revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

LER AMPLIA SUAS POSSIBILIDADES DE SUCESSO

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 06/02/2019

A leitura é uma das formas mais práticas, rápidas e de menor custo para ampliar as fronteiras da mente. Aprender com a experiência, erros e acertos de profissionais experientes, nos economiza um precioso tempo e desgaste.

A Revista Coaching Brasil, ao longo de 5 anos, se firma como um acervo de textos profundos, disruptivos, envolventes e muito, muito reflexivos, que trazem insights para aplicação prática no dia a dia.

Por exemplo, em nossa seção “Um outro olhar”, presente desde nossa primeira edição, um(a) coach experiente analisa uma situação apresentada por um de nossos dois coaches fictícios, João e Maria, e propõe outros olhares para que possamos sair dos caminhos padronizados e expandir o leque de possibilidades. O tempo médio de leitura deste texto é de 5 minutos. Isto quer dizer que, em cinco minutos de leitura, você pode ter uma sacada inédita, que pode ter uma aplicação prática hoje mesmo, ou você pode tropeçar nesta questão amanhã ou semana que vem.

Nunca saímos de uma experiência da mesma forma que entramos nela
Tal qual a massa que entra no forno de uma forma e sai como um bolo, pão ou torta, nós também, quando passamos por uma dada experiência, nos modificamos neste contato. Seja na leitura de um livro, de um artigo, assistindo a um filme, ou levando um susto ao atravessar a rua, nós não somos mais os mesmos. Nos alteramos pelas emoções, sensações, experiências, pensamentos, projeções, enfim, mudamos, e o mais interessante, é que não conseguimos mas retornar ao estágio anterior.
Por vezes dizemos que a ignorância é uma benção. O sentido desta frase reside no fato de que quando sabemos mais, ampliamos nossa visão de mundo, aumenta também a responsabilidade que temos pelos nossos pensamentos, emoções, ações e resultados.
“Ahhhh, eu não sabia!!!”
Perdemos o direito de usar esta desculpa quando sabemos as consequências de nossos atos, ou temos condições de projetá-las.
Mudar é bom, mas não é fácil, já dizia Simba no Rei Leão.

Da mesma forma, nossos coachees estão se transformando a cada encontro. Aquele, do qual você se despediu no término do encontro da semana passada, não é este que retorna esta semana. Ele mudou, e precisamos aferir como, em que medida e proporção, e a que preço.

Não podemos subir todas as montanhas e cair em todos os buracos
Sabe-se que a experiência vivencial é a melhor das mestras. Nada como sentir na pele para assimilar o máximo daquela experiência e dos aprendizados que podem ser extraídos dela.
Entretanto, temos uma limitação de tempo para experienciar as coisas na vida, e assim, precisamos de outras formas de adquirir a experiência, que se adeque ao nosso tempo, agenda e bolso. Assistir um filme na tv é uma experiência interessante que nos transporta para outra dimensão, com seus personagens, trama, lugares, etc. Ao mesmo tempo, já deve ter acontecido com você, de fazer questão de assistir determinado filme no cinema, pois a experiência seria diferenciada, muito mais intensa, profunda e marcante do que na tv.

Você pode nunca ter escalado o Everest ou nem reunir condições físicas ou financeiras para fazê-lo, ou simplesmente não considerar que valha a pena o risco de perder alguns dedos congelados, ou mesmo morrer na descida, pego de surpresa por uma nevasca sorrateira. Mas a paixão que nutre pelas montanhas, pedem pela experiência, e aquele filme, lhe proporciona a experiência da luta, do sofrimento, da dor, da morte do amigo, da perda, da conquista de uma vida, da superação, da solidariedade, da amizade, e por ai vamos.

Aprender com outras pessoas, através de suas experiências renovam nossos repertórios. Quando morei na Alemanha me lembrei de dicas preciosas que amigos que haviam passado pela experiência me deram, e que economizaram sofrimento, dor, e mesmo multas.

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. Paulo Freire

Concentre seus esforços naquilo onde sua presença seja essencial
Adquirir mais experiência, conhecimento e habilidades, é fundamental para que nos tornemos cada vez mais competentes, e consequentemente, mais valorizados. Assim, a prática, a vivência, quando associada à prática e vivência de outras pessoas, pode multiplicar nosso acervo “N” vezes. Frequentemente recorro a tutoriais no Youtube para aprender rapidamente a lidar com alguma funcionalidade de um software como o editor de filmes. É exatamente a experiência de outras pessoas, que sentiram que aquele ponto tem uma pegadinha, ou que quem ali chega pela primeira vez teria uma grande dificuldade, que faz com que ganhemos um tempo incrível, pois aquela dica resolveu nosso problema, preencheu a lacuna que faltava.
Como disse, nosso bem mais precioso é o tempo, e quando formamos novos conhecimentos com a experiência de outros, economizamos um tempo precioso que vamos utilizar para concentrar foco naquilo que realmente precisamos fazer.

Revista Coaching Brasil – para você economizar seu tempo
Frequentemente recebo perguntas sobre os critérios que utilizamos para escolher os temas de cada edição.
Nossos critérios passam pela relevância daquele tema junto a nossos leitores, o quanto que saber mais sobre, seja aprofundando a visão ou espalhando o olhar, pode efetivamente contribuir para transformar o leitor, levar para ele/ela a sensação do bolo que sai do forno ao termino da leitura.
Sabe aquela sensação gostosa de “valeu a pena ler isto”? Esta é nossa meta, nosso objetivo. Poder contribuir para a transformação de cada coach, com maior ou menor experiência, fazendo com que suas decisões futuras tenham maior respaldo em opções, construídas por muitos saberes e fazeres, seus, e de outros.

A decisão de assinar – questões racionais
Será que vale a pena neste momento?
Será que é caro?
Será que tirarei o melhor proveito?
Mas é muito material, não terei tempo de ler tudo.
Já vai chegar uma nova edição e nem terminei de ler a anterior.

Estas são algumas das questões que passam na cabeça no momento de fazer a assinatura de um periódico.
Minha vertente acadêmica sempre sinaliza que, ter material de pesquisa por perto é de extrema utilidade. A possibilidade de ter as edições da Revista em PDF em seu próprio notebook, celular ou no seu drive virtual, lhe traz a segurança de fazer uma busca por um tema específico em determinada edição. Em breve, em nosso novo site, todas as edições estarão disponíveis online dentro de sua assinatura, facilitando ainda mais suas pesquisas.
Quanto a questão de valores, pense por um momento: “quanto você pagaria por uma chave, destas que abrem portas”.
Qual seria o parâmetro que você utilizaria para valorar a tal chave?
Creio que perguntaria: “que porta esta chave abre?” “o que há atrás desta porta?”
Quando o valor percebido que há por trás da porta supera o valor da chave, sua compra valeu a pena.

Leia os muitos artigos abertos que temos para sua degustação e veja quantas outras portas estão a sua espera.
Veja nosso plano de assinatura.

Que você possa ter experiências memoráveis e marcantes em nossas páginas e que encontre respostas para dúvidas, questionamentos, e que também te prepare para lidar melhor com seus próximos desafios.
Deixe seus comentários, compartilhe com amigos e amigas.
Grande abraço,
Luciano Lannes

Veja mais:

Mensagem de Natal

Que neste final de ano possamos refletir sobre um ponto tão importante que é a forma como vemos a mulher, seu trabalho e a maternidade.  Que possamos sentir de forma autêntica nossas emoções e tomemos consciência de nossos estados de ânimo. Que mais do que cuspirmos respostas prontas, possamos desenvolver a arte de perguntar.  Que possamos revisitar nossos valores para afinar... leia mais

Dezembro 2022
4 minutos

Coaching - guia prático para não falar bobagem

O nome completo deste texto é "Coaching - guia prático para não falar bobagem e parar de chamar de Coaching o que não é". Cresce a cada dia o número de artigos, vídeos, podcasts falando sobre o Coaching, ou fazendo citações e comentários. Como é um tema que tem ganhado repercussão, jornalistas de vários veículos da mídia, produtores de conteúdo, influenciadores digitais estão... leia mais

Fevereiro 2022
32 minutos

Você tem perdido muita informação importante ultimamente?

Sem dúvida que sim e eu também.  O resultado?  Uma sensação de impotência e frustração.  A questão que nos aflige é:  "Como ser um bom profissional se mal consigo estudar o que já se sabia sobre minha área, antes de eu aqui chegar, o que dirá acompanhar o que está sendo produzido e despejado nas redes sociais?" Este é o novo dilema do... leia mais

Outubro 2021
8 minutos

Em consideração aos nossos 8 anos peço alguns preciosos minutos de sua atenção

Caros amigos e amigas,  compartilho com vocês, nestes tempos difíceis, uma alegria e uma dúvida em relação ao futuro, e quero dizer que este futuro depende muito de você, que lê este email.  Acredito muito que informação tem um poder transformador. Informação adequadamente processada se torna conhecimento e este colocado em prática e interiorizado, sabedoria. Este é... leia mais

Julho 2021
6 minutos

Os 3 grandes segredos dos coaches bem-sucedidos

Dia desses conversava com alguns amigos da área, que produzem excelentes conteúdos, sobre as características das pessoas que buscam atualização na internet. Sabemos que atualmente temos uma avalanche de conteúdos, seja em textos, áudios ou vídeos. Com este volume massivo de informação as pessoas se sentem perdidas frente a tanta oferta, que acaba ocorrendo uma... leia mais

Julho 2020
9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium