revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

ENEAGRAMA E O COACHING

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 03/12/2018

Você, que acompanha a Revista Coaching Brasil, sabe como reforçamos a importância do autoconhecimento. Tema muitas vezes tratado de forma simplista e mesmo leviana, é de uma complexidade que desafia cada ser humano numa busca ao longo da vida para dar respostas a perguntas como “quem sou eu?”, “por que tenho determinados comportamentos que não queria?”, “por que às vezes me sinto tão desconectado de mim mesmo?”, “qual é minha essência?”.

Nesta busca por respostas, o Eneagrama se mostra um portal que nos convida a uma jornada de investigação e descobertas. Assim, criamos uma edição especialmente para aprofundar no tema e ajudar você a entender o que é Eneagrama, sua origem, para quem se aplica e muito mais.

Esta edição também traz de volta colunas como “Coaching de Carreira”, “Coaching de Saúde e Bem-Estar” e “Para Mim Foi Assim”. Também inauguramos uma nova seção “Ferramentas de Produtividade” escrita por Cesar Campos. 

Leia abaixo a Apresentação do Dossiê escrito por Jorge Neto para compreender mais o que esta edição preparou para você.

 


Coordenação de Jorge Neto
Gentólogo. Coach executivo, psicólogo clínico, consultor sistêmico e Instrutor de Eneagrama.
Alguém que gosta de gente, estuda gente, apoia gente.
contato@jorgenetogentologo.com.br

 

 

Tenho a honra de ter conhecido o Luciano Lannes, Editor da Revista Coaching Brasil, antes da primeira edição da revista e ter feito parte desta edição histórica. Depois de um bom tempo sem nos vermos, tivemos oportunidade de trocar ideias sobre o eneagrama – contei da vivência de mais de 15 anos da ferramenta – e então Luciano me convidou para coordenar esta edição sobre o eneagrama neste ambiente que amo, que é o coaching.

Ter a oportunidade de coordenar esta edição não é só uma forma de retribuir por todo o conhecimento que o eneagrama me trouxe, mas também uma forma de contribuir com o universo do coaching com meus colegas, professores e coachees.
Digo com a vivência de quinze anos na ferramenta e no meu autoconhecimento, com mais de uma década de terapia como paciente e cinco anos como terapeuta, que o eneagrama é um processo profundo, contínuo e muito intenso. Costumo comparar um workshop vivencial do eneagrama da personalidade de Claudio Naranjo, a um ano e meio de terapia semanal, tal o impacto trazido neste processo intenso de se autodiagnosticar.
No entanto, a crueza típica do eneagrama, vinda dos mestres Gurdjieff, nos impede de deixar nosso ego enganar-nos com a autocomiseração, a vitimização e as desculpas rasas para não perceber nossos mecanismos de defesa repetitivos.
Por isso, introduzir o enegrama no ambiente organizacional acaba sendo uma missão difícil e delicada, pelo ambiente organizacional ter um ambiente político e competitivo, o que por consequência acaba diminuindo a eficácia da ferramenta, se tenta-se ministrá-lo dentro de uma empresa, pois existe o dilema de se autodiagnosticar em um workshop vivencial diante de pares, superiores e subordinados neste ambiente organizacional altamente competitivo.
Acredito no benefício do uso do eneagrama no ambiente organizacional, somente quando separamos o profissional do ambiente da empresa, misturando-o, em um ambiente externo, de confiança e compaixão. Dessa forma, é possível que a “mágica” aconteça, e o profissional se perceba como um “auto enganado”, com todos os outros participantes ao seu lado.
Finalmente, para meus colegas coaches, recomendo com veemência o eneagrama como uma ferramenta, para produzir em si mesmo um profundo e inesgotável trabalho de autoconhecimento, buscando a auto aceitação em ter compaixão por você mesmo, e pelo outro, aumentando a empatia pelo seu coachee.
Todas as pessoas por mim escolhidas para contribuir nesta edição são buscadores, com experiências mais longas que a minha na jornada de se autoconhecer e mais do que instrutores de eneagrama e escritores, são seres humanos buscadores, com uma vivência profunda em se conhecer e entender o outro em sua cegueira neurótica e ter compaixão por eles.
Boa leitura!

Quer ler esta edição na íntegra? Torne-se nosso assinante e invista na sua carreira. Aprenda sobre este tema e muitos outros através de profissionais experientes.

Veja mais:

Cultura é a somatória de valores e comportamento

Falar sobre Cultura Organizacional sempre gera grande interesse principalmente das pessoas que estão envolvidas com o mundo organizacional. A clássica definição de cultura de Edgard Schein é sempre bem-vinda pois é muito completa e esclarecedora.  Segundo ele, Cultura  é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, ao aprender como lidar... leia mais

Setembro 2022
4 minutos

Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes?

Coaches e Mentores, Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes? Como seus clientes estão lidando com o Autocuidado e a Autocompaixão? Em um mundo capitalista focado no resultado a qualquer preço, as pessoas estão sentindo uma pressão imensa, e a maioria não têm encontrado caminhos para harmonizar estas demandas de produtividade com suas... leia mais

Outubro 2021
3 minutos

Planejando uma aposentadoria saudável

"Para viver uma vida abundante todos os outros dias, desde o nascimento até a velhice, precisamos viver o hoje e planejar o amanhã. E mesmo concordando que precisamos viver intensamente o presente, hoje vou escrever sobre a importância de também pensar no futuro. Planejar a tão desejada aposentadoria!"É assim que Daniela MIr, nossa colunista de Finanças inicia seu artigo na edição... leia mais

Dezembro 2020
2 minutos

O Desafio de Mudar

A indicação de leitura de hoje é o artigo de Elizabeth Cerri publicado em nossa edição 10. Clique AQUI para ler este artigo na íntegra. Boa leitura Luciano Lannes Editor ----------------------------------------- Conheça a Revista Coaching Brasil No Instagram acesse nossa Bio @revistacoachingbrasil e no menu, encontre opções para criar conta gratuita e tornar-se assinante... leia mais

Novembro 2020
1 minutos

Os elefantes rosa na sala e as Constelações Sistêmicas

Em sua apresentação do dossiê da edição 79 da Revista Coaching Brasil, Claudia Miranda Gonçalves, cita: "O que torna as constelações interessantes para o mundo do trabalho e das organizações é a possibilidade que oferecem de ampliar o olhar através da inclusão de aspectos relacionais na análise das situações. As constelações foram mais longe que as planilhas de Excel, ao... leia mais

Dezembro 2019
3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium