma dor, disfunção e/ou conflito dentro de um indivíduo ou nos seus relacionamentos. O foco é frequentemente voltado para a resolução de dificuldades decorrentes do passado que prejudicam o funcionamento emocional de um indivíduo no presente e, com isso, alcançar melhorias no funcionamento psicológico em geral para poder lidar com o presente de maneira mais saudável emocionalmente.

Para as definições de Coaching e sua abrangência, veja outra postagem sobre "O que é Coaching".

Traçando um paralelo entre o Coaching e Psicoterapia com um mergulho no mar, enquanto o Coaching trabalha em águas mais rasas, de forma geral, a Psicoterapia leva suas investigações para águas profundas, onde uma pessoa, mesmo com a melhor formação de Coaching, não tem embasamento e elementos para lidar. Isto não quer dizer também que o Coaching restrinja sua ação nos corais rasos de águas cristalinas e peixinhos multicoloridos. Um processo de Coaching pode ser muito profundo, sem invadir terreno que não é do seu domínio.

Como saber a fronteira?

Não existe placa mesmo. A sensibilidade de cada coach, aliada a um contínuo processo de formação continuada, estudos, leituras e, como abordamos em duas edições seguidas, supervisão, reconhecerá que o limite se aproxima. Na prática, sente-se como que um desconforto em pisar em um terreno realmente diferente. Parece que a temperatura muda, a paisagem, o solo, tudo. Não é raro em processos de Coaching bem estruturados, onde o coachee avança profundamente em seu processo reflexivo e de autoconhecimento, e ele mesmo em dado momento dizer "isto é tema para uma terapia".

Um processo de psicoterapia pode correr em paralelo ao processo de Coaching, e isto deve ser acordado entre coach e coachee, em função da questão a ser trabalhada através da psicologia, e se ela de alguma forma trava avanços no Coaching.

Finalmente, emoção é algo que não só pode, mas deve estar presente em um processo de Coaching. Tentar levar um processo estritamente na racionalidade significaria perder a maior parte das informações de que o coachee dispõe: - como ele se sente em relação a cada ponto. Trabalhar emoções é natural, não é preciso ter medo, e elas nos sinalizam para aspectos mais profundos, como valores que estejam sendo atendidos e outros que estejam gritando.

Isto posto, nos resta ver que tanto a Psicologia como o Coaching possuem raízes comuns, qual seja a investigação filosófica, o questionamento de certezas e a curiosidade pela busca de novos horizontes.

Todos buscamos conchinhas, mas em praias diferentes.

Veja mais:

Mensagem de Natal

Que neste final de ano possamos refletir sobre um ponto tão importante que é a forma como vemos a mulher, seu trabalho e a maternidade.  Que possamos sentir de forma autêntica nossas emoções e tomemos consciência de nossos estados de ânimo. Que mais do que cuspirmos respostas prontas, possamos desenvolver a arte de perguntar.  Que possamos revisitar nossos valores para afinar... leia mais

Dezembro 2022
4 minutos

Coaching - guia prático para não falar bobagem

O nome completo deste texto é "Coaching - guia prático para não falar bobagem e parar de chamar de Coaching o que não é". Cresce a cada dia o número de artigos, vídeos, podcasts falando sobre o Coaching, ou fazendo citações e comentários. Como é um tema que tem ganhado repercussão, jornalistas de vários veículos da mídia, produtores de conteúdo, influenciadores digitais estão... leia mais

Fevereiro 2022
32 minutos

Você tem perdido muita informação importante ultimamente?

Sem dúvida que sim e eu também.  O resultado?  Uma sensação de impotência e frustração.  A questão que nos aflige é:  "Como ser um bom profissional se mal consigo estudar o que já se sabia sobre minha área, antes de eu aqui chegar, o que dirá acompanhar o que está sendo produzido e despejado nas redes sociais?" Este é o novo dilema do... leia mais

Outubro 2021
8 minutos

Em consideração aos nossos 8 anos peço alguns preciosos minutos de sua atenção

Caros amigos e amigas,  compartilho com vocês, nestes tempos difíceis, uma alegria e uma dúvida em relação ao futuro, e quero dizer que este futuro depende muito de você, que lê este email.  Acredito muito que informação tem um poder transformador. Informação adequadamente processada se torna conhecimento e este colocado em prática e interiorizado, sabedoria. Este é... leia mais

Julho 2021
6 minutos

Os 3 grandes segredos dos coaches bem-sucedidos

Dia desses conversava com alguns amigos da área, que produzem excelentes conteúdos, sobre as características das pessoas que buscam atualização na internet. Sabemos que atualmente temos uma avalanche de conteúdos, seja em textos, áudios ou vídeos. Com este volume massivo de informação as pessoas se sentem perdidas frente a tanta oferta, que acaba ocorrendo uma... leia mais

Julho 2020
9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium