revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #132 - Maio 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Marca Pessoal: Repensando suas Origens e Propondo Novas Bases

O Conceito de marca pessoal, surgido de premissas raramente questionadas e frequentemente aceitas sem crítica, merece uma revisão aprofundada. Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre o que entendemos por marca pessoal, porque necessitamos deste conceito e como ele pode beneficiar tanto a nós quanto às pessoas que auxiliamos em seu desenvolvimento pessoal.

As Origens

A marca pessoal nasceu na cultura norte-americana, como muitos outros conceitos adotados globalmente. Até os anos 90, o termo “marca” estava associado apenas a produtos e serviços. Tom Peters, consultor de negócios e palestrante, foi pioneiro ao aplicar o conceito de marca às pessoas. Em seu conhecido artigo "The Brand Called You" dos anos 90, Peters propôs a ideia no contexto da revolução tecnológica da Internet, desafiando o modelo hierárquico corporativo e enfatizando o valor do indivíduo como o "CEO de sua própria vida".

As Premissas e Fundamentos

Tom Peters utilizou princípios de branding de produtos e serviços para desenvolver sua ideia de marca pessoal. Ele acreditava que uma marca é um "sinal de confiança", e não apenas uma ferramenta de marketing. Segundo Peters, ao entendermos a nós mesmos como um 'produto', podemos identificar o que nos faz ser escolhidos e qual deveria ser nosso slogan.

Os objetivos de Peters para a Marca Pessoal focavam no desenvolvimento do indivíduo, promovendo independência e autonomia por meio de um portfólio de projetos entusiasmantes, ou “projetos UAU!”, como ele se referia a eles. Abaixo temos um exemplo do seu pensamento (Peters, 2000)

“Marca você é uma ideia pragmática, comercial. Tem a ver com sobrevivência quando a merda-bate-no-ventilador-dos-colarinhos-brancos. Mas também tem a ver com oportunidade. E liberação. E definição. (Autodefinição.)

— Isto é: o que eu quero ser?

— O que eu significo?

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A importância da confiança no empreendedorismo

1 - INTRODUÇÃO A confiança desempenha um papel central no mundo do empreendedorismo, servindo como alicerce para relacionamentos bem-sucedidos, colaborações frutíferas e o crescimento sustentável de empreendimentos. Em um cenário onde a incerteza é a única constante, a confiança emerge como uma moeda de valor inestimável. Seja entre empreendedores e investidores, equipes internas ou... leia mais

14 minutos

Assessment para Desenvolvimento de Pessoas e Times: Uma Visão Integral e Dinâmica

Vivemos em um mundo onde somos frequentemente definidos por rótulos e categorizações, sejam pelos outros ou por nós mesmos. Contudo, em nossa consultoria, firmamos o compromisso de ver o ser humano como uma entidade em constante evolução. Os assessments, quando usados de forma sábia, são ferramentas de iluminação, mas nunca de limitação. Todo ser humano é uma tapeçaria complexa de... leia mais

10 minutos

Tocando a Humanidade: Como a Experiência Somática (SE) Transformou Minha Abordagem Profissional"

Como profissionais de desenvolvimento humano em treinamentos, processos de coaching, de mentoring ou mesmo na liderança de times ou como colegas de trabalho tocamos cotidianamente na humanidade das pessoas, às vezes sem nos darmos conta disto, e o fazemos a partir da nossa própria humanidade (às vezes não nos damos conta disto também). No dia a dia podemos não dar a devida atenção a... leia mais

17 minutos

A força invisível chamada cultura organizacional

Há uma panela de pressão no fogo. Aquecida por questões econômicas, geopolíticas, tecnológicas, ambientais e sociais, acelera o tempo de resposta de países, organizações e da sociedade em geral. O barulho assusta, pois há o risco da explosão, mas há também a oportunidade de se fazer um belo caldo, temperado pelas mãos de diversos stakeholders. As macrotendências colocam cada vez... leia mais

9 minutos

É Preciso Reaprender a Comunicar - Comunicação Consciente: uma das mais Importantes Habilidades para um Líder Humano

Comunicar é tornar comum, é compartilhar com o outro o que está na minha cabeça e no meu coração. Quando falamos em liderança, logo lembramos que a maioria das pessoas que ocupam tal posição, nunca receberam um treinamento formal para tal. Alguns passam por um curso com aspectos técnicos da liderança, teorias e modelos, tudo no campo do racional. Poucos, realmente muito poucos,... leia mais

16 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium