revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Blog

Localize rapidamente o conteúdo desejado

COACHING – COMO SE DIFERENCIAR EM UM MERCADO COMPETITIVO

Luciano S. Lannes Por Luciano S. Lannes em 13/05/2019

Muitas pessoas estão escolhendo o Coaching como uma nova careira ou uma segunda fonte de renda. Dos milhares de alunos que completam uma formação de Coaching em um ano, apenas uma pequena parcela permanece na atividade de forma consistente. Como não existem números exatos, estima-se que de cada 100 pessoas que fazem algum tipo de formação em Coaching com pelo menos 30 horas de carga horária, apenas metade tenha a real intenção de exercer a profissão, 20 efetivamente começam a atender e 5 estão ativas e com rendimentos após um ano.

Os motivos dos abandonos são basicamente três:

  • tecnicamente não sente que possua embasamento para atuar
  • falta de autoconfiança
  • não sabe vender e conquistar clientes

A diferenciação entre os profissionais ocorre em vários momentos.

De início, um formando sai para o mercado “concorrendo” com todos os outros que também estejam começando, inexperientes, inseguros e com medo. Neste segmento ocorre uma guerra de preço, até porque, boa parte começa com atendimentos pro bono, gratuitos, para ganhar experiência, confiança e futuras recomendações.

Pessoas que passaram por esta fase e estabelecem seu nicho e valor, dependem majoritariamente da indicação de ex clientes, e de seus amigos, basicamente o que ocorre com praticamente todos os psicólogos, terapeutas e dentistas, para citar algumas áreas autônomas.

A partir desta fase, a diferenciação passa a acontecer com base nos resultados que o seu processo de Coaching provoca. Desta forma, temos uma nova divisão. Para utilizarmos os famosos números do Princípio de Pareto, 80% vão continuar com os conhecimentos que adquiram no curso que fizeram, e apenas 20% vão investir em mais informação, seja na forma de outras formações, leituras de livros, artigos, blogs, etc. Assim, de 1000 coaches que estão ativamente no mercado hoje, apenas 200 terão ampliado seu atuar com mais estudos no prazo de um ano, 40 no período de dois anos, 8 em três anos e apenas 2 após quatro anos.

Estes dois coaches, que dedicaram uma parcela de seu tempo à leitura ou cursos, terão um valor hora no mercado cerca de 5 vezes superior aos que não se atualizaram, que não ampliaram sua visão, que não expandiram seus horizontes. Isto porque serão capazes de entregar muito mais valor em seus encontros de Coaching, pois sua escuta, sua presença, sua intuição, sua percepção estarão muito ampliadas, assim como sua capacidade de construir perguntas inteligentes, que beliscam as entrelinhas do que não foi dito e de ser um espelho límpido e não contaminado para seu coachee observar e muitas vezes se surpreender com o que está pensando e fazendo.

Quer se diferenciar em um mercado que continua crescendo, onde permanecem apenas aqueles que conseguem agregar valor à seus clientes de forma rápida e efetiva? Invista em sua formação continuada e constante aprimoramento.

De que forma nós podemos apoiar você neste movimento?

A Revista Coaching Brasil tem a proposta de trazer conteúdo relevante para profissionais do Coaching através de artigos escritos por profissionais muito competentes, que compartilham sua experiência e saberes, instigando e provocando reflexão que leva à expansão, a um atuar mais consciente, tranquilo, maduro e produtivo.

Nosso negócio não é uma revista, nem tampouco artigos. Nosso negócio é a mudança de patamar da maturidade profissional dos coaches que realmente abraçaram o Coaching como uma metodologia capaz de mudar vidas, a começar pela de quem conduz o processo.

Como exemplo, leia o artigo da edição atual da seção “Um outro olhar”, escrito por Claudia Miranda Gonçalves. Leia outros artigos abertos disponíveis em nosso site e em nosso blog.

Quer saber mais sobre Coaching? Assine e leia a Revista Coaching Brasil, a mais confiável fonte de informações sobre Coaching em língua portuguesa.

Veja mais:

Mensagem de Natal

Que neste final de ano possamos refletir sobre um ponto tão importante que é a forma como vemos a mulher, seu trabalho e a maternidade.  Que possamos sentir de forma autêntica nossas emoções e tomemos consciência de nossos estados de ânimo. Que mais do que cuspirmos respostas prontas, possamos desenvolver a arte de perguntar.  Que possamos revisitar nossos valores para afinar... leia mais

Dezembro 2022
4 minutos

Coaching - guia prático para não falar bobagem

O nome completo deste texto é "Coaching - guia prático para não falar bobagem e parar de chamar de Coaching o que não é". Cresce a cada dia o número de artigos, vídeos, podcasts falando sobre o Coaching, ou fazendo citações e comentários. Como é um tema que tem ganhado repercussão, jornalistas de vários veículos da mídia, produtores de conteúdo, influenciadores digitais estão... leia mais

Fevereiro 2022
32 minutos

Você tem perdido muita informação importante ultimamente?

Sem dúvida que sim e eu também.  O resultado?  Uma sensação de impotência e frustração.  A questão que nos aflige é:  "Como ser um bom profissional se mal consigo estudar o que já se sabia sobre minha área, antes de eu aqui chegar, o que dirá acompanhar o que está sendo produzido e despejado nas redes sociais?" Este é o novo dilema do... leia mais

Outubro 2021
8 minutos

Em consideração aos nossos 8 anos peço alguns preciosos minutos de sua atenção

Caros amigos e amigas,  compartilho com vocês, nestes tempos difíceis, uma alegria e uma dúvida em relação ao futuro, e quero dizer que este futuro depende muito de você, que lê este email.  Acredito muito que informação tem um poder transformador. Informação adequadamente processada se torna conhecimento e este colocado em prática e interiorizado, sabedoria. Este é... leia mais

Julho 2021
6 minutos

Os 3 grandes segredos dos coaches bem-sucedidos

Dia desses conversava com alguns amigos da área, que produzem excelentes conteúdos, sobre as características das pessoas que buscam atualização na internet. Sabemos que atualmente temos uma avalanche de conteúdos, seja em textos, áudios ou vídeos. Com este volume massivo de informação as pessoas se sentem perdidas frente a tanta oferta, que acaba ocorrendo uma... leia mais

Julho 2020
9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium