revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O PRECIOSO TEMPO PARA LER

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 27/09/2019
“O tempo para ler, assim como o tempo para amar, dilata o tempo do viver”
Daniel Pennac

Estamos bem acostumados com frases que iniciam com “não tenho tempo para…”. A lista de itens é longa. Vez por outra recebemos de alguns leitores a mensagem de que “não conseguem ler a revista como gostariam. Quero falar um pouco sobre isto para trazer mais tranquilidade.

Quero falar sobre tempo para ler no sentido que Daniel Pennac pensou: dilatar o tempo do viver. Quando penso nas múltiplas atividades que desenvolvo, todas conectadas com geração e compartilhamento de informação, um dos pontos importantes é dimensionar o conteúdo, pensando no tempo que as pessoas precisam dedicar à sua absorção, seja no formato de workshop, palestra, vídeo. áudio ou texto.

No caso da Revista Coaching Brasil, há um bom tempo, começamos a colocar no início do texto, o tempo médio de leitura. É um elemento tranquilizador para quem lê, pois seu cérebro se acalma ao saber quanto leva aquela atividade. Caso contrário, nosso cérebro fica como a criança que vai viajar de carro com os pais e o motor nem mesmo foi ligado e ela já pergunta: “falta muito?”. Este mesmo sistema interno de controle do tempo é desligado quando o assunto está relacionado a lazer, entretenimento e prazer, ou quando o tema é interessante pois vai resolver um problema ou dúvida que temos. Nestes casos falamos: “nossa, já? Nem vi o tempo passar.”

Alguns podem ter a noção de que assinar um periódico mensal com várias seções, traz embutida a obrigação de ler tudo de supetão, o que já nos traz um sentimento de que “não vaia dar”. Ledo engano, esta não é nossa filosofia.

Nossa ideia é que a cada nova edição, você acesse sua assinatura e dê uma boa olhada na capa, que já na sua ilustração traz o tema do dossiê daquele mês.

A seguir, dê um passeio pelas páginas da revista, olhando os títulos, vendo as belas ilustrações, e sentirá quais te enviam um convite para uma investigação, um namoro cultural que pode culminar em uma leitura integral. Alguns leitores já tem suas seções preferidas, e vão direto para elas. Feito isto, comece a ler o que mais te chamou a atenção. Nossos maiores artigos são de 13 minutos e os menores de 4. Fica bem plausível ler um ou dois artigos a cada dois dias. Em duas semanas estaria tudo lido, mas, repito, não há esta necessidade.

Explico. Quando concebi o projeto da Revista Coaching Brasil, meu foco era criar um acervo de conteúdo de alto valor, que não se perdesse no tempo, e por isto, pudesse ser visto e consultado a qualquer tempo. Por este motivo, quem assina tem o direito de acessar a qualquer momento, todas as nossas edições, desde o primeiro exemplar. A ideia é trazer tranquilidade de que o conteúdo está lá, não vai fugir, e que pode ser visto quando precisar. Isto também instiga visitas periódicas aos exemplares anteriores em busca de mais dicas sobre determinado tema.

Todos temos as mesmas 24 horas. O que nos difere é como distribuímos nosso tempo entre tantas demandas. Estão cada vez mais comuns os textos abordando o tempo dedicado a vasculhar as redes sociais, que como mágica, capturam nossa atenção e curiosidade. Os números chegam mesmo a assustar. Todos temos nossos “desperdiçadores” de tempo, e quando fazemos uma análise detalhada sobre nosso próprio tempo, ficamos, algumas vezes, sem argumentos sobre o seu uso racional, lógico, sensato e útil.

Como está seu hábito de leitura? Warren Buffet, um mega investidor norte americano, diz que a leitura leva ao conhecimento, e que este se acumula tal qual os juros compostos. Buffet diz que todos deveriam ler 500 páginas ao dia. O jornalista Charles Chu ao ler as colocações de Buffet, ficou instigado e se propôs o desafio. Ele relata que foi uma das melhores decisões que tomou na vida. Disse ele: “Não consegui a cifra das 500 páginas ao dia, mas em dois anos li 400 livros”.

Se estes números impressionaram você, não sinta isto como um desafio, mas como um convite. Como seria para você se dedicasse um determinado período do dia para sua leitura? E não somente temas técnicos ou profissionais como o Coaching ou correlatos, mas que esta leitura seja balanceada, assim como deve ser a alimentação, opa…. leitura é uma forma de alimentação, é a nutrição do ser…

Para sair dos temas técnicos, e mergulhar em uma história real e muito comovente, convido você a ler um lindo artigo, já é bom avisar o cérebro. Ele foi escrito por Ana Paula Peron, uma querida amiga de duas décadas, e faz parte de uma série que ela assinou em nossa seção “Eu, cada vez melhor”. Nele, Ana começa a contar o começo de uma das jornadas mais importantes de sua vida, que a impactou profundamente e modificou sua forma de ser e viver: o Caminho de Santiago. Este é o primeiro de uma sequência de 5 textos onde esta linda história é generosamente compartilhada. Se chama “Um caminho interior”.

Bem, é isto, sinta-se em paz com nosso conteúdo que ninguém vai fazer chamada oral. Leia onde, quanto e quando quiser, isto é muito importante. Lembre-se que os conceitos que estão chegando hoje estão interagindo com os milhares que já estão em você, e novas ideias começam a pipocar.

Quer saber um pouco mais, lei nossa postagem 11 MINUTOS PODEM MUDAR A FORMA COMO VOCÊ VÊ O MUNDO.

Boa leitura.

Com tranquilidade, Luciano Lannes

Veja mais:

8 anos como a vida, com alegrias e decepções

Neste mês de junho de 2021 a Revista Coaching Brasil completa 8 anos.  Foram 8 anos intensos, difíceis, de um sonho de construir uma curadoria de conteúdo de alta qualidade, o que, felizmente, se realizou plenamente. Colecionamos hoje 1301 artigos escritos por 555 autores, ao longo de 98 edições, 97 regulares e uma especial.  Almejava também que a Revista obtivesse o... leia mais

Junho 2021
5 minutos

Como ler os artigos - entenda os cadeados

Olá,  o site da Revista Coaching Brasil apresenta todo o seu conteúdo online. Temos algumas diferenciações no acesso aos textos.  Entenda como funciona e tire o melhor proveito de nosso acervo.  Temos três níveis de acesso: LIVRE neste nível, você poderá ler todos os textos que estão abertos, sem quaisquer restrições. Você identifica facilmente estes textos ao... leia mais

Novembro 2019
3 minutos

NÚMEROS CONTAM HISTÓRIAS?

Será que eles contam histórias ou nós é que construímos histórias em cima deles? A conversa deste texto tem muito a ver conosco, coaches, que recebemos informações de nossos coachees e estamos sempre a construir histórias dentro de nossas cacholas. Vamos juntos nesta reflexão? Vou te contar algumas histórias. Minha formação acadêmica está muito ligada às ciências exatas como... leia mais

Novembro 2019
8 minutos

RCB – INFORMAÇÃO NA MEDIDA CERTA

Olá, mais uma vez, falo sobre o conceito da Revista Coaching Brasil e porque você, como assinante, tem um caixa do tesouro em sua mãos que pode trazer grandes transformações. Este post é um guia para que você entenda o conceito, livre-se de algumas falsas premissas, e tire o máximo benefício de sua assinatura. Deixe contar uma pequena história para começar. Eu, como consultor, e... leia mais

Setembro 2019
7 minutos

OS PERIGOS DA DESINFORMAÇÃO

Vivemos uma era de grade acesso a múltiplos canais de informação onde as pessoa passaram de consumidoras, a também, produtoras de informação. Ao mesmo tempo em que a busca e o consumo por informação cresce exponencialmente, esta vem se tornando cada vez mais rasa, e que não associa conhecimento de forma direta, ou pior, em muitos casos causa prejuízos à quem a consome, fenômeno que... leia mais

Janeiro 2019
11 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium