revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

RCB – INFORMAÇÃO NA MEDIDA CERTA

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 30/09/2019

Olá,

mais uma vez, falo sobre o conceito da Revista Coaching Brasil e porque você, como assinante, tem um caixa do tesouro em sua mãos que pode trazer grandes transformações.

Este post é um guia para que você entenda o conceito, livre-se de algumas falsas premissas, e tire o máximo benefício de sua assinatura. Deixe contar uma pequena história para começar. Eu, como consultor, e antes como gestor, também precisava estar muito antenado e atualizado com conteúdos de qualidade na área de gestão. Assim, por mais de 12 anos fui assinante da Harvard Business Review, isto ainda nos meus tempos de gerente em uma multinacional. Eu me apaixonei por esta revista pelo tipo de artigo que publica, mais denso, consistente e escrito por pessoas muito entendidas do riscado. A Revista Coaching Brasil teve muita inspiração na HBR.

Nesta relação, os primeiros anos foram de devorar a revista da capa até a contracapa muito rapidamente com grande avidez. Nesta época lia as edições em inglês que traziam ainda o desafio de novos termos técnicos, expressões típicas, etc. Uma delícia.

A segunda fase foi, já na consultoria, de começar a ser mais seletivo nas matérias que ia ler. Já não era de capa a capa, mas focada em determinadas seções que tinham profunda conexão com meu trabalho nas empresas, no conteúdo dos meus cursos e palestras. Esta fase que levou outros bons anos foi gerando uma sensação de que eu não conseguia ler a revista toda por falta de tempo, mas na verdade eu não precisava ingerir toda aquela informação de uma vez. Em outra postagem você vai ler mais sobre isto. Este sentimento me levou, em determinado momento, a não renovar a assinatura.

O trabalho na consultoria continuava e sempre consultava as edições passadas das revistas que eu tinha, e nas buscas na internet, comecei a achar várias referências a textos super interessantes que estavam nas edições fora da minha assinatura. Cheguei até a comprar vários artigos avulsos. Fui vendo que a grande vantagem de ter a revista era ter uma biblioteca na mão que me socorreria quando precisasse. Assim foi, e voltei a assinar e a usar cirurgicamente o que precisava. Aprendi que a forma de consumir o conteúdo está muito ligada a fase de maturidade tanto pessoal como profissional. Conforme amadurecemos e ampliamos nosso repertório intelectual, passamos a ser mais seletivos.

Assim, minha experiência pessoal com a leitura, e tenho que ler muito, mostra que cada novo texto traz um insight. Gosto da definição de insight que diz: “clareza súbita na mente”. É isto mesmo que acontece quando os conteúdos que já temos parecem fazer uma dança mágica em nossas cabeças ao se conectar e produzir um sentido que até então não existia. Isto é Fantástico.

Assim, ter acesso ao nosso rico repertório de conteúdo, é uma valiosa fonte de referência e mesmo atualização, pois sempre estamos trazendo referenciais paralelos ao Coaching, e profundamente relacionados ao desenvolvimento humano.

O mais importante de tudo isto é que, como gosto de dizer, tudo na medida certa. Em nossos dossiês, por exemplo, você tem material suficiente para compreender o tema abordado, poder conversar sobre ele, e fazer uma série de cruzamentos com sua metodologia, sua forma de “colchear”, afinal, cada uma vai “customizando” sua metodologia ao longo do caminhar pela estrada do Coaching.

Agora seguem algumas recomendações de leitura.

Leia O precioso tempo para ler um passeio pela forma como utilizamos o tempo.

Leia também a postagem 11 MINUTOS PODEM MUDAR A FORMA COMO VOCÊ VÊ O MUNDO onde falo sobre o quanto se pode sacar e aprender em poucos minutos.

Na postagem LER AMPLIA SUAS POSSIBILIDADES DE SUCESSO vemos que o processo de leitura é um processo ativo de interação, troca e construção. É a conversa do autor com o leitor, sendo que séculos ou até milênios podem separar um do outro, sem perda da interação e da cumplicidade que se estabelece. Nas palavras de Paulo Freire,

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

Finalmente, PORQUE ASSINAR A REVISTA COACHING BRASIL convida o leitor a ver mais uma lista de motivos para estar conosco e participar ativamente também da construção da revista.

No final, queremos que você, além de ter muito insights, ganhe muito tempo para curtir sua família, cuidar do corpinho, e passar com os amigos. Economizamos o seu tempo ao reunirmos o material essencial, que proporciona a você ampliar o repertório, fazer novas conexões, ter várias sacadas, e ventilar velhos conceitos, limpando o que precisa ser limpo, ressignificando o que precisa de nova interpretação e dando boas vindas ao que é novidade.

Desejando, como sempre, uma excelente leitura,

grande abraço

Luciano Lannes Editor

Veja mais:

8 anos como a vida, com alegrias e decepções

Neste mês de junho de 2021 a Revista Coaching Brasil completa 8 anos.  Foram 8 anos intensos, difíceis, de um sonho de construir uma curadoria de conteúdo de alta qualidade, o que, felizmente, se realizou plenamente. Colecionamos hoje 1301 artigos escritos por 555 autores, ao longo de 98 edições, 97 regulares e uma especial.  Almejava também que a Revista obtivesse o... leia mais

Junho 2021
5 minutos

Como ler os artigos - entenda os cadeados

Olá,  o site da Revista Coaching Brasil apresenta todo o seu conteúdo online. Temos algumas diferenciações no acesso aos textos.  Entenda como funciona e tire o melhor proveito de nosso acervo.  Temos três níveis de acesso: LIVRE neste nível, você poderá ler todos os textos que estão abertos, sem quaisquer restrições. Você identifica facilmente estes textos ao... leia mais

Novembro 2019
3 minutos

NÚMEROS CONTAM HISTÓRIAS?

Será que eles contam histórias ou nós é que construímos histórias em cima deles? A conversa deste texto tem muito a ver conosco, coaches, que recebemos informações de nossos coachees e estamos sempre a construir histórias dentro de nossas cacholas. Vamos juntos nesta reflexão? Vou te contar algumas histórias. Minha formação acadêmica está muito ligada às ciências exatas como... leia mais

Novembro 2019
8 minutos

O PRECIOSO TEMPO PARA LER

“O tempo para ler, assim como o tempo para amar, dilata o tempo do viver”Daniel Pennac Estamos bem acostumados com frases que iniciam com “não tenho tempo para…”. A lista de itens é longa. Vez por outra recebemos de alguns leitores a mensagem de que “não conseguem ler a revista como gostariam. Quero falar um pouco sobre isto para trazer mais tranquilidade. Quero falar... leia mais

Setembro 2019
8 minutos

OS PERIGOS DA DESINFORMAÇÃO

Vivemos uma era de grade acesso a múltiplos canais de informação onde as pessoa passaram de consumidoras, a também, produtoras de informação. Ao mesmo tempo em que a busca e o consumo por informação cresce exponencialmente, esta vem se tornando cada vez mais rasa, e que não associa conhecimento de forma direta, ou pior, em muitos casos causa prejuízos à quem a consome, fenômeno que... leia mais

Janeiro 2019
11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium