revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

COACHING E MENTORING NA UNIVERSIDADE - Leia na edição 50

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 10/07/2017

Olá,

A Universidade é, por excelência, um ambiente de aprendizagem, criação e desenvolvimento. Assim, existe uma profunda conexão entre Coaching, Mentoring e a Universidade.

Além da contribuição dos acadêmicos para o desenvolvimento conceitual destas duas importantes metodologias de desenvolvimento pessoal e profissional, tanto o Coaching quanto o Mentoring são também de extrema utilidade no ambiente universitário, ajudando alunos na definição de propósitos e carreiras.

Para a coordenação deste dossiê, convidei Carlos Legal, querido amigo e excelente profissional, que há anos atua também na área acadêmica, a provocar esta análise, e mostrar como a Universidade está tirando o máximo proveito, apoiando seus alunos a construírem carreiras mais consistentes.

Leia a apresentação do dossiê que Carlos Legal nos preparou, onde conta um pouco sobre suas ideias, autores e os temas.

Após seu texto, segue para aqueles que ainda não sejam nossos assinantes, o link para que possam ler um dos artigos do dossiê. Selecionei o texto de Fábio Alexandre Guimarães Botteon, “Coaching e Mentoring como Recursos para Descoberta do Eu Profissional.”

Apresentação do Dossiê: Coaching e Mentoring na Universidade
Coordenação de Carlos Legal
Consultor, Coach, Palestrante e Professor de MBA
Mestre não é quem ensina, mas quem de repente aprende.” - Guimarães Rosa
carloslegal@legalas.com.br
Quando aceitei coordenar este dossiê, duas preocupações passaram a me acompanhar. A primeira, e mais facilmente resolvida, foi selecionar os autores. Contatei alguns colegas da academia e recebi indicações de professores que se mostraram imediatamente disponíveis para colaborar. E aceitaram escrever, não porque tinham grandes disponibilidades. Meus colegas professores confirmaram a tese de que se você quer que algo seja feito, peça a quem está ocupado”. Os artigos dos meus colegas professores são verdadeiras preciosidades, não só pelo critério acadêmico mas, principalmente, pelo horizonte de possibilidades que trouxeram para o Coaching e Mentoring para a formação e carreira dos estudantes. A segunda preocupação, e mais difícil de ser resolvida, foi escrever meu próprio artigo, pois sinceramente, não tenho qualquer experiência de aplicar tais metodologias para o processo de aprendizagem de alunos universitários, a não ser as aulas sobre Coaching e Mentoring que dou no MBA da FGV. Mas me senti desafiado a saber mais sobre o assunto. Então, resolvi fazer algumas pesquisas na web e conheci o Programa de Mentoring da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra – FEUC. Até tentei um contato com eles, para verificar o interesse de algum professor da FEUC, vinculado ao Programa, em escrever um artigo. Seria ótimo estabelecer um intercâmbio com eles, por meio da Revista. Infelizmente, não obtive a resposta até a data limite da entrega dos artigos.
Mas isso me atiçou uma grande curiosidade. Comecei então a pesquisar mais sobre como o Coaching e o Mentoring estão sendo aplicados nas Universidades pelo mundo. Descobri que muitas Instituições de peso possuem programas robustos de Mentoring como parte da formação de seus estudantes, algumas utilizando ex-estudantes, bem-sucedidos em suas carreiras, como mentores. Pelo pouco que vi, já deu para sentir uma “inveja branca” dos gringos.
Mas meus colegas professores diminuíram esse sentimento, ao mostrarem em seus artigos, que temos excelentes práticas nas nossas universidades. A Profa. Dra. Ana Paula Arbache, minha colega na FGV e a primeira a ser convidada, é uma das professoras mais incríveis que tenho a oportunidade de conviver. No MBA de RH em que atuamos juntos, Ana Paula é professora da disciplina mais “assustadora” do curso – metodologia científica – e orienta o TCC dos alunos. Com sua maneira humana e muito profissional, utiliza o Mentoring para apoiar e encorajar os alunos a transformarem seus trabalhos de conclusão de curso em projetos reais, com aplicabilidade prática no campo profissional. Tenho visto resultados encantadores com nossos alunos, sob a mentoria da Profa. Ana Paula.
O Prof. Dr. Fabio Botteon, outro colega da FGV, nos ajuda em seu artigo, a compreender as diferenças e sinergias entre o Coaching e o Mentoring na descoberta do Eu Profissional do estudante.
A Prof. Doutoranda Ana Pliopas apresenta como o Coaching tem sido aplicado para diminuir a evasão de alunos de ensino superior, por meio do modelo de Coaching de Persistência.
O artigo da Profa. Dra. Patrícia Bellodi, coordenadora do Programa de Tutores da Faculdade de Medicina da USP, aborda o Mentoring na jornada do estudante de medicina, uma formação e carreira tão exigente, em que a mentoria tem ajudado tanto na formação, quanto no suporte emocional desses estudantes.
E a Profa. Dra. Tania Casado, diretora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP, nos traz uma interessante provocação com o artigo “Sem uma boa teoria não se cria uma boa prática”, mostrando, entre outras coisas, como os processos de Mentoring, Counseling, Coaching e Tutoria podem servir melhor ao desenvolvimento de carreira de estudantes.
Espero que o leitor desfrute do conhecimento maravilhoso disponibilizado por tão brilhantes professores, que generosamente, nos presentearam com suas experiências.

Desfrute deste dossiê para ampliar suas possibilidades de sucesso em suas intervenções. Para iniciar a leitura do artigo de Fábio, clique AQUI.

Tenha uma excelente leitura.

Luciano Lannes
Editor

Veja mais:

Cultura é a somatória de valores e comportamento

Falar sobre Cultura Organizacional sempre gera grande interesse principalmente das pessoas que estão envolvidas com o mundo organizacional. A clássica definição de cultura de Edgard Schein é sempre bem-vinda pois é muito completa e esclarecedora.  Segundo ele, Cultura  é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, ao aprender como lidar... leia mais

Setembro 2022
4 minutos

Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes?

Coaches e Mentores, Como você tem tratado a questão da Autocompaixão e do Autocuidado com seus clientes? Como seus clientes estão lidando com o Autocuidado e a Autocompaixão? Em um mundo capitalista focado no resultado a qualquer preço, as pessoas estão sentindo uma pressão imensa, e a maioria não têm encontrado caminhos para harmonizar estas demandas de produtividade com suas... leia mais

Outubro 2021
3 minutos

Planejando uma aposentadoria saudável

"Para viver uma vida abundante todos os outros dias, desde o nascimento até a velhice, precisamos viver o hoje e planejar o amanhã. E mesmo concordando que precisamos viver intensamente o presente, hoje vou escrever sobre a importância de também pensar no futuro. Planejar a tão desejada aposentadoria!"É assim que Daniela MIr, nossa colunista de Finanças inicia seu artigo na edição... leia mais

Dezembro 2020
2 minutos

O Desafio de Mudar

A indicação de leitura de hoje é o artigo de Elizabeth Cerri publicado em nossa edição 10. Clique AQUI para ler este artigo na íntegra. Boa leitura Luciano Lannes Editor ----------------------------------------- Conheça a Revista Coaching Brasil No Instagram acesse nossa Bio @revistacoachingbrasil e no menu, encontre opções para criar conta gratuita e tornar-se assinante... leia mais

Novembro 2020
1 minutos

Os elefantes rosa na sala e as Constelações Sistêmicas

Em sua apresentação do dossiê da edição 79 da Revista Coaching Brasil, Claudia Miranda Gonçalves, cita: "O que torna as constelações interessantes para o mundo do trabalho e das organizações é a possibilidade que oferecem de ampliar o olhar através da inclusão de aspectos relacionais na análise das situações. As constelações foram mais longe que as planilhas de Excel, ao... leia mais

Dezembro 2019
3 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium