revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Você sabe Como Vender Coaching?

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 02/07/2018

Hoje em dia, a oportunidade e a facilidade de vender um produto ficou muito maior com a internet, mas, também, bem mais concorrida. No mundo do Coaching, os novos profissionais acabam correndo risco de tentar lotar suas agendas rapidamente através das vendas nas mídias digitais, onde prometem “turbinar” o desempenho de seus clientes.

A edição 62 aborda o tema “Como Vender Coaching”, onde há uma reflexão sobre vendas aplicadas ao Coaching. Pessoalmente, a preocupação da venda, em se tratando de Coaching, deve ser secundária. O coach deve se preocupar mais com sua formação – mesmo após receber o primeiro diploma – e focar no resultado e dedicação com o coachee – evitando, assim, que ele acabe se prejudicando. Desapegar do ego, colocar o foco no servir e no outro é um bom início para uma carreira de sucesso.

A coordenação do dossiê foi realizada por Simone Kramer, onde reuniu suas convidadas para uma discussão importante sobre os valores e ética do Coaching, em se tratando de vendas. Em sua apresentação do dossiê, traz uma breve reflexão deste processo de vendas pelas redes sociais: “Penso que, diante deste cenário onde ainda tantos questionamentos estejam tão vívidos, mais ainda se torna premente que tenhamos espaço para compartilhar ideias, avaliar opções e fazer escolhas em como nos apresentar para este mercado em franca expansão”.

Leia abaixo a apresentação do dossiê escrita por Simone, e veja no final desta postagem o link para o artigo escrito pela mesma – disponibilizado especialmente para você, que ainda não é nosso assinante.

---------------

Coordenação de Simone Kramer
Psicóloga, Coach Executivo e Empresarial, formação e certificação daABRACEM; Didata pela ABRACEM, Formação pela SBDG, aperfeiçoamento em Coaching de Equipes com John Leary e David Clutterbuck.
simone@coachesassociados.com.br

O convite do Luciano Lannes, editor da Revista, para coordenar este dossiê, veio ao encontro de um desejo muito grande de poder compartilhar minhas reflexões sobre este tema. A venda já esteve muitas vezes presente na minha vida. Quando ainda era criança, montei uma barraquinha para vender revistinhas, os conhecidos gibis, para os pedestres que passavam; no ensino médio desenhava, mandava fazer e vendia malhas, atividade que mantive durante a universidade. Mais tarde, ao ingressar em uma grande empresa, fui designada para atender, como consultora de RH, a Diretoria Comercial e, ao chegar à sala do diretor, meu principal cliente, visualizo atrás de sua cadeira um troféu de melhor vendedor, adornado com duas picaretas cruzadas e presas em uma estrutura de madeira. Compartilho estas vivências para dizer que, de alguma forma, sempre me senti à vontade com a venda e que foi um choque de realidade ao reconhecer o quanto esta imagem do vendedor como um “picareta” permeou o inconsciente coletivo ou mesmo muitas ações conscientes. O que é lamentável. Pois se trata de um processo natural entre pessoas. É o que de fato acontece quando existe uma oferta e uma demanda. Por mais passiva que seja, ainda assim é uma venda.
O tema COMO VENDER COACHING vem em um momento onde este processo encontra inúmeras possibilidades para acontecer. Ainda existe pouco material sobre coaching e menos ainda sobre como vendê-lo. O Coaching se caracteriza como um serviço, mas em qual categoria se enquadra? Saúde, administração, gestão, RH, diferentes possibilidades, entre outros. Ainda consta no código de ética de algumas entidades de classe, principalmente de atividades ditas liberais, que colocar anúncio ofertando trabalho fere o código de ética da atividade. E o que dizer hoje com Facebook, Linkedin, Instagram, as diferentes possibilidades dentro do marketing digital? Estamos fazendo alterações “em pleno voo” porque, certamente, o dinamismo das mudanças é maior e mais rápido que as definições que os conselhos possam propor. Penso que, diante deste cenário onde ainda tantos questionamentos estejam tão vívidos, mais ainda se torna premente que tenhamos espaço para compartilhar ideias, avaliar opções e fazer escolhas em como nos apresentar para este mercado em franca expansão.
Para isto, sigo agradecendo, pois além deste desafio que Lannes propôs, encontrei colegas de atividades que se dispuseram a parar e contribuir com esta edição. Maria Angélica abre este dossiê nos instigando a pensar no que estamos a oferecer, o que no caso do Coaching, somos nós. Premissa que encontra sustentabilidade à medida que isto é coerente com aquilo que cremos. Na sequência, continuamos esta caminhada quase em uma sequência lógica, onde Clenir aborda a importância de identificarmos com o que e quem realmente queremos trabalhar, com o artigo “Quem Somos e Quem São Nossos Clientes”, tema que nos faz mergulhar ainda mais no mundo mercadológico. Mas como não relevar o tamanho das cidades e o quanto isto pode conter variáveis diferenciadas? Ediane nos conta sua experiência com o tema “Como vender em pequenos centros”. Temos consciência de quantas tantas maneiras de vender existem e as tantas variáveis intervenientes, mas nesta edição optamos por falar sobre imagem, com o artigo de Camila – “Divulgação da Imagem – Qual o ponto do equilíbrio?” e também temos o artigo de Dionéia, “A importância do Email Marketing para os profissionais de Coaching”. Concluímos com o meu artigo “Quando o ‘boca a boca’ funciona”.
Após ler todos os artigos, constatei que, ao abordar os diferentes temas, muitas reflexões se perpassam, o que não poderia deixar de ser quando falamos de uma intervenção cujo instrumento é o ser humano pois, afinal, não somos dissociados e assim não terminamos aqui e começamos ali. Nossas ações, ao nos apresentarmos no mercado de Coaching, estão amarradas entre si. Espero que gostem. Uma ótima leitura e excelentes reflexões!

---------------

Tenha uma ótima leitura.

Luciano Lannes
Editor

Veja mais:

Mensagem de Natal

Que neste final de ano possamos refletir sobre um ponto tão importante que é a forma como vemos a mulher, seu trabalho e a maternidade.  Que possamos sentir de forma autêntica nossas emoções e tomemos consciência de nossos estados de ânimo. Que mais do que cuspirmos respostas prontas, possamos desenvolver a arte de perguntar.  Que possamos revisitar nossos valores para afinar... leia mais

Dezembro 2022
4 minutos

Coaching - guia prático para não falar bobagem

O nome completo deste texto é "Coaching - guia prático para não falar bobagem e parar de chamar de Coaching o que não é". Cresce a cada dia o número de artigos, vídeos, podcasts falando sobre o Coaching, ou fazendo citações e comentários. Como é um tema que tem ganhado repercussão, jornalistas de vários veículos da mídia, produtores de conteúdo, influenciadores digitais estão... leia mais

Fevereiro 2022
32 minutos

Você tem perdido muita informação importante ultimamente?

Sem dúvida que sim e eu também.  O resultado?  Uma sensação de impotência e frustração.  A questão que nos aflige é:  "Como ser um bom profissional se mal consigo estudar o que já se sabia sobre minha área, antes de eu aqui chegar, o que dirá acompanhar o que está sendo produzido e despejado nas redes sociais?" Este é o novo dilema do... leia mais

Outubro 2021
8 minutos

Em consideração aos nossos 8 anos peço alguns preciosos minutos de sua atenção

Caros amigos e amigas,  compartilho com vocês, nestes tempos difíceis, uma alegria e uma dúvida em relação ao futuro, e quero dizer que este futuro depende muito de você, que lê este email.  Acredito muito que informação tem um poder transformador. Informação adequadamente processada se torna conhecimento e este colocado em prática e interiorizado, sabedoria. Este é... leia mais

Julho 2021
6 minutos

Os 3 grandes segredos dos coaches bem-sucedidos

Dia desses conversava com alguns amigos da área, que produzem excelentes conteúdos, sobre as características das pessoas que buscam atualização na internet. Sabemos que atualmente temos uma avalanche de conteúdos, seja em textos, áudios ou vídeos. Com este volume massivo de informação as pessoas se sentem perdidas frente a tanta oferta, que acaba ocorrendo uma... leia mais

Julho 2020
9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium