revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Saiba como evitar as 3 grandes armadilhas do iniciante

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 28/06/2018

COMECE NO COACHING COM SEGURANÇA

Para quem está iniciando no mundo do Coaching os primeiros atendimentos são um enorme desafio. Sentir a responsabilidade de ter uma pessoa que está compartilhando um problema que a aflige e depositar em você confiança e esperança de surgir uma luz no fim do túnel, pode ser peso enorme.

Existem muitas armadilhas ao longo do caminho e aqui quero abordar três importantes.

1- A armadilha da falta de preparação

Existem duas grandes vertentes no ensino e na prática do Coaching, a primeira é a escola instrumental, cheia de formulários, guia de perguntas e modelos prontos a serem seguidos. Este é o modelo que se encaixa nas formações de massa, pois ficaria inviável trabalhar de outra forma com grandes turmas e pouco tempo. Muitos elementos motivacionais são utilizados ao longo da formação. Fornecem elementos estruturais básicos para um início de atuação mas não preparam para um próximo nível. Tudo bem se sua primeira formação foi neste formato, mas tenha consciência de que após um período de prática e ganho de confiança precisará ir para um próximo patamar, e este se encontra na escola filosófica, baseada no autoconhecimento, autopercepção e na conexão profunda com o coachee. Praticamente não utiliza elementos instrumentais como formulários e assessments, e toda prática baseia-se no desenvolvimento de uma profunda capacidade de ouvir e conectar.

2 - A armadilha de querer palpitar na vida do coachee

 Sem dúvida fomos educados para tentar ajudar aqueles que precisam, e sempre que estamos diante de um problema para o qual julgamos ter a solução, existe uma compulsão de dar uma dica, um conselho, passar nossa experiência, para que, assim, a pessoa também resolva seu problema e viva melhor. Só que um dos princípios básicos do Coaching é a não-diretividade, muito pouco trabalhada na maior parte das escolas instrumentais.

Não-diretividade quer dizer não dirigir o rumo do pensamento e ação de seu coachee, e aí entra a diferença entre perguntas abertas e fechadas. Somos diretivos, por exemplo, quando convidamos uma pessoa para almoçar, perguntamos: “Gostaria de comer carne ou massa?” Com esta pergunta dirigimos a escolha da pessoa para duas opções que pré-selecionamos. Esta é uma pergunta fechada. Uma abordagem não-diretiva seria: “O que você gostaria de comer hoje?” Desta forma, não damos nenhuma dica ou opção, não influenciamos a resposta do outro.

Com esta distinção entre as duas abordagens e mais experiência, é natural que comecemos a criar formas mais elaboradas de burlar o sistema e disfarçar perguntas diretivas em uma roupagem não-diretiva. Veja o exemplo: “Gostaria de comer aqui perto e ir a pé, ou gostaria de ir em outro lugar mais longe de carro?” Parece uma pergunta aberta, pois não citamos nenhuma comida, mas ao considerarmos que o único restaurante perto a pé é um de massas, e que colocamos a distância como algo que toma tempo e dá trabalho, estamos influenciando fortemente a decisão da outra pessoa. E, por vezes, nos pegamos fazendo perguntas ainda mais elaboradas com ações diretivas muito bem escondidas.

A não-diretividade para o coach é um grande divisor de águas em sua atuação, pois, a partir de perguntas abertas, consegue fazer com que o coachee explore de forma mais íntegra suas próprias opções através de um contato legítimo com seus gostos e preferências.

3 - Armadilha de achar que atendimento online é igual ao presencial

Com as facilidades que a tecnologia nos traz não existem mais barreiras para o atendimento – dada a facilidade com que podemos fazer ligações em vídeo via desktop, notebook, tablet ou mesmo celular. Muitos na internet, principalmente aqueles que estão vendendo curso, ebook ou vídeos instrutivos para atendimentos online, vão vender o peixe de acordo com os interesses deles, que é você achar que tudo é uma maravilha e que eles vão evitar que você tenha problemas.

CUIDADO!     O Coaching é uma interação muito profunda entre coach e coachee, é a construção de uma relação de confiança. Para tal, o olho no olho ajuda e muito. Conhecer alguém pessoalmente lhe dá muito mais elementos do que ver parte da pessoa em uma tela. Como a pessoa chega, anda, se apresenta, seu aperto de mão e postura são elementos que ajudam a construir um perfil do coachee. Longe de ser verdade, este perfil vai sendo validado ou desconstruído ao longo dos encontros. Quando estamos online, precisamos estar conscientes de que perdemos muita informação e precisamos compensar e criar outras estratégias de obter mais peças para nosso quebra-cabeças.


Desenvolva sua carreira com mais segurança agora mesmo

A Revista Coaching Brasil foi pensada tanto para coaches em início de carreira como para aqueles mais experientes.

Ler dicas valiosas de profissionais experientes vai economizar muito o seu tempo.

Este é nosso negócio: trazer mensalmente conteúdo de alta qualidade, condensado em artigos objetivos que você pode aplicar em seu dia a dia. O tempo médio de leitura dos textos do dossiê é de 11 minutos e os demais de 5 minutos. Economizamos seu tempo de pesquisa, compilação e seleção de material, para que você possa utilizá-lo de forma mais efetiva em seu desenvolvimento, atendimentos e diversão.

Com sua assinatura anual você tem direito a ler todo nosso conteúdo já produzido.

Veja mais:

Mensagem de Natal

Que neste final de ano possamos refletir sobre um ponto tão importante que é a forma como vemos a mulher, seu trabalho e a maternidade.  Que possamos sentir de forma autêntica nossas emoções e tomemos consciência de nossos estados de ânimo. Que mais do que cuspirmos respostas prontas, possamos desenvolver a arte de perguntar.  Que possamos revisitar nossos valores para afinar... leia mais

Dezembro 2022
4 minutos

Coaching - guia prático para não falar bobagem

O nome completo deste texto é "Coaching - guia prático para não falar bobagem e parar de chamar de Coaching o que não é". Cresce a cada dia o número de artigos, vídeos, podcasts falando sobre o Coaching, ou fazendo citações e comentários. Como é um tema que tem ganhado repercussão, jornalistas de vários veículos da mídia, produtores de conteúdo, influenciadores digitais estão... leia mais

Fevereiro 2022
32 minutos

Você tem perdido muita informação importante ultimamente?

Sem dúvida que sim e eu também.  O resultado?  Uma sensação de impotência e frustração.  A questão que nos aflige é:  "Como ser um bom profissional se mal consigo estudar o que já se sabia sobre minha área, antes de eu aqui chegar, o que dirá acompanhar o que está sendo produzido e despejado nas redes sociais?" Este é o novo dilema do... leia mais

Outubro 2021
8 minutos

Em consideração aos nossos 8 anos peço alguns preciosos minutos de sua atenção

Caros amigos e amigas,  compartilho com vocês, nestes tempos difíceis, uma alegria e uma dúvida em relação ao futuro, e quero dizer que este futuro depende muito de você, que lê este email.  Acredito muito que informação tem um poder transformador. Informação adequadamente processada se torna conhecimento e este colocado em prática e interiorizado, sabedoria. Este é... leia mais

Julho 2021
6 minutos

Os 3 grandes segredos dos coaches bem-sucedidos

Dia desses conversava com alguns amigos da área, que produzem excelentes conteúdos, sobre as características das pessoas que buscam atualização na internet. Sabemos que atualmente temos uma avalanche de conteúdos, seja em textos, áudios ou vídeos. Com este volume massivo de informação as pessoas se sentem perdidas frente a tanta oferta, que acaba ocorrendo uma... leia mais

Julho 2020
9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium